CRIATIVIDADE COMPARTILHADA EM MATEMÁTICA: A EMERSÃO DE SOLUÇÕES COLETIVAS

Autores

  • Alexandre Tolentino de Carvalho UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Resumo

Investigamos a emersão da criatividade em matemática em um grupo de alunos do 5º ano do ensino fundamental em situações de interação quando submetidos a solucionar problemas matemáticos do tipo aberto. Além disso, sugerimos uma estratégia de desenvolvimento da criatividade coletiva na qual, por meio da interação e da cooperação, os alunos co-constroem soluções para problemas abertos, quer através da apresentação de soluções aos problemas, quer através da melhoria ou julgamento das soluções dos outros. A emersão da criatividade aparentou ser favorecida quando a simetria de poder viabilizou negociação comunicativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Tolentino de Carvalho, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

FACULDADE DE EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - UNB

Publicado

2018-02-22

Como Citar

Tolentino de Carvalho, A. (2018). CRIATIVIDADE COMPARTILHADA EM MATEMÁTICA: A EMERSÃO DE SOLUÇÕES COLETIVAS. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(18). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1837