CONCEPÇÕES DE UM PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES ACERCA DA MATEMÁTICA E DE SEU ENSINO

Autores

  • Monica Gonçalves Matos UFPA
  • Tadeu Oliver Gonçalves UFPA

Resumo

Neste artigo discorremos sobre as concepções de um formador de professores acerca da Matemática e de seu ensino, enfatizando a importância da parceria para a formação de professores. O participante da pesquisa desenvolve o trabalho docente em um curso de licenciatura novo e único no Brasil, que tem como proposta formar professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação de jovens e adultos, focando na construção de práticas integradas e interdisciplinares. Nosso objetivo de pesquisa é compreender as relações entre as concepções de Matemática e de ensino de Matemática, manifestadas por professores formadores de professores, envolvidos em uma proposta interdisciplinar de formação de futuros professores. A questão que norteia a pesquisa se configura da seguinte forma: Em que termos, professores formadores de professores, envolvidos em uma proposta interdisciplinar de formação, manifestam concepções acerca da Matemática e de seu ensino ao relatarem sobre suas experiências de formação e de/na prática docente? A trajetória que percorremos foi orientada a partir da pesquisa qualitativa, cuja opção foi por um estudo coletivo de casos e uma abordagem teórica multirrefencial. Apresentamos a análise de 01(um) dos 05 (cinco) participantes da pesquisa, Marcos. No caso de Marcos, as concepções manifestadas são relativas à Matemática como conhecimento de construção humana, portanto, mutável e falível. Quanto ao ensino fica evidente que para ensinar é indispensável o saber disciplinar e sua articulação com as outras áreas de conhecimento, o que pode ser possível a partir do diálogo com os pares e entre os próprios sujeitos em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Gonçalves Matos, UFPA

Doutoranda do programa de  pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática  da UFPA.

Tadeu Oliver Gonçalves, UFPA

Professor Titular, Universidade Federal do Pará

Instituto de Educação Matemática e Científica 

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Matos, M. G., & Gonçalves, T. O. (2018). CONCEPÇÕES DE UM PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES ACERCA DA MATEMÁTICA E DE SEU ENSINO. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1800