LOGARITMOS, TRIGONOMETRIA, MATRIZES E DETERMINANTES: UMA ANÁLISE DE ITENS DO ENEM DO PONTO DE VISTA CURRICULAR
Resumo
Este artigo responde à questão “de que forma e quantidade os itens que envolvem os conteúdos de logaritmos, trigonometria, matrizes e determinantes vem ocorrendo nas provas do ENEM ao longo dos últimos anos?” A motivação provém (i) da lacuna da literatura quanto à proporção entre os conteúdos curriculares propostos do Ensino Médio e aqueles avaliados pelo ENEM e (ii) dos conteúdos que são requisitos para as disciplinas de cálculo, geometria analítica e álgebra linear em cursos de ciências exatas e de engenharias. Foram minerados os microdados do ENEM de 2009 a 2014 e analisado o currículo de Matemática do Estado de São Paulo. Resultados mostram que, em seis anos de aplicação do ENEM, apenas 3.3% do conteúdo curricular pertence aos conteúdos analisados, comprometendo a validade de conteúdo do teste.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-02-22
Como Citar
Piton-Gonçalves, J., de Souza, E. R., & Lamonato, M. (2018). LOGARITMOS, TRIGONOMETRIA, MATRIZES E DETERMINANTES: UMA ANÁLISE DE ITENS DO ENEM DO PONTO DE VISTA CURRICULAR. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1842
Edição
Seção
Artigos