ENTRE SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: O ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Vanessa de Oliveira Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho - Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Campus Rio Claro
  • Rosa Monteiro Paulo Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá - Campus Guaratinguetá

Resumo

Nosso objetivo neste texto é, partindo do significado da formação de professores, articular a dialética entre forma e ação e os aspectos relacionados aos conteúdos matemáticos e a prática docente do professor que ensina matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Destacamos, para essa articulação, falas de docentes do 4º e 5º ano participantes de um curso de extensão oferecido em parceria com a Universidade XXX e a Secretaria Municipal de Educação de XXX, para a produção de dados em uma pesquisa de mestrado que subsidia a escrita deste texto. Nos encontros do curso os professores falaram sobre suas experiências em sala de aula para ensinar matemática nos anos iniciais e se envolveram em atividades que expõem sua compreensão do conteúdo a partir da temática do Cálculo Mental. Para este artigo focamos os discursos dos sujeitos no diálogo ocorrido no curso visando expressar nossa compreensão acerca do conhecimento que subsidia sua prática docente ao ensinar matemática na sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-12-21

Como Citar

de Oliveira, V., & Paulo, R. M. (2018). ENTRE SABERES, PRÁTICAS E FORMAÇÃO DOCENTE: O ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1799