A INFLUÊNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS E PROBABILÍSTICOS: UM ESTUDO REALIZADO NAEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Ewellen Tenorio de Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Rute Elizabete de Souza Rosa Borba Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

O presente artigo é fruto de uma dissertação de mestrado, a qual investigou as contribuições que a exploração de problemas combinatórios pode trazer para o raciocínio probabilístico e vice-versa. O estudo em questão foi realizado com 24 estudantes da Educação de Jovens e Adultos, em diferentes momentos da escolarização em tal modalidade de ensino. A partir das entrevistas clínicas individuais conduzidas foram analisados os raciocínios evidenciados na resolução dos problemas e investigadas as relações que se estabeleceram entre conhecimentos combinatórios e probabilísticos. O recorte aqui apresentado tem por foco a influência que a escolarização exerceu nos desempenhos apresentados pelos diferentes grupos ao resolverem os 20 problemas propostos. Observou-seque a escolarização influenciou não apenas um avanço quantitativo, mas mais fortemente qualitativo, se refletindo na adoção de estratégias e representações simbólicas mais refinadas e/ou eficientes quando da resolução de tais problemas. Defendemos que é essencial que o ensino da Combinatória e o da Probabilidade proporcionem o contato com os diferentes tipos de problemas combinatórios e probabilísticos, bem como que leve ao aprimoramento de estratégias e representações, tendo-se em vista o desenvolvimento de ambos os raciocínios em questão. Palavras-chave: Combinatória. Probabilidade. Educação de Jovens e Adultos. Resolução de Problemas. Influência da Escolarização.

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Biografia do Autor

Ewellen Tenorio de Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Licenciada em Matemática pela Universidade de Pernambuco - UPE. Mestra e Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - EDUMATEC da UFPE.

Rute Elizabete de Souza Rosa Borba, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Oxford Brookes University. Docente do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

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AUTOR 1; …, 2017

AUTOR 1, 2018

AUTOR 2, 2010

AUTOR 2, 2016

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Lima, E. T. de, & Borba, R. E. de S. R. (2019). A INFLUÊNCIA DA ESCOLARIZAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS E PROBABILÍSTICOS: UM ESTUDO REALIZADO NAEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(20). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1746