INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O CASO DA ESCUELA PEDAGOGICA EXPERIMENTAL DA COLÔMBIA
Palavras-chave:
Complexidade, Inovação educativa, Inovação em Educação Matemática, Transdisciplinaridade.Resumo
O presente trabalho aborda parte da pesquisa de doutorado do autor que investigou a inovação em Educação Matemática a partir da perspectiva pedagógica da Escuela Pedagógica Experimental - EPE, escola colombiana que pratica inovação educativa há 40 anos. A pesquisa foi realizada a partir da vivência, observação e análise de aulas de Matemática e do ambiente pedagógico da escola. Esta pesquisa é um estudo de caso em uma abordagem qualitativa. Defende-se a tese de que, o ensino de Matemática deve ocorrer de maneira integrada a um ambiente amplo, complexo e transdisciplinar de pesquisa e resolução de problemas, no qual esta ciência assume a função de ferramenta útil para explicar fenômenos e objetos do mundo. A principal implicação dos resultados obtidos é que, a adoção pelas escolas de uma perspectiva inovadora de ensino de Matemática integrada a outras áreas do conhecimento, com ênfase no desenvolvimento do pensamento complexo nos alunos, contribui para a formação de sujeitos capazes de construir relações entre o conhecimento matemático aprendido na escola e a realidade na qual eles estão inseridos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
AZCÁRATE, Pilar Goded. ¿Qué matemáticas necesitamos para comprender el mundo actual? Investigación en la Escuela, Sevilha, v. 1, n. 32, p. 77-85, 1997.
CISCAR, Salvador Llinares. El conocimiento y las creencias de los profesores de matemáticas y la innovación educativa. Investigación en la Escuela, Sevilha, n. 11, p. 61-69, 1990.
ESCUELA PEDAGOGICA EXPERIMENTAL. Proyecto educativo institucional (PEI-EPE). Bogotá, 2010. 78 p.
GARCÍA, José Eduardo. A natureza do conhecimento escolar: transição do cotidiano para o científico ou do simples para o complexo? In: RODRIGO, María José. ARNAY, José. (Org). Conhecimento cotidiano, escolar e científico: Representação e mudança – A construção do conhecimento escolar. v. 1. São Paulo: Ática, 1998, p. 75-102.
GONZALEZ, Maria Eunice Quilici. HASELAGER, Ferdinand Gerardus. Raciocínio abdutivo, criatividade a auto-organização. Cognitio, São Paulo, n. 3, p. 22-31, 2002.
LUCENA, Ana Maria S.; SARAIVA, Emerson S. Silva; ALMEIDA, Luís Sérgio C.; A dialógica como princípio transdisciplinar na pesquisa em educação. Milleniun, n. 50. Viseu: INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU, 2016, p. 179-196.
MACHADO, Nilson José. Matemática e realidade: das concepções às ações docentes. 8. ed. São Paulo: CORTEZ, 2013, 173p.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 4. Ed. Porto Alegre: SULINA, 2011. 120p.
SEGURA, Dino. Las urgencias de la innovación. In: CONGRESSO NACIONAL DE CIENCIAS Y ESTUDIOS SOCIALES, 10., 2008, Costa Rica. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://www.cientec.or.cr/exploraciones/ponencias2008/DinoSegura.pdf>. Acesso em: fev, 2018.
SEGURA, Dino. Escuela Pedagógica Experimental: Una propuesta novedosa articulada con la conversación. Bogotá: ESCUELA PEGAGÓGICA EXPERIMENTAL, 2015. 27p.
SEGURA, Dino. GARCÍA, Mónica. Hacia una escuela para la sociedad: una perspectiva ambiental desde la Economía Azul. Bogotá: ESCUELA PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL, 2014, 07p.
CISCAR, Salvador Llinares. El conocimiento y las creencias de los profesores de matemáticas y la innovación educativa. Investigación en la Escuela, Sevilha, n. 11, p. 61-69, 1990.
ESCUELA PEDAGOGICA EXPERIMENTAL. Proyecto educativo institucional (PEI-EPE). Bogotá, 2010. 78 p.
GARCÍA, José Eduardo. A natureza do conhecimento escolar: transição do cotidiano para o científico ou do simples para o complexo? In: RODRIGO, María José. ARNAY, José. (Org). Conhecimento cotidiano, escolar e científico: Representação e mudança – A construção do conhecimento escolar. v. 1. São Paulo: Ática, 1998, p. 75-102.
GONZALEZ, Maria Eunice Quilici. HASELAGER, Ferdinand Gerardus. Raciocínio abdutivo, criatividade a auto-organização. Cognitio, São Paulo, n. 3, p. 22-31, 2002.
LUCENA, Ana Maria S.; SARAIVA, Emerson S. Silva; ALMEIDA, Luís Sérgio C.; A dialógica como princípio transdisciplinar na pesquisa em educação. Milleniun, n. 50. Viseu: INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU, 2016, p. 179-196.
MACHADO, Nilson José. Matemática e realidade: das concepções às ações docentes. 8. ed. São Paulo: CORTEZ, 2013, 173p.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução Eliane Lisboa. 4. Ed. Porto Alegre: SULINA, 2011. 120p.
SEGURA, Dino. Las urgencias de la innovación. In: CONGRESSO NACIONAL DE CIENCIAS Y ESTUDIOS SOCIALES, 10., 2008, Costa Rica. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://www.cientec.or.cr/exploraciones/ponencias2008/DinoSegura.pdf>. Acesso em: fev, 2018.
SEGURA, Dino. Escuela Pedagógica Experimental: Una propuesta novedosa articulada con la conversación. Bogotá: ESCUELA PEGAGÓGICA EXPERIMENTAL, 2015. 27p.
SEGURA, Dino. GARCÍA, Mónica. Hacia una escuela para la sociedad: una perspectiva ambiental desde la Economía Azul. Bogotá: ESCUELA PEDAGÓGICA EXPERIMENTAL, 2014, 07p.
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Agne, L. S. (2019). INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O CASO DA ESCUELA PEDAGOGICA EXPERIMENTAL DA COLÔMBIA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2107
Edição
Seção
Artigos