O CONCEITO DE FUNÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: a importância do enriquecimento da imagem conceitual e o seu favorecimento por meio da modelação

Autores

  • Jerson Sandro Santos de Souza Secretaria Municipal de Educação, Manaus-AM http://orcid.org/0000-0002-9812-5009
  • Rogério Fernando Pires Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, Minas Gerais
  • Leandro de Oliveira Souza Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, Minas Gerais

Palavras-chave:

Conceito de Função, Modelação, Imagem Conceitual, Formação de Professores de Matemática.

Resumo

O presente artigo visa a tecer reflexões sobre a importância de o professor de matemática apropriar-se de um repertório mais amplo e complexo de informações e representações, se a intenção for propiciar um ensino de funções que realmente favoreça a aprendizagem. Nesse sentido, trabalhou-se com a hipótese de que o desenvolvimento, no professor, da capacidade de utilizar o conceito de função de diversas maneiras e em diferentes contextos é essencial para possibilitar a superação, por parte dos alunos, dos principais obstáculos à aprendizagem desse conceito. Seguindo os pressupostos da pesquisa bibliográfica, buscou-se, por meio do confronto de diferentes contribuições teóricas, convergências que sinalizassem para formas menos estáticas de abordar o conceito de função, mais integradas a ciências e que possibilitassem uma gama de diferentes contextos. A modelação apresentou-se como uma excelente alternativa. À vista disso, discutiu-se o potencial de duas atividades de modelação, que podem ser trabalhadas em cursos de Licenciatura em Matemática ou de formação continuada. Concluiu-se que o enriquecimento das imagens conceituais dos professores de matemática pode ser considerado o estopim de um processo de renovação do ensino e aprendizagem do conceito de função. Com imagens conceituais desenvolvidas, professores são capazes de trabalhar esse tema para além de problemas típicos e contextos compartimentados. Isso garante ao aluno e possível futuro professor um leque de possibilidades para compreender em profundidade o referido conceito, formando uma base para aquilo que ele pode vir a ensinar.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Santos de Souza, J. S., Pires, R. F., & de Oliveira Souza, L. (2019). O CONCEITO DE FUNÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: a importância do enriquecimento da imagem conceitual e o seu favorecimento por meio da modelação. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/2106