PRODUÇÃO ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DESCRITIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Marizoli Regueira Schneider Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT-UFSC. Bolsista do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina – FUMDES. IF Catarinense – Campus Rio do Sul. Unidade Urbana: Rua Abraham Lincoln, 210, Bairro Jardim América, CEP 89160-202, Rio do Sul, SC.
  • José Francisco Custódio UFSC

Resumo

Resumo

No cenário educacional brasileiro é perceptível a necessidade de ampliação das discussões que levem a um ensino com maior significado. Dessa forma, este artigo apresenta reflexões e relatos sobre a contribuição da produção escrita em aulas de Matemática, por considerar que esta influencia na aprendizagem dos estudantes, permitindo que expressem saberes matemáticos de modos diferentes do estritamente formal, centrado em regras, fórmulas, axiomas, definições e teoremas. O texto aborda a aplicação de uma atividade envolvendo a produção escrita e a avaliação da aquisição do conhecimento de estudantes do 9º ano do ensino fundamental. Consideramos que a atividade de avaliação descritiva permite ao educador perceber as ideias matemáticas que emergiram durante o processo avaliativo. Além disso, proporciona que estudantes com histórico de dificuldade em matemática se motivem para a aprendizagem e se expressem com mais segurança.

Palavras-chave: Educação Matemática. Produção escrita em aulas de Matemática. Linguagem matemática. Avaliação descritiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marizoli Regueira Schneider, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT-UFSC. Bolsista do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina – FUMDES. IF Catarinense – Campus Rio do Sul. Unidade Urbana: Rua Abraham Lincoln, 210, Bairro Jardim América, CEP 89160-202, Rio do Sul, SC.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT-UFSC.
Bolsista do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina – FUMDES. IF Catarinense – Campus Rio do Sul. Unidade Urbana: Rua Abraham Lincoln, 210, Bairro Jardim América, CEP 89160-202, Rio do Sul, SC. Endereço eletrônico: mrs2117@gmail.com

Publicado

2015-11-25

Como Citar

Schneider, M. R., & Custódio, J. F. (2015). PRODUÇÃO ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DESCRITIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(16). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1544