ODILA BARROS XAVIER E O ENSINO DE MATEMÁTICA: PERCURSOS DE UMA PROFESSORA FORMADORA

Autores

  • Andréia Dalcin Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Elisete Maria Bonfada Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Juliana Mercedes Rheinheimer Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Resumo

O artigo apresenta algumas das contribuições da professora Odila Barros Xavier para a formação de professores primários no Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), em Porto Alegre. No diálogo com os documentos produzidos pela professora, que se encontram no acervo do Laboratório de Matemática, suas obras didáticas, fotografias e relatos de ex-alunas, apresentamos elementos de sua trajetória profissional, enfatizando as práticas que caracterizaram a formação das professoras normalistas e as iniciativas por mudanças no Ensino Primário, durante o período em que a professora foi docente na referida instituição. O papel que a professora Odila exerceu como criadora do Laboratório de Matemática, como articuladora e coordenadora do Círculo de Estudos de Matemática, e a atuação nos eventos nacionais e nos cursos ofertados para os professores primários gaúchos, lhe garantem um lugar de destaque na História da Educação Matemática do Rio Grande do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação, área de Educação Matemática, pela UNICAMP. Docente e pesquisadora no Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática e na Faculdade de Educação da UFRGS.

Elisete Maria Bonfada, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS. Professora da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.

Juliana Mercedes Rheinheimer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS. Professora da Rede Pública de Ensino de Porto Alegre

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Dalcin, A., Bonfada, E. M., & Rheinheimer, J. M. (2018). ODILA BARROS XAVIER E O ENSINO DE MATEMÁTICA: PERCURSOS DE UMA PROFESSORA FORMADORA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(19). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1785