Uma Proposta de Integração da Educação Matemática e Profissional: Objeto de Aprendizagem de Sistemas de Equações Algébricas Lineares para Dimensionamento de Circuitos
Palavras-chave:
Educação Matemática e Educação profissional.Objetos de Aprendizagem.Sistemas Lineares.Área eletroeletrônica. Resolução de ProblemasResumo
Este artigo apresenta uma experiência de integração da educação matemática e educação profissional com a criação de um Objeto de Aprendizagem – OA. O objeto de investigação foi o estudo de sistemas lineares com aplicação de circuitos, que tem fundamentos teóricos e práticos para a formação tecnológica e atuação no mundo do trabalho do técnico da área de Eletroeletrônica. A pesquisa de ensino foi interdisciplinar na integração da matemática e da eletricidade/eletrônica. Este produto foi financiado no âmbito de um Projeto de Pesquisa aprovado pela FAPEMIG. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de curso técnico de Eletrônica de uma escola profissionalizante. A metodologia da investigação teve, como aporte teórico, a resolução de problemas. A análise da aplicação foi facilitada pelas categorias definidas das etapas de resolução de problemas e os resultados foram satisfatórios. Este Objeto de Aprendizagem está no repositório: ROAMEP.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ARANHA, Antônia Vitória; CUNHA, Daisy Moreira; LAUDARES, João Bosco. Diálogos sobre o trabalho: perspectivas multidisciplinares. Campinas (SP): Papirus, 2005.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 20 ago. 2019.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.
CUNHA, Daisy Moreira; LAUDARES, João Bosco. Trabalho: diálogos multidisciplinares. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2007.
GUSSOW, Milton. Eletricidade básica. São Paulo: Pearson Makron Books, 1997, p. 137-152.
LAUDARES, João Bosco. Educação matemática. Belo Horizonte: CEFET, 1987.
LAUDARES, João Bosco; SOUZA JÚNIOR, Hormindo Pereira. Diálogos conceituais sobre trabalho e educação. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2011.
MIRANDA, Dimas Felipe et al. Objetos de aprendizagem de matemática para o ensino médio e educação profissional. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2019.
PINTO, Antônio Henrique; SANTOS, Marina Gomes. A matemática nas escolas técnicas federais: um acessório seguro e importante no trabalho. SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 9, 2011, Aracaju. Anais [...]. São Paulo: USP, 2011. Disponível em: http://www.each.usp.br/ixsnhm/Anaisixsnhm/Comunicacoes/1_Pinto_A_H_Matem%C3%A1tica_nas_Escolas_T%C3%A9cnicas_Federais.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.
PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto. 2005.
POLYA, George. Arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
POZO, Juan Ignácio. A solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TEIXEIRA, Vânia Maria Fazito Rezende. A Matemática nos cursos de formação profissional na área tecnológica de eletroeletrônica: resolução de problemas utilizando sistemas lineares em circuitos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 20 ago. 2019.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.
CUNHA, Daisy Moreira; LAUDARES, João Bosco. Trabalho: diálogos multidisciplinares. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Ática, 2007.
GUSSOW, Milton. Eletricidade básica. São Paulo: Pearson Makron Books, 1997, p. 137-152.
LAUDARES, João Bosco. Educação matemática. Belo Horizonte: CEFET, 1987.
LAUDARES, João Bosco; SOUZA JÚNIOR, Hormindo Pereira. Diálogos conceituais sobre trabalho e educação. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2011.
MIRANDA, Dimas Felipe et al. Objetos de aprendizagem de matemática para o ensino médio e educação profissional. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2019.
PINTO, Antônio Henrique; SANTOS, Marina Gomes. A matemática nas escolas técnicas federais: um acessório seguro e importante no trabalho. SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, 9, 2011, Aracaju. Anais [...]. São Paulo: USP, 2011. Disponível em: http://www.each.usp.br/ixsnhm/Anaisixsnhm/Comunicacoes/1_Pinto_A_H_Matem%C3%A1tica_nas_Escolas_T%C3%A9cnicas_Federais.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.
PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto. 2005.
POLYA, George. Arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
POZO, Juan Ignácio. A solução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TEIXEIRA, Vânia Maria Fazito Rezende. A Matemática nos cursos de formação profissional na área tecnológica de eletroeletrônica: resolução de problemas utilizando sistemas lineares em circuitos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Teixeira, V. M. F. R., & Laudares, J. B. (2019). Uma Proposta de Integração da Educação Matemática e Profissional: Objeto de Aprendizagem de Sistemas de Equações Algébricas Lineares para Dimensionamento de Circuitos. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2114
Edição
Seção
Dossiê Temático