A REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DO REALIZAR UMA PROVA ESCRITA EM FASES: percepções de alunos de CDI

Autores

  • Marcele Tavares Mendes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Regina Luzia Corio de Buriasco Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Neste artigo, ancorados em uma avaliação da aprendizagem como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem, apresentamos uma discussão a partir de “percepções” de alunos no processo de realizar uma prova escrita em fases (prova em fases) na disciplina de CDI. A pesquisa, de natureza qualitativa de cunho interpretativo, teve como participantes a professora e alunos matriculados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral - CDI de uma universidade federal do Paraná, os quais realizaram uma prova escrita em 10 fases e, responderam a um questionário a respeito de suas percepções no processo de realizar uma prova escrita em fases e possíveis impactos sentidos em seus modos de estudar assuntos da disciplina de Cálculo e de outras disciplinas. Na discussão, buscar-se-á evidenciar a utilização da produção escrita dos alunos em uma prova escrita em fases como propulsora da regulação da aprendizagem em aulas de Cálculo; discutir indícios acerca de reflexos que a utilização da produção escrita dos alunos em uma prova em fases gerou nas atitudes dos estudantes quanto à regulação de suas aprendizagens. Nesta discussão, a prova em fases revela-se um recurso profícuo para garantir uma prática avaliativa que alcança as funções anexas de regulação, à saber: segurança, assistência, feedback e diálogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamneto de Matemática e do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Regina Luzia Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - Universidade Estadual de Londrina. 

 

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Mendes, M. T., & Buriasco, R. L. C. de. (2018). A REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DO REALIZAR UMA PROVA ESCRITA EM FASES: percepções de alunos de CDI. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1796