TUTORIA ONLINE DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA ANÁLISE A LUZ DA ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL E DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS

Autores

  • Rosilângela Lucena Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica Universidade Federal de Pernambuco
  • Verônica Gitirana Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado que analisa orquestrações instrumentais identificadas no uso do chat como meio de tutoria online da disciplina de geometria analítica na modalidade a distância. O recorte dado centra-se na discussão de um esquema de análise e na análise de um caso. Como metodologia, foram coletadas as mediações didáticas de 18 sessões de chat de duas turmas do componente curricular geometria analítica de um curso de Licenciatura em Matemática a distância. Desenvolveu-se um modelo para caracterização dos tipos de orquestração instrumental. No caso da tutoria online, o uso do esquema revelou um padrão comum às configurações do professor-executor. Constatou-se também que os tutores reconfiguram o cenário virtual de ensino e aprendizagem da tutoria online, para realizar a mediação didática de situações matemáticas que necessitam de representações semióticas não disponíveis no chat.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilângela Lucena, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica (UFPE), graduou-se em Graduada em Ciências com Habilitação em Matemática (FFPNM/UPE). Desenvolveu sua pesquisa na linha de Tecnologia com foco na Educação Matemática, modelos de orquestrações instrumentais desenvolvidos na tutoria online. Atuou como Parecerista Especialista em Mídias do Plano Nacional do Livro Didático - Ensino Médio - PNLD/2015 e no PNLD/2016, no desenvolvimento do Guia do Livro Didático Digital. É tutora do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Verônica Gitirana, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica Universidade Federal de Pernambuco

Phd em Educação Matemática pelo Instituto de Educação da niversidade de Londres (1997). com formação inicial em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco, Verônica inicial seus trabalhos com Tecnologia e Educação Matemática junto ao Projeto EDUCOM/UFPE. Fez seu doutorado investigando o uso das potencialidades dinâmica dos computadores para o ensino de Função Matemática. Atualmente é professora associado IV da Universidade Federal de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFPE. Tem desenvolvido pesquisa nos seguintes temas: tecnologia na Educação Matemática, ambientes virtuais de apoio à docência, software colaborativos, livro didático, estruturas multiplicativas, função matemática, educação estatítisca.

Publicado

2015-11-26

Como Citar

Lucena, R., & Gitirana, V. (2015). TUTORIA ONLINE DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA ANÁLISE A LUZ DA ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL E DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(16). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1537