MÉTODO LÍQUEN - RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Sabrina Zancan Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Andreas Sauerwein Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

A aritmética é a base da Matemática, cujo ensino sistemático começa nos anos iniciais. Para um bom entendimento da Matemática superior é essencial um bom embasamento de aritmética básica. Os resultados de avaliações nacionais e internacionais, entretanto, têm apontado uma deficiência na aprendizagem da Matemática pelos alunos brasileiros. Almejando colaborar com os processos, tanto de ensino, quanto de aprendizagem da aritmética e seu repertório básico de fatos numéricos nos anos iniciais, desenvolvemos o Método Líquen. Esse método auxilia a construção do sentido de número e das operações e propriedades numéricas, inserindo e estimulando o uso de estratégias de cálculo para números menores que 20, de forma sistemática, simples e diferenciada, desde o primeiro ano do Ensino Fundamental. O método tem início em um ponto de domínio de todos os alunos e evolui gradativamente para que todos desenvolvam o maior potencial de suas habilidades. Avaliamos a implementação desse método durante dois anos, em três escolas e observamos que os alunos que o utilizaram ficaram mais ágeis na resolução de cálculos aritméticos e que as turmas ficaram mais uniformes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Andreas Sauerwein, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Física - Ensino de Física

Publicado

2018-02-22

Como Citar

Zancan, S., & Sauerwein, R. A. (2018). MÉTODO LÍQUEN - RESULTADOS DA IMPLEMENTAÇÃO. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1840