UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO ENSINO DE TRIÂNGULOS NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este estudo teve por objetivo analisar a praxeologia matemática do ensino de triângulos existente em um livro didático de Matemática do 8º ano do ensino fundamental, aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2017, sobretudo, o livro do professor. Como suporte à pesquisa, optamos pela Teoria Antropológica do Didático – TAD, produzida por Chevallard (1999), e a abordagem de triângulos, sugerida por Lima e Carvalho (2010). Nossa metodologia apresenta uma abordagem qualitativa com caráter de análise documental, na qual enfatizou os tipos de tarefas presentes no capítulo destinado ao nosso objeto de estudo. No geral, foram identificados e analisados 150 itens, sendo constatados 12 tipos de tarefas. Os resultados do estudo mostram que o tipo de tarefa mais presente no tópico considerado é TM – Determinar a medida de uma grandeza geométrica associada a um triângulo, com uma frequência de 22,67%, o que corresponde a 34 itens do total. As tarefas relacionadas à produção são pouco abordadas, sendo que às referentes ao construir um triângulo com base em seus lados, ou em seus segmentos notáveis, ou em seus pontos notáveis, não foram evidenciadas no livro analisado. Portanto, o estudo realizado nesta análise sinaliza a importância de que o ensino de triângulos seja trabalhando a partir de tarefas que indiquem a produção dessas figuras geométricas, de modo a explorar o uso de seus atributos e de suas propriedades.