O QUE PENSAM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA

Autores

  • Joelma Fátima Torrel Mattei Universidade Luterana do Brasil
  • Jutta Cornelia Reuwsaat Justo Universidade Luterana do Brasil

Resumo

Neste artigo apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo de pesquisa investigar as percepções de um grupo de professoras dos anos iniciais sobre o ensino e a aprendizagem de Geometria. O estudo de caso foi realizado com 16 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas públicas do município de Canoas/RS. Trazemos, neste texto, o pensar dessas professoras sobre o Ensino de Geometria, analisando suas falas em uma entrevista semiestruturada realizada após o encerramento do trabalho de formação continuada. As professoras revelaram insegurança e dificuldade para desenvolver o conteúdo de Geometria nos anos iniciais, assim também como em outros conteúdos da Matemática. Observamos que as professoras consideram importante o ensino e aprendizagem de Geometria porque ela está presente no dia a dia do aluno, mas não se sentem seguras para explorar a Geometria muito além das figuras geométricas. Faz-se necessário cada vez mais proporcionar aos professores dos anos iniciais momentos de discussão e reflexão como estes vivenciados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Fátima Torrel Mattei, Universidade Luterana do Brasil

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Ulbra, Canoas/RS. Professora de Matemática em rede particular de ensino.

Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em Educação (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e do Curso de Pedagogia da ULBRA.

Publicado

2015-08-22

Como Citar

Mattei, J. F. T., & Justo, J. C. R. (2015). O QUE PENSAM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(16). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1538