MODELAGEM MATEMÁTICA NA FESTA JUNINA: O DESPERDÍCIO COM AS CASCAS DO PINHÃO E O CRESCIMENTO DO BOLO DE MILHO

Autores

  • Thomas Bersagui Milano
  • Evânia Teresinha Silva
  • Mirian Linhares Siqueira
  • Fernanda Chites Azevedo
  • Shariel Amanda Fontoura
  • Lucas Nunes Ogliari

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar uma proposta de Modelagem Matemática, voltada ao primeiro ano do ensino médio, tendo como tema geral a culinária na Festa Junina. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que tem a finalidade de fundamentar a revisão da literatura, caracterizando as concepções acerca da modelagem e o seu papel na construção do conhecimento, além de embasar a interação sobre o tema modelado; ademais, para realizar a matematização e consequentemente obter os modelos matemáticos, o método se configura como uma técnica de experimentação. O intuito da modelagem foi utilizar conhecimentos matemáticos para encontrar dois modelos, sendo o primeiro visando descrever o quanto desperdiçamos, em reais, com as cascas do pinhão, e o segundo tendo o intento de expressar o crescimento do bolo de milho. Por meio da experimentação e modelagem se constatou que o desperdício com as cascas do pinhão é de aproximadamente R$ 2,85 por quilograma, tendo um comportamento linear, já referente ao bolo de milho, observou-se que até os três minutos ele possui uma altura constante, após apresenta um crescimento logarítmico até os trinta minutos e posteriormente volta a ter uma altura constante. Ao realizar a pesquisa em questão, a intenção é estimular a utilização da modelagem matemática como uma estratégia de ensino-aprendizagem, potencializando a qualidade da educação, rompendo os estigmas que por muito legitimaram a matemática como uma disciplina engessada, sem aplicação e com métodos mecânicos de ensino.

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Publicado

2018-02-22

Como Citar

Milano, T. B., Silva, E. T., Siqueira, M. L., Azevedo, F. C., Fontoura, S. A., & Ogliari, L. N. (2018). MODELAGEM MATEMÁTICA NA FESTA JUNINA: O DESPERDÍCIO COM AS CASCAS DO PINHÃO E O CRESCIMENTO DO BOLO DE MILHO. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1847