INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O CASO DA ESCUELA PEDAGOGICA EXPERIMENTAL DA COLÔMBIA

Autores

Palavras-chave:

Complexidade, Inovação educativa, Inovação em Educação Matemática, Transdisciplinaridade.

Resumo

O presente trabalho aborda parte da pesquisa de doutorado do autor que investigou a inovação em Educação Matemática a partir da perspectiva pedagógica da Escuela Pedagógica Experimental - EPE, escola colombiana que pratica inovação educativa há 40 anos. A pesquisa foi realizada a partir da vivência, observação e análise de aulas de Matemática e do ambiente pedagógico da escola. Esta pesquisa é um estudo de caso em uma abordagem qualitativa. Defende-se a tese de que, o ensino de Matemática deve ocorrer de maneira integrada a um ambiente amplo, complexo e transdisciplinar de pesquisa e resolução de problemas, no qual esta ciência assume a função de ferramenta útil para explicar fenômenos e objetos do mundo. A principal implicação dos resultados obtidos é que, a adoção pelas escolas de uma perspectiva inovadora de ensino de Matemática integrada a outras áreas do conhecimento, com ênfase no desenvolvimento do pensamento complexo nos alunos, contribui para a formação de sujeitos capazes de construir relações entre o conhecimento matemático aprendido na escola e a realidade na qual eles estão inseridos.

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Biografia do Autor

Luciano Sant'Ana Agne, Instituto Federal Rio Grande do Sul - IFRS Campus Viamão

Professor de matemática e pesquisador em inovação em educação matemática no IFRS, campus de Viamão/RS.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Agne, L. S. (2019). INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O CASO DA ESCUELA PEDAGOGICA EXPERIMENTAL DA COLÔMBIA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2107