O JOGO “ONDE ESTÁ O ERRO?” NO ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES

Autores

  • Lauro Chagas e Sá Instituto Federal do Espírito Santo
  • Stella Gomes de Souza Instituto Federal do Espírito Santo

Resumo

Neste artigo, compartilhamos uma experiência no âmbito do Pibid, com turmas de segundo ano de Ensino Médio, de uma escola estadual situada na cidade de Vitória – ES.  Partimos dos estudos de Raymond Duval, que indica que todo objeto matemático precisa ser reconhecido em cada uma de suas representações possíveis. Pretendemos, assim, analisar, ao longo deste texto, o emprego da Teoria dos Registros de Representação Semiótica em uma dinâmica com utilização do jogo “Onde está o erro?”. Adotamos essa metodologia de ensino porque acreditamos que o jogo é um recurso didático que oportuniza um estreitamento na relação entre alunos e que permite a construção do conhecimento matemático. Observamos que os alunos, enquanto analisaram as cinco fichas do jogo para identificar cada erro, coordenaram diversos registros de representação e transitaram entre eles. Assim, percebemos que o jogo possibilitou a exposição dos pensamentos dos alunos e abriu espaço para que bolsistas e professora analisassem tais ideias e contribuíssem com a construção conhecimento matemático.

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Biografia do Autor

Lauro Chagas e Sá, Instituto Federal do Espírito Santo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Viana. Rodovia BR-262, km 12. Bairro Universal. CEP 2913440-0 - Viana, ES - Brasil.

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Sá, L. C. e, & Souza, S. G. de. (2018). O JOGO “ONDE ESTÁ O ERRO?” NO ENSINO DE SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1790