Uma Proposta de Integração da Educação Matemática e Profissional: Objeto de Aprendizagem de Sistemas de Equações Algébricas Lineares para Dimensionamento de Circuitos

Autores

  • Vânia Maria Fazito Rezende Teixeira Pontífícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC - MG https://orcid.org/0000-0003-1285-2705
  • João Bosco Laudares Pontífícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC - MG

Palavras-chave:

Educação Matemática e Educação profissional.Objetos de Aprendizagem.Sistemas Lineares.Área eletroeletrônica. Resolução de Problemas

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de integração da educação matemática e educação profissional com a criação de um Objeto de Aprendizagem – OA. O objeto de investigação foi o estudo de sistemas lineares com aplicação de circuitos, que tem fundamentos teóricos e práticos para a formação tecnológica e atuação no mundo do trabalho do técnico da área de Eletroeletrônica. A pesquisa de ensino foi interdisciplinar na integração da matemática e da eletricidade/eletrônica. Este produto foi financiado no âmbito de um Projeto de Pesquisa aprovado pela FAPEMIG. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes de curso técnico de Eletrônica de uma escola profissionalizante. A metodologia da investigação teve, como aporte teórico, a resolução de problemas. A análise da aplicação foi facilitada pelas categorias definidas das etapas de resolução de problemas e os resultados foram satisfatórios. Este Objeto de Aprendizagem está no repositório: ROAMEP.

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Biografia do Autor

Vânia Maria Fazito Rezende Teixeira, Pontífícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC - MG

Mestrado Profissional em Educação pela PUC Minas, Brasil (2014). Especialização em Educação Matemática pela PUC Minas (2002) e graduada em Matemática pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UNIBH (1983). Professora de Ensino Médio e Tecnológico da Fundação de Educação para o Trabalho do Estado de Minas Gerais- UTRAMIG

João Bosco Laudares, Pontífícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC - MG

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC São Paulo (1998); Mestrado em Tecnologia pelo CEFET-MG (1992); Graduação em Matemática pela UFMG (1970). Professor titular dos cursos de Graduação e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas e pesquisador em Educação Profissional - Educação e Trabalho do CEFET-MG. Suas linhas de pesquisa são em Educação Matemática e Educação Profissional Técnica e Tecnológica-Educação e Trabalho.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Teixeira, V. M. F. R., & Laudares, J. B. (2019). Uma Proposta de Integração da Educação Matemática e Profissional: Objeto de Aprendizagem de Sistemas de Equações Algébricas Lineares para Dimensionamento de Circuitos. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2114