UMA ABORDAGEM DAS EQUAÇÕES DO TERCEIRO GRAU NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA EQUAÇÃO DE VAN DER WAALS

Autores

Palavras-chave:

Equações do Terceiro Grau, Polinômios, Equação de Van der Waals

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma proposta didática elaborada para complementar o estudo de polinômios no Ensino Médio. A mesma está baseada nos princípios da Engenharia Didática e utiliza as equações do terceiro grau. O problema motivador está relacionado ao cálculo do número aproximado de moléculas de ar atmosférico (gás real) contido em um pneu de carro em condições de rodagem. Resolvemos a equação cúbica, denominada Equação de Van der Waals, por meio de radicais. Este artigo é oriundo da dissertação de mestrado do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática (Autor A, 2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Gobbi Tonet, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Matemática Álgebra

Lidiane Buligon, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Matemática

Referências

Autor A. Estudo das Equações do Terceiro Grau no Ensino Médio a partir da Equação de Van der Waals. 2014. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
ANTON, Howard. Cálculo, um novo horizonte. Vol. 1. Tradução de Cyro de Carvalho Patarra e Márcia Tamanaha. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. 726 p. Tradução de: Calculus, a new horizon.
ARTIGUE, Michèle. Engenharia Didática. In: BRUN, Jean (Direção). Didáticas das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget. Horizontes Pedagógicos, 1996, p.193-217.
ATKINS, Peter; PAULA, Julio de. Físico-Química. Vol. 1. Tradução de Edilson Clemente da Silva, Márcio José Estillac de Mello Cardoso, Marco Antônio França Faria e Oswaldo Esteves Barcia. 8ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
BALL, David W. Físico-Química. Vol. 1. Tradução de Ana Maron Vichi. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
BOYER, Carl. B. História da Matemática. Prefácio de Isaac Asimov; Revista por Uta C. Merzbach; Tradução de Elza F. Gomide. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12598%3Apublicacoes&Itemid=859>. Acesso em: 15 jan. 2014.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Tradução de Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2004.
GARBI, Gilberto G. O Romance das Equações Algébricas. 4. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2010.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LIMA, Elon Lages. Meu Professor de Matemática e outras histórias. 5. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2011.
LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006; Coleção Formação de Professores.
MILIES, César Polcino. Revista do Professor de Matemática, Vol. 25. São Paulo: RPM – IME – USP, 1 CD-ROM
PAIVA, Manoel. Matemática. Vol. 3. 1 ed. São Paulo: Moderna, 2009.
ROQUE, Tatiana; CARVALHO, João B. P. F.. Tópicos de História da Matemática. 1. ed. RIO DE JANEIRO: SBM, 2012.
ROZENBERG, Izrael Mordka. Química Geral. São Paulo: Blucher, 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA. Departamento de Física. Disponível em: <http://fisica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap1/cap1-2.html>. Acesso em: 10 nov. 2013.

Publicado

2020-07-18

Como Citar

de Matos, E. B., Tonet, L. G., & Buligon, L. (2020). UMA ABORDAGEM DAS EQUAÇÕES DO TERCEIRO GRAU NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA EQUAÇÃO DE VAN DER WAALS. Educação Matemática Em Revista - RS, 1(21), 68-77. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1893