A REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DO REALIZAR UMA PROVA ESCRITA EM FASES: percepções de alunos de CDI
Resumo
Neste artigo, ancorados em uma avaliação da aprendizagem como prática de investigação e oportunidade de aprendizagem, apresentamos uma discussão a partir de “percepções” de alunos no processo de realizar uma prova escrita em fases (prova em fases) na disciplina de CDI. A pesquisa, de natureza qualitativa de cunho interpretativo, teve como participantes a professora e alunos matriculados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral - CDI de uma universidade federal do Paraná, os quais realizaram uma prova escrita em 10 fases e, responderam a um questionário a respeito de suas percepções no processo de realizar uma prova escrita em fases e possíveis impactos sentidos em seus modos de estudar assuntos da disciplina de Cálculo e de outras disciplinas. Na discussão, buscar-se-á evidenciar a utilização da produção escrita dos alunos em uma prova escrita em fases como propulsora da regulação da aprendizagem em aulas de Cálculo; discutir indícios acerca de reflexos que a utilização da produção escrita dos alunos em uma prova em fases gerou nas atitudes dos estudantes quanto à regulação de suas aprendizagens. Nesta discussão, a prova em fases revela-se um recurso profícuo para garantir uma prática avaliativa que alcança as funções anexas de regulação, à saber: segurança, assistência, feedback e diálogo.