COMPROMETIMENTO DOS ALUNOS COM A APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado na área de ensino de matemática cuja temática central é o comprometimento dos alunos do Ensino Médio buscando evidenciar quais fatores permeiam este comprometimento no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática. Com o intuito de trazer subsídios que nos permitam compreender parte destes fatores, este texto analisa entrevistas, na perspectiva de Bardin (2011), realizadas com um grupo de oito professores de Matemática do Ensino Médio da uma escola federal do estado do Rio Grande do Sul, na qual foi desenvolvida a pesquisa. Dentre os fatores indicados pelos professores, destacam-se: o aluno perceber-se como centro de seu próprio processo de aprendizagem, o uso de tecnologias nas aulas de matemática, tratar o aluno de forma integral, o professor atuar como um investigador contínuo e ser comprometido com a instituição em que atua.