LOGARITMOS, TRIGONOMETRIA, MATRIZES E DETERMINANTES: UMA ANÁLISE DE ITENS DO ENEM DO PONTO DE VISTA CURRICULAR

Autores

  • Jean Piton-Gonçalves Universidade Federal de São Carlos
  • Erica Rachel de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Maiza Lamonato Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este artigo responde à questão “de que forma e quantidade os itens que envolvem os conteúdos de logaritmos, trigonometria, matrizes e determinantes vem ocorrendo nas provas do ENEM ao longo dos últimos anos?” A motivação provém (i) da lacuna da literatura quanto à proporção entre os conteúdos curriculares propostos do Ensino Médio e aqueles avaliados pelo ENEM e (ii) dos conteúdos que são requisitos para as disciplinas de cálculo, geometria analítica e álgebra linear em cursos de ciências exatas e de engenharias. Foram minerados os microdados do ENEM de 2009 a 2014 e analisado o currículo de Matemática do Estado de São Paulo. Resultados mostram que, em seis anos de aplicação do ENEM, apenas 3.3% do conteúdo curricular pertence aos conteúdos analisados, comprometendo a validade de conteúdo do teste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Piton-Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos

Jean Piton-Gonçalves is a professor of Mathematics at the Department of Mathematics, Federal University of São Carlos/Brazil since 2006. He has a Mathematics with licensure degree from UNICAMP (2000), Masters (2004) an PhD (2012) in Computer Science and Computational Mathematics from USP. His main research interest (since 1999) is Computers in Education, with particular emphasis on software for learning/teaching/assessment mathematics and Computer Adaptive Testing (unidimensional and multidimensional).

Erica Rachel de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Matemática pela UFSCar.

Maiza Lamonato, Universidade Federal de São Carlos

Doutora e Mestra em Educação. Atua na formação de professores nas rede pública e privada. Tem ampla experiência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Licenciada em Matemática e Pedagogia. Especialista em Matemática Aplicada e em Educação Matemática.

Publicado

2018-02-22

Como Citar

Piton-Gonçalves, J., de Souza, E. R., & Lamonato, M. (2018). LOGARITMOS, TRIGONOMETRIA, MATRIZES E DETERMINANTES: UMA ANÁLISE DE ITENS DO ENEM DO PONTO DE VISTA CURRICULAR. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1842