A COMPREENSÃO DOS NÚMEROS: INQUIETAÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Marlise Geller
  • Ana Paula de Souza Colling
  • Maria Adelina Raupp Sganzerla
  • Rosiane da Silva Rodrigues

Resumo

Neste artigo objetiva-se relatar algumas das inquietações de professores que ensinam matemática a alunos com deficiência. Estas inquietações se entrelaçam em três teses de doutorado em andamento inseridas na linha de pesquisa Inclusão no Ensino de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil. Em uma abordagem de pesquisa qualitativa foram realizadas entrevistas semiestruturadas, questionários e observações em sala de aula, tendo como participantes da pesquisa 29 professores que trabalham conceitos matemáticos com alunos com deficiência visual, auditiva e síndrome de Jacobsen. Tendo a inclusão como uma realidade nas escolas brasileiras, essas investigações buscam subsídios que apoiem a prática educacional dos professores que atuam diretamente com esses alunos incluídos. Com os relatos obtidos inferimos, dentre outros aspectos, que o uso de material manipulável, aliado a adaptação curricular, tem potencial para articular o desenvolvimento de conceitos matemáticos, além de constatar que os professores que possuem conhecimentos sobre as particularidades que cada deficiência apresenta, como a comunicação em língua de sinais e a escrita em braile, são capazes de exercer a docência com mais segurança.

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Publicado

2018-01-11

Como Citar

Geller, M., Colling, A. P. de S., Sganzerla, M. A. R., & Rodrigues, R. da S. (2018). A COMPREENSÃO DOS NÚMEROS: INQUIETAÇÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Educação Matemática Em Revista - RS, 3(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1854