A LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA

Autores

  • Edvonete Alencar Universidade Federal da Grande Dourados - MS
  • Rosemeire Jesus da Silva UFGD

Resumo

Este artigo é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e possui objetivo identificar na  literatura infantil categoria “2 acervo 1” do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do ano de 2012 os acervos que podem destinar-se ao ensino da Matemática e inclusão. O que nos incentivou a desenvolver essa pesquisa foi inferir que a literatura infantil pode ser um recurso metodológico para um melhor ensino e aprendizagem dos diferentes conteúdos. Este trabalho nos proporcionou refletir sobre  o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, os aspectos metodológicos que a envolvem, e categorias encontradas em nossas analises sobre a  Literatura Infantil. Iniciamos nossa investigação buscando elementos teóricos sobre a Matemática e a Educação Inclusiva , no qual consideramos de suma importância o conhecimento da área de estudo. Fizemos a leitura, a análise e o fichamento da lista de livros da categoria “2 acervo 1” do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do ano de 2012. Identificamos cinco categorias: livros que possuem rima, livros de imagem, livros que apresentam conteúdos matemáticos, livros que abordam inclusão e Matemática, livros que não apresentam Matemática e Inclusão. Separamos os livros de acordo com a categoria adequada. Apresentamos nesse artigo as análises somente da categoria livros que abordam Educação Inclusiva e Matemática, fizemos a análise elencando pontos de cada obra. Diante do exposto, percebemos que a maioria das literaturas analisadas pode auxiliar no ensino e aprendizagem da Matemática e inclusão permitindo o desenvolvimento de habilidades dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edvonete Alencar, Universidade Federal da Grande Dourados - MS

Doutora em Educação Matemática pela PUC- SP Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados - MS

Rosemeire Jesus da Silva, UFGD

Graduada em Pedagogia

Publicado

2018-01-11

Como Citar

Alencar, E., & Silva, R. J. da. (2018). A LITERATURA INFANTIL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA. Educação Matemática Em Revista - RS, 3(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1857