É POSSÍVEL UMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA?

Autores

  • Guilherme Wagner Mestrando em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Everaldo Silveira Professor do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Educação Científica e Tecnológica, UFSC.

Resumo

Nesse artigo toma-se como objeto de estudo a resignação de Ole Skovsmose com relação à emancipação enquanto categoria da Educação Matemática Crítica. Inicialmente explora-se a materialidade do relativismo ontológico como dedução filosófica do relativismo epistemológico, para em seguida expressar de que maneira o relativismo epistemológico se manifesta na filosofia de Skovsmose, culminando assim na compreensão de porque se renega a categoria da emancipação. E na última parte do artigo, à guisa de uma conclusão, determinar que perspectiva crítico ontológica é capaz de possibilitar uma concepção emancipatória em Educação Matemática Crítica livre de possíveis “ambiguidades” ou “ingenuidades”. Todo o trabalho é permeado pelo referencial teórico-filosófico lukácsiano.

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Publicado

2018-02-22

Como Citar

Wagner, G., & Silveira, E. (2018). É POSSÍVEL UMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA?. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1845