DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO ALUNO SURDO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS: UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Autores

  • Rosiane da Silva Rodrigues
  • Marlise Geller

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado desenvolvida junto ao LEI (Laboratório de Estudos de Inclusão) no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil. A investigação, realizada em uma instituição especializada na educação de surdos, busca compreender os diferentes fatores que permeiam o processo de resolução de problemas aditivos por alunos surdos do Ensino Fundamental. Este recorte baseia-se em uma avaliação diagnóstica com uma turma de 3º e 4º ano do Ensino Fundamental (em um total de 7 alunos), junto aos quais foram propostas resoluções de diferentes problemas aditivos classificados e analisados a partir da teoria dos campos conceituais proposta por Vergnaud (2009). A análise aponta indícios envolvendo diversas variáveis. Em relação à resolução dos diferentes tipos de problemas, os alunos demonstraram fortemente esquemas de ação de juntar e separar. No que se refere à apresentação do problema, o português escrito mostrou-se ineficaz, enquanto a Libras – Língua Brasileira de Sinais, essencial. A apresentação do enunciado do problema em Libras não foi suficiente para o entendimento de todos os problemas propostos, necessitando então de uma explicação mais aprofundada do contexto do problema. Conclui-se inferindo a importância de que no ensino de alunos surdos se contemple a comunicação por meio de Libras e a avaliação do desenvolvimento conceitual do aluno.

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Publicado

2018-01-11

Como Citar

Rodrigues, R. da S., & Geller, M. (2018). DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO ALUNO SURDO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS: UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 3(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1860