O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: diagnóstico nas escolas da rede pública de São João Batista, Santa Catarina

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC,SC.
  • Elcio Schuhmacher

Resumo

Nas aulas de Matemática, as atividades práticas são essenciais para permitir a aprendizagem dos estudantes, vivenciando os conteúdos adquiridos nas aulas teóricas. As experimentações são dotadas de expectativa pelos estudantes, porque estes solicitam a visualização dos conteúdos abordados pelos livros didáticos de Matemática de modo mais concreto. A partir desta concepção, os objetivos deste artigo são de avaliar as condições dos laboratórios didáticos e frequente utilização pelos professores, pois a ausência tanto de materiais como as condições estruturais podem diminuir o acesso a esse espaço tão importante para a construção do conhecimento matemático. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário semiestruturado com professores de Matemática de cinco escolas públicas de São João Batista, Santa Catarina. Os resultados apontaram que a maioria das escolas investigadas não possuem espaço físico para a montagem do laboratório de Matemática, bem como, certo abandono desse espaço nas escolas que possuem o laboratório.

 

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Biografia do Autor

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC,SC.

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela FURB/SC

Elcio Schuhmacher

Doutor em Química pela UFSC, SC

Publicado

2014-02-12

Como Citar

Brum, W. P., & Schuhmacher, E. (2014). O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO PARA APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: diagnóstico nas escolas da rede pública de São João Batista, Santa Catarina. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(14). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1503