EXAMES FINAIS [ENTLASSUNGSPRÜFUNG] DE MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL ALEMÃ DE SANTA CRUZ (1910-1925)

Autores

  • Circe Mary Silva da Silva Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Resumo

Este artigo examina questões de exames no Seminário Alemão Evangélico de formação de professores primários em Santa Cruz no período de 1910 a 1925. Pretende-se responder a seguinte questão investigativa:  O que revelam as avaliações sobre os saberes elementares matemáticos no Seminário Alemão Evangélico de Formação de Professores em Santa Cruz no período de 1910 a 1925? Apoia-se  em teóricos da História Cultural, como Chervel e Ginzburg. Para responder a pergunta investigativa usa o método historiográfico em uma instituição educacional singular no Rio Grande do Sul que emergiu da tradição dos seminários alemães de formação de professores. Constata-se que os exames finais de matemática do DELS, no período analisado, seguem um modelo de prova escrita, envolvendo conteúdos dos campos da aritmética, geometria, álgebra, desenho geométrico e a partir de 1920, incluindo questões de metodologia da aritmética numa proposta muito semelhante a utilizada nos seminários de formação de professores na Alemanha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2018-12-21

Como Citar

da Silva, C. M. S. (2018). EXAMES FINAIS [ENTLASSUNGSPRÜFUNG] DE MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL ALEMÃ DE SANTA CRUZ (1910-1925). Educação Matemática Em Revista - RS, 2(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1789