APRENDER A ENSINAR: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS NORMALISTAS

Autores

  • Elisabete Zardo Búrigo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Augusto Braun Peixoto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O artigo apresenta registros comentados das falas de oito ex-alunas do Instituto de Educação General Flores da Cunha, de Porto Alegre, sobre suas memórias do Curso Normal e do início da docência no curso primário, entre os anos 1940 e 1960, no Rio Grande do Sul. O contexto das falas é o de duas rodas de conversa realizadas em novembro de 2013, mediadas pelos autores. O tema proposto para as rodas de conversa era o ensino de matemática na escola primária; as memórias do Curso Normal emergiram, nas vozes das professoras, como um transbordamento da proposta inicial e como fio articulador de suas trajetórias. Os excertos selecionados e comentados no artigo são articulados segundo a escuta, pelos autores, dessas memórias sobre ser normalista e tornar-se professora, ou sobre aprender a ser professora primária. O estudo e o ensino dos saberes matemáticos são evocados como constitutivos de diferentes momentos desse percurso. Ser professora era também ser normalista: nas perspectivas das ex-alunas, os conteúdos matemáticos prescritos pelo programa deviam ser ensinados segundo as orientações e os preceitos escolanovistas aprendidos no Curso Normal.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Búrigo, E. Z., & Peixoto, F. A. B. (2018). APRENDER A ENSINAR: MEMÓRIAS DE PROFESSORAS NORMALISTAS. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1786