A EXPERIÊNCIA DOS LICENCIANDOS COMO DESIGNERS DE PROBLEMAS COM A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
Neste artigo apresenta-se um recorte de um processo de formação inicial de professores, em que dois licenciandos em Matemática realizaram o Design e o re-design de um problema matemático aberto e contextualizado, que abordou um tema de relevância social, e utilizaram, para isso, Tecnologias Digitais. O propósito de tais atividades era que os licenciandos adquirissem a experiência como designer de problemas e produzissem conhecimentos relativos as fases e aos aspectos que podem ser considerados no Design de problemas matemáticos. No decorrer do processo formativo, os licenciandos produziram duas versões para o problema, sendo que a primeira foi avaliada por outros licenciandos e pela pesquisadora e a segunda versão, que foi o resultado do re-design da primeira, apresentou melhorias, que tiveram por base essas avaliações. Com a realização dessas atividades, os licenciandos tiveram a oportunidade de discutir, de refletir e de tomar decisões, o que contribuiu para que, por meio da experiência como designers, produzissem conhecimentos relativos ao Design de problemas com a utilização das Tecnologias Digitais e desenvolvessem e/ou apresentassem competências e habilidades que são necessárias no desempenho do papel de educador matemático.