APLICAÇÕES DE RSTUDIO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO DE ARTEFATOS E CIÊNCIA DE DADOS COMO MATÉTICA

Autores

  • Isadora Luiz Lemes Ulbra - PPGECIM
  • Renato P. dos Santos Ulbra - Universidade Luterana do Brasil

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir contribuições para a aprendizagem de Matemática da construção de ‘artefatos’, que possam ser mostrados, discutidos, examinados, sondados e admirados, construídos pelo uso do RStudio que aqui é interpretado como um micromundo de Ciência de Dados. Aqui é trazido o conceito da ‘arte de aprender’, que Papert define como Matética, visando problematizar, também, o quanto os atuais cursos de formação de professores supervalorizam o ensino enquanto carecem de questões que envolvam o aprender. Demonstraremos, aqui, como é possível utilizar o RStudio mesmo com pouco conhecimento em linguagem de programação, que o campo da Estatística possui alternativas aos seus métodos convencionais de ensino e que estas são capazes de desenvolver aptidões através da construção do conhecimento que parte dos próprios estudantes, visto que eles irão definir, manipular e tratar dados que partam de seus interesses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Luiz Lemes, Ulbra - PPGECIM

Licenciada em Física. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECIM/Ulbra.

Renato P. dos Santos, Ulbra - Universidade Luterana do Brasil

Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em  Ensino-Aprendizagem e TIC, atuando principalmente nos seguintes temas:  aplicações do Big Data no Ensino de Física e Matemática, mundos vituais, Tecnologias Web 2.0 para Educação, Ensino de Física no Second Life.

Publicado

2018-02-22

Como Citar

Lemes, I. L., & P. dos Santos, R. (2018). APLICAÇÕES DE RSTUDIO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO DE ARTEFATOS E CIÊNCIA DE DADOS COMO MATÉTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1843