AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO PRESENCIAL DE MATEMÁTICA: UM CENÁRIO DE INVESTIGAÇÃO

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desenvolvido como cenário de investigação de doutorado, realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), de Canoas-RS. O desenvolvimento do AVA considerou os conteúdos de matemática do ensino médio em diversos formatos de objetos de aprendizagem, entre os quais, Flash, Java e Applets com o software GeoGebra, além de vídeos e arquivos de texto de autores diversos disponíveis na Internet e também do próprio autor. Os sujeitos da pesquisa foram os graduandos do quinto e do sexto semestres do Curso de Licenciatura em Matemática da Ulbra, divididos em três ações de pesquisa: na primeira delas, os estudantes avaliaram o AVA; na segunda, realizaram um planejamento com um dos objetos do AVA; na terceira, avaliaram os planejamentos dos demais investigados. A pesquisa buscou analisar a ressignificação do planejar utilizando tecnologia, visando a desenvolver a competência de observar com sentido. Adotou-se a metodologia qualitativa com ênfase em estudo de caso. Os resultados apontam que os graduandos utilizaram os recursos do AVA para a visualização dos conceitos dos conteúdos estudados e que as aulas que planejaram enfatizaram uma abordagem expositivo-dialogada e não priorizaram a ação dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-12-21

Como Citar

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO PRESENCIAL DE MATEMÁTICA: UM CENÁRIO DE INVESTIGAÇÃO. (2018). Educação Matemática Em Revista - RS, 2(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1793