APLICAÇÕES DE RSTUDIO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO DE ARTEFATOS E CIÊNCIA DE DADOS COMO MATÉTICA
Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir contribuições para a aprendizagem de Matemática da construção de ‘artefatos’, que possam ser mostrados, discutidos, examinados, sondados e admirados, construídos pelo uso do RStudio que aqui é interpretado como um micromundo de Ciência de Dados. Aqui é trazido o conceito da ‘arte de aprender’, que Papert define como Matética, visando problematizar, também, o quanto os atuais cursos de formação de professores supervalorizam o ensino enquanto carecem de questões que envolvam o aprender. Demonstraremos, aqui, como é possível utilizar o RStudio mesmo com pouco conhecimento em linguagem de programação, que o campo da Estatística possui alternativas aos seus métodos convencionais de ensino e que estas são capazes de desenvolver aptidões através da construção do conhecimento que parte dos próprios estudantes, visto que eles irão definir, manipular e tratar dados que partam de seus interesses.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-02-22
Como Citar
Lemes, I. L., & P. dos Santos, R. (2018). APLICAÇÕES DE RSTUDIO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO DE ARTEFATOS E CIÊNCIA DE DADOS COMO MATÉTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1843
Edição
Seção
Artigos