TENDÊNCIAS NA PESQUISA ACADÊMICA NA TEMÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA DA UFRGS

Autores

  • Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Luiz Davi Mazzei Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense (COLUNI/UFF)
  • Marília Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Resumo

O Ensino de Matemática vem sofrendo uma série de transformações no que se refere a forma como este saber é concebido, produzido, analisado e sistematizado. Essas mudanças são necessárias pois acabam representando os diferentes paradigmas enfrentados pela comunidade de pesquisadores ao longo da história. As produções científicas carregam em si, mais que o conhecimento produzido e sistematizado pelos diferentes indivíduos, elas representam de certa forma, a postura de determinada comunidade científica frente ao conhecimento científico. Neste sentido, o estudo aqui apresentado busca identificar a partir da produção acadêmica recente (2012 – 2016) do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEMat/UFRGS), quais as áreas (temáticas) privilegiadas em seus estudos dentro do campo de pesquisa. Na produção dos dados deste estudo nos utilizamos dos princípios de Estado do Conhecimento com foco na pesquisa de caráter histórico-bibliográfico, exploratório-investigativo, inventariante e descritivo; o material bibliográfico de análise (dissertações) fora disponibilizado pelo Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (LUME/UFRGS). Este estudo se constitui como um primeiro movimento na tentativa de compreender a produção acadêmica dentro do PPGEMat/UFRGS, identificamos diferentes enfoques e interesses de pesquisa por esta comunidade de pesquisadores, em especial na perspectiva da avaliação das Metodologias do Ensino de Matemática aliado a utilização de diferentes Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC’s). 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Ávila Fontoura, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desenvolvendo atividades junto a linha de pesquisa "Formação, Políticas e Práticas em Educação (FoPPE)"; com pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas: Gestão da Educação, Processos de Gestão Educacional, Políticas Públicas para Educação.

Luiz Davi Mazzei, Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense (COLUNI/UFF)

Doutor em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Professor Pesquisador da área Matemática do Colégio Universitário Geraldo Reis da Universidade Federal Fluminense (COLUNI/UFF).

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Titular da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e da Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES).

Publicado

2018-02-22

Como Citar

Silveira Diogo de Ávila Fontoura, J., Davi Mazzei, L., & Costa Morosini, M. (2018). TENDÊNCIAS NA PESQUISA ACADÊMICA NA TEMÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA DA UFRGS. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1846