OBMEP E TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: UMA PROPOSTA PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autores

  • Italândia Ferreira de Azevedo Instituto Federal de Educação do Ceará - IFCE Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Educação do Ceará - IFCE Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM
  • Joyce Carneiro de Oliveira Instituto Federal de Educação do Ceará - IFCE Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM

Resumo

Esta pesquisa apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que se encontra em fase inicial, acerca do uso de problemas oriundos de olimpíadas de matemática, especificamente da OBMEP, para fomento do ensino de matemática e formação de professores. O objetivo do trabalho foi analisar um exemplo de aplicação de uma Situação Didática Olímpica - SDO com contributo da Teoria das Situações Didáticas – TSD de Guy Brousseau, com uma visão voltada para os professores que ensinam matemática no Ensino Médio, especificamente quando realizam uma abordagem voltada para resolução de problemas olímpicos. Utilizou-se como metodologia de ensino a TSD para apresentar uma Situação Olímpica, na qual foi vivenciada as quatro fases (ação, formulação, validação e institucionalização) com o auxílio do software Geogebra. Esse software foi utilizado como forma de proporcionar uma melhor visualização e compreensão aos professores, além de ser um excelente recurso digital para o ensino de Matemática. A Situação Olímpica apresentada nesse trabalho foi retirada da prova da primeira fase da OBMEP aplicada em 2015/nível 3. Por fim, existe uma necessidade de uma metodologia de ensino voltada para resolução de problemas olímpicos aplicada na formação do professor. Além de ser uma forma de atrair a atenção dos alunos para as aulas de matemática, aumentar a participação nas olimpíadas e uma maior interação entre professor e aluno.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Azevedo, I. F. de, Alves, F. R. V., & Oliveira, J. C. de. (2018). OBMEP E TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS: UMA PROPOSTA PARA O PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1791