RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA: ANÁLISE DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Geralda Fatima Neri Santana Universidade Estadual de Maringá
  • Marcelo Carlos de Proença Professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O objetivo do artigo foi investigar as ações pedagógicas de professores que ensinam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental quando realizam um ensino na abordagem da resolução de problemas. Elaboramos um percurso metodológico de observação e análise das ações pedagógicas de três professores (P7, P9 e P11) por meio de um questionário online e de um diário de campo. A análise dos dados mostrou que P11 e P9 ensinam via resolução de problemas, utilizando os problemas como ponto de partida. A abordagem de P7 condiz com o uso de problemas como aplicação de conhecimentos a partir das definições. Concluímos que apesar de os PCN, desde o ano de 1998, indicarem o uso do problema como ponto de partida, encontramos um professor que ainda exerce seu ensino, primeiramente, pela abordagem de definições e regras para serem aplicadas em “problemas”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geralda Fatima Neri Santana, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências/Matemática e graduação em Pedagogia. Professora da disciplina de matemática na Escola Estadual Ipiranga- Ensino Fundamental, no município de Maringá- Paraná. Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática (UEM- Universidade Estadual de Maringá).

Publicado

2018-02-22

Como Citar

Neri Santana, G. F., & Proença, M. C. de. (2018). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM SALA DE AULA: ANÁLISE DAS AÇÕES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1844