A CONSTRUÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA REALIDADE DO MUNDO CIBERNÉTICO

Autores

  • Rodrigo Dalla Vecchia
  • Marcus Vinicius Maltempi
  • Tiago Weingarten

Resumo

Este artigo tem como objetivo salientar as potencialidades do processo de construção de jogos eletrônicos para com os processos de ensino e aprendizagem da matemática e a sua relação com a Modelagem Matemática (MM), concebida por nós como um processo dinâmico e não-linear. O contexto de pesquisa envolveu oito alunos de um curso de Licenciatura de Matemática, de uma universidade do Sul do Brasil, inscritos, de forma espontânea, em um curso sobre a construção de jogos eletrônicos por meio do Scratch. Para a discussão, adotaremos o contexto abrangido pelo mundo cibernético, na busca de um modelo que diferencia daqueles utilizados em uma linguagem matemática formal, amparados pela potência de atualização que este ambiente proporciona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2014-02-12

Como Citar

Dalla Vecchia, R., Maltempi, M. V., & Weingarten, T. (2014). A CONSTRUÇÃO DE JOGOS ELETRÔNICOS E A MODELAGEM MATEMÁTICA NA REALIDADE DO MUNDO CIBERNÉTICO. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(14). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1504