APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES DE GEOMETRIA DINÂMICA
Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender como se dá a constituição da colaboração entre alunos que estão realizando atividades em ambientes de Geometria Dinâmica. Esta pesquisa é um segmento de um estudo mais amplo, do qual destaca-se a constituição do Ser colaborativo. Ela foi realizada com alunos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foram distribuídas atividades a serem desenvolvidas por grupos de alunos. Foi registrada e transcrita a realização das atividades e, assumindo uma postura fenomenológica o pesquisador voltou-se às transcrições deixando com que sentidos que dizem da questão de pesquisa se mostrassem, estes que, uma vez articulados abriram possibilidades de interpretação e compreensão. Na pesquisa mais ampla foram constituídas mediante convergências articuladas, unidades nucleares, das quais destaca-se para este estudo, a unidade: o trabalho dos sujeitos enquanto membros de um grupo colaborativo. Ao descrever uma síntese reflexiva acerca desta unidade nuclear, entende-se estar expressando uma compreensão do que interroga a pergunta norteadora deste estudo.