POR UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM VISTAS À PRÁTICA PROFISSIONAL

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Palavras-chave:

formação do professor de matemática, prática como componente curricular, dualidade na formação do professor, visão panorâmica, jogos de linguagem

Resumo

Este texto tem como discussão geral os modos de pensar a prática profissional do professor de Matemática em um curso de Licenciatura e as matemáticas que subsidiam esses pensamentos. Para tal discussão, no primeiro tópico abordamos algumas modificações na legislação nos últimos 100 anos no que se refere ao lugar das discussões sobre a prática profissional nestes cursos. No segundo momento abordamos como a ideia de jogos de linguagem de Wittgenstein (1999) nos auxilia a pensar a formação de professores e, por fim, apresentamos duas experiências que visaram transitar entre conteúdos específicos e práticas de ensino. Ao transitar por esses tópicos, temos como intenção propor uma discussão que fuja da dualidade - específicas e pedagógicas - ao questionar as diferenças epistemológicas entre a matemática estudada em um curso de licenciatura e a matemática praticada na Educação Básica. Por fim, concluímos que as discussões sobre a prática profissional não devem ficar restritas a espaços pré-determinados.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Pinto, T. P., & Da Silva, C. R. M. (2019). POR UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA COM VISTAS À PRÁTICA PROFISSIONAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2117