TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA ALIADA AO USO DE TDICs NO ENSINO DE FUNÇÕES DE SEGUNDO GRAU

Autores

  • Tailon Thiele Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Eliane Miotto Kamphorst Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Carmo Henrique Kamphorst Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Palavras-chave:

Registros de representação semiótica. Ensino de funções. Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação.

Resumo

Trata-se de um estudo teórico acerca da teoria dos Registros de Representação Semiótica e suas implicações no ensino de funções de segundo grau, aliada a utilização de Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação. A metodologia engloba um estudo bibliográfico sobre a teoria estudada por Duval e a busca pela compreensão de contribuições desta para o planejamento e execução de atividades de ensino envolvendo o conceito de função de segundo grau. Dentre as contribuições da teoria citam-se a ampliação da compreensão de elementos essenciais da aprendizagem matemática, sendo eles: a representação, o tratamento e a conversão. Segundo Duval, o que torna um objeto matemático acessível ao estudante são as formas de representação do objeto, sejam elas na forma simbólica (algébrica ou numérica), gráfica ou mediante o emprego da língua natural. Neste cenário, a atividade de tratamento consiste de uma transformação interna a um registro de representação, enquanto que a conversão se trata de uma transformação entre dois ou mais registros. Nesta perspectiva, as TDICs podem consistir de uma ferramenta importante na construção de novas concepções sobre o ensino e incorporação de novas metodologias. Através da contextualização da teoria no ensino de funções e do uso do Software Geogebra, foi possível representar um problema matemático em diferentes registros, além de realizar as atividades de tratamento e conversão do registro algébrico para o registro gráfico, evidenciando algumas contribuições da teoria de Duval. Assim, destaca-se a possibilidade de compreensões dos processos cognitivos dos sujeitos, através do uso de diferentes representações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tailon Thiele, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduando em Licenciatura em Matemática - URI. Bolsista de Iniciação Científica. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Física - URI/FW.

Eliane Miotto Kamphorst, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Licenciada em Matemática e Física (URI). Mestre em Modelagem Matemática e Doutoranda em Educação nas Ciências (Unijuí). Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Física (URI). Docente do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (URI/FW).

Carmo Henrique Kamphorst, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Licenciado em Matemática e Ciências Naturais (UFSC) e Matemática e Física (UNOESC). Mestre em Matemática Aplicada (UFRGS) e Doutor em Engenharia Mecânica (UFRGS). Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Física (URI). Docente do IF Farroupilha - Campus Frederico Westphalen

Referências

AMORIM, F. V.; COSTA, G.; SALAZAR, J. V. Atividades com Geogebra para o ensino de Cálculo. In. Conferência Interamericana de Educação Matemática, XIII, 2011, Recife - PE. Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Recife – PE, 2011, p. 1-13.

BARUFI, M. C. B. A Construção/Negociação de significados no Curso Universitário Inicial de Cálculo Diferencial e Integral. 1999. (195 f). Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

BASSOI, T. S. Uma professora, seus alunos e as representações do objeto matemático funções em aulas do Ensino Fundamental. 2006. (176 F). Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 5ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. 104p. Coleção Tendências em Educação Matemática, 2.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

DAMM, R. F. Registros de representação. MACHADO, S. D. A. (Org.). Educação Matemática: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1999, p. 13 - 42.

DUVAL, R. Ver e ensinar a Matemática de outra forma. Entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. 1ª Ed. São Paulo: PROEM, 2011.

DUVAL, R. Registros de representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem matemática: Registros de representação Semiótica. Campinas, SP: Papirus, 2003, p. 11 – 33.

DUVAL, R. Semiósis e Pensamento Humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. 1ª Ed. São Paulo: Editora da Física, 2009.

FLORES, C. R. Registros de Representação Semiótica em Matemática: história, epistemologia, aprendizagem. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro – SP, v. 19, n. 26, p. 1-22. 2006.

GERHARD, A. C.; FILHO, J. B. R. A fragmentação dos saberes na Educação Científica Escolar na percepção de Professores de uma escola de Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre – RS, v. 17, n. 1, p. 125-145. 2012.

MOTTA, M. S.; ROLIM, M. R. L. B.; SILVEIRA, I. F. ARAÚJO JUNIOR, C. F. O uso de tecnologias educacionais no desenvolvimento da aprendizagem matemática. Revista Ceciliana, Santos – SP, ano 22, n. 32, p. 153-162, dez. 2011.

PAGANI, E. M. L.; ALEVATTO, N. S. G. Ensino e aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: um mapeamento das teses e dissertações produzidas no brasil. Revista Vidya, Santa Maria – RS, v. 34, n. 2, p. 61-74, jul/dez. 2014.

PATRÍCIO, R. S.; ALMEIDA, M. S. L. O papel das representações semióticas no ensino de matemática. In. II Congresso Nacional de Educação Matemática – CNEM, 2011, Ijuí – RS. Anais do II Congresso Nacional de Educação Matemática. Ijuí – RS: Editora Unijuí, 2011. Não paginado.

SILVA, M. N. P. Problemas Envolvendo Funções do 2º Grau. Brasil Escola. 2016. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/matematica/problemas-envolvendo-funcoes-2-grau.htm>. Acesso em 03, jun. 2018.

SILVA, M. O. Esboço de Curvas: uma análise sob a perspectiva dos Registros de Representação Semiótica. 2008. (143 f). Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

WISLANDI, B.; FREITAS, M. C. D.; ISHIDA, C. Y. Desempenho acadêmico dos alunos em curso de Engenharia e Licenciatura na disciplina de Cálculo I. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Florianópolis – SC, v. 6, n. 11, p. 94 – 112. 2014.

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Thiele, T., Kamphorst, E. M., & Kamphorst, C. H. (2019). TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA ALIADA AO USO DE TDICs NO ENSINO DE FUNÇÕES DE SEGUNDO GRAU. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1890