INVESTIGANDO OS ERROS DOS ALUNOS COMO FONTE DE POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS

Autores

  • Diogo Pinheiro Santos
  • Natércia Andrade Lopes Neta

Resumo

Este artigo busca entender os aspectos que englobam os processos e dificuldades mostrados pelos alunos nas resoluções e aplicações de conceitos sobre as equações do 1º grau, tendo como referência, estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia da cidade de Maceió/AL. Diante disso, buscou-se entender a forma como o erro pode ser usado como agente que exerce influência positiva e desafiadora no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Registrou-se o entendimento dos alunos em torno do processo de assimilação das competências referentes ao estudo das equações desencadeado a partir da resolução de um exame com atividades matemáticas e discussão das estratégias usadas através de uma entrevista, projetando o erro como parte da construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Pinheiro Santos

Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática e Física, graduado em Matemática, UFAL.

Natércia Andrade Lopes Neta

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica, UFPE, especialista em Gestão Escolar e graduada em Matemática, UFAL.

Publicado

2014-02-12

Como Citar

Santos, D. P., & Lopes Neta, N. A. (2014). INVESTIGANDO OS ERROS DOS ALUNOS COMO FONTE DE POSSIBILIDADES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS. Educação Matemática Em Revista - RS, 2(14). Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/EMR-RS/article/view/1500