Etnomatemática na cultura Guarani e Kaiowá: Teko, Tekora e Ne’ë

Autores

  • Aldrin Cleyde da Cunha
  • Janielle da Silva Melo da Cunha

Resumo

A Etnomatemática surgiu como uma abordagem global de pesquisa. Tornou-se um programa com uma proposta de teoria do conhecimento, cujo nome foi escolhido por aproximação etimológica, a partir da preocupação para dar subsídio à diversidade em matemática onde discutiu-se questões relacionadas com as línguas, as fundações semânticas, socioculturais da matemática, aspectos epistemológicos e políticos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Reconhecemos a importância em oferecer mecanismos socioculturais para facilitar e permitir o fortalecimento da identidade cultural na formação de professores indígenas, assim como, reforçar o diálogo entre as culturas, o acesso a igualdade, equidade, para começar a forjar, em cada um de nós, como indivíduos e como educadores, abertura, compreensão, respeito, solidariedade e ética pela diversidade. Deste modo, segundo relatos de alguns anciões, na cultura Guarani e Kaiowá o teko, tekora e ne’ë são elementos que fazem parte da constituição da identidade do sujeito Guarani e Kaiowá. Sendo assim, tendo o domínio da Etnomatemática, o futuro professor indígena Guarani e Kaiowá terá à sua disposição, variadas ferramentas materiais e intelectuais, e consequentemente, maiores possibilidades de explicações, de entendimentos, de manejo de novas situações e de resolução de problemas.

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Publicado

2018-01-11

Como Citar

Cunha, A. C. da, & da Cunha, J. da S. M. (2018). Etnomatemática na cultura Guarani e Kaiowá: Teko, Tekora e Ne’ë. Educação Matemática Em Revista - RS, 3(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1851