O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • André Pereira da Costa Universidade Federal de Pernambuco
  • Marilene Rosa dos Santos Universidade de Pernambuco

Resumo

Este estudo analisou o pensamento geométrico de futuros professores de Matemática, em processo de formação inicial, vinculados a uma Instituição de Ensino Superior (IES) no Estado de Pernambuco. Como referencial teórico utilizamos as dimensões do pensamento geométrico, propostas por Câmara dos Santos (1992). A metodologia de abordagem quantiqualitativa se baseou na aplicação de um teste diagnóstico sobre o conceito de quadriláteros notáveis. Participaram dessa pesquisa 24 alunos que já haviam cursado disciplinas referentes à Geometria nessa formação. Os resultados indicaram que cerca da metade dos participantes atua na dimensão pragmática. No entanto, cerca de um terço dos discentes trabalha na dimensão relacional e um quinto na dimensão aplicativa. Portanto, parece que a Geometria vivenciada por esses estudantes não favoreceu, de modo significativo, para o desenvolvimento de dimensões mais elaboradas do pensamento geométrico. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Graduação em Tecnologia em Automação Industrial (2013) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática (2013) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Especialização em Educação Matemática (2014) - Faculdades Integradas de Patos (FIP), Especialização em Língua Brasileira de Sinais (2014) - Faculdade Internacional do Deita (FID), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2014) - Faculdades Integradas de Patos (FIP), Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (2016) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No período de 2006 a 2010, lecionou nos anos iniciais do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Cachoeira dos Índios, Paraíba. Produziu 70 trabalhos acadêmicos, dos quais, 50 são artigos publicados em anais de eventos acadêmicos e em periódicos científicos. É o autor dos projetos de criação dos símbolos municipais de Cachoeira dos Índios (PB). Atua como Assistente de Edição da Revista Educação Matemática em Foco, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); e Parecerista da Revista Boletim Online de Educação Matemática, organizada pelo Departamento de Matemática e pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Parecerista da Revista Vidya, organizada pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria-RS. Atualmente, realiza pesquisas na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Geometria, investigando sobre os Níveis de Desenvolvimento de Pensamento Geométrico, sob orientação do Professor Doutor Marcelo Câmara dos Santos. É membro dos Grupos de Pesquisa Fenômenos Didáticos na Classe de Matemática (FDCM) e Pró-Grandezas: ensino e aprendizagem das grandezas e medidas. Temas de interesse: Educação Matemática, Geometria, Van-Hiele, Grandezas e Medidas, Contrato Didático, Transposição Didática, Teoria Antropológica do Didático, Educação Matemática Inclusiva, Tecnologias na Educação, Avaliação da Aprendizagem, Didática, Estágio à Docência.

Marilene Rosa dos Santos, Universidade de Pernambuco

Mestrado e Doutorado no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade de Pernambuco -UPE Campus Garanhuns, assim como Supervisora dos cursos de Pós-Graduação lato sensu - UPE/ Multicampi- Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde, Caruaru e Salgueiro. Professora titular da Faculdade Santa Catarina (FASC/UNIESP) e técnica pedagógica da área de matemática da PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA/PE. Tem experiência na área de Educação Matemática e Formação de Professor.

Publicado

2018-02-22

Como Citar

Costa, A. P. da, & Santos, M. R. dos. (2018). O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO INICIAL. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1838