Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Mesas Redondas e Mesas de Experiências

Tecnologia Assistiva: contribuições para a formação de professores em rede nacional PDF
Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Cícera Aparecida Lima Malheiro, Klaus Schlünzen Junior
Contribuições da Didática da Matemática para as pesquisas em Educação Matemática Inclusiva: o acesso ao saber PDF
Luiz Márcio Santos Farias, Nadjanara Ana Basso Morás

Comunicação Científica

O PROFESSOR E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO NO ENSINO DA MATEMÁTICA PDF
Viviane Regina Silva, Vera Maria Jarcovis Fernandes
Narrativas de alunos autistas: percursos da Educação Básica à licenciatura em matemática PDF
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: A ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO COMO PROPOSTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Luana Pereira Cunha, Allana Tamires Silva, Vanessa Chaves Medeiros, Halana Garcez Borowsky
Multiplicação na ponta dos dedos: gelosia para alunos com deficiência visual PDF
Deise Fabiane Silva, Hellen Castro Almeida Leite, Cátia Aparecida Palmeira
O conhecimento matemático de surdocegos sob o olhar Etnomatemático PDF
Marcos Henrique Assunção Ramos, Vivilí Maria Silva Gomes, Elisabete Marcon Mello
Função exponencial no estudo da Mitose: uma abordagem de aprendizagem inclusiva com o uso de recursos didáticos adaptados/Tecnologia Assistiva PDF
Clarice Guedes Souza, Salete Maria Chalub BANDEIRA
O desenvolvimento de conhecimentos profissionais docentes em um contexto formativo para o ensino de Matemática no Atendimento Educacional Especializado PDF
Andressa Franciele Schipanski, Fabio Alexadre Borges
Os materiais didáticos e o foco da memória para a aprendizagem de tratamento da informação/gráficos estatísticos com uma estudante surda do Ensino Médio PDF
luciana araújo santos
Algoritmo da adição: uma proposta do uso do Soroban como material didático manipulável em turmas inclusivas PDF
Henrique Faria Nogueira, Lúcia Maria Ramos da Silva Santos, Ráira Graziela Manhães Carvalho, Mylane Dos Santos Barreto, Dhienes Charla Ferreira Tinoco
Inclusão de um aluno surdo na Licenciatura em Matemática: um estudo sobre as relações entre aluno surdo, professor e facilitador de aprendizagem PDF
Vanessa Barreto da Silva, claudia coelho de segadas vianna, Gisela Maria da Fonseca PINTO
No que você acredita?: (re)construção de representações sociais da Matemática com auxílio das Metodologias Ativas PDF
Elizabete Leopoldina da Silva
Cooperativas e vulnerabilidade social: uma abordagem sobre comunidades de prática no uso da matemática no tocante à inclusão social PDF
Márcio Alexandre do Nascimento Chagas, Carlos Eduardo Rocha dos Santos
O uso de recursos de tecnologia assistiva para a compreensão de gráficos de funções reais na disciplina de Cálculo de uma Variável I para alunos com deficiência visual no ensino superior. PDF
Mariane de Almeida da Silva, Claudia Coelho Segadas Vianna
A formação do professor de matemática inclusivo PDF
Caroline Lima, Claudia Segadas-Vianna
A Modelagem Matemática como alternativa pedagógica inclusiva PDF
Karina Silva D'aquila, Lays Silva Jeronimo, Cíntia da Silva
Atendimento Pedagógico Domiciliar: ensino de matemática além dos muros da escola no Estado do Pará PDF
Silvia Caroline Salgado Pena, Elielson Ribeiro de Sales
O Design Thinking aplicado na formação de professores de Matemática na perspectiva inclusiva PDF
Paula Soares Gomes da Silva, Carlos Eduardo Rocha dos Santos

Relato de Experiência

Caminho das Operações: uma experiência de futuras docentes na criação do jogo na perspectiva inclusiva PDF
Laura Victorya Rodrigues de Oliveira, Stephany Maria Pereira da Silva, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos
Educação Matemática Inclusiva e a transição escolar do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental – um estudo de caso PDF
Daiane Maria Seibert, Maykon Jhonatan Schrenk, Rodolfo Eduardo Vertuan
Criação de cenários para investigação remotamente com pessoas idosas em situação de isolamento social PDF
Rafael Ferreira Cardoso, Sara Maria Fagundes Conti Neves, Ronaldo André Lopes, Guilherme Henrique Gomes da Silva, Rejane Siqueira Julio
“Descobrindo o que vem depois do 1: uma pizza com sabor de Matemática”, videoaula acessível na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) PDF
Edre Almeida Corrêa, Priscila Rita da Silva, Ivanete Maria Ambrosio, Jadilson Serafim
Percepções de alunos surdos frente a oferta do ENEM em Libras: uma visão crítica. PDF
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Márcio Alexandre do Nascimento Chagas
Reflexões sobre uma prática com abordagem baseada em inquérito em aulas de matemática com alunos surdos PDF
Amanda Vieira Mendes, Nara Freitas Simões

Comunicação Científica

A estética japonesa do wabi sabi: uma proposta de ressignificação do ensino e aprendizagem de matemática para alunos com deficiência PDF
Alexandre Toman, Giselle Coutinho Ferreira, Thamiris Honório dos Santos
Dificuldade em aritmética em crianças com alta inteligência: efeito da ansiedade matemática? PDF
Bruna Kelly Teixeira de Araújo, Raphael Silva Santos Andrade, Priscila Virgínia Salles Teixeira Figueira, Júlia Paixão Consiglio, Patrícia Martins de Freitas
Uma proposta de introdução ao conceito de equivalência para o ensino de equações de primeiro grau com uma incógnita com foco em estudantes com um histórico de dificuldades de aprendizagem PDF
Carolina Cavalheiro Crittelli Sousa
O ensino de Matemática para estudantes com Transtorno do Neurodesenvolvimento: possibilidades para a sala de aula PDF
Andressa Franciele Schipanski, Veridiana Canassa Pinheiro, Dayane Fernanda Borges de Araújo Walke, Fabio Alexandre Borges
Elaboração de problemas de matemática no ensino médio: estratégias de trabalho em uma turma com aprendizes cegos incluídos. PDF
Cátia Aparecida Palmeira, Vânia Maria Pereria dos Santos-Wagner
A aprendizagem de razões trigonométricas por estudantes cegos: uma análise a partir da Teoria dos Campos Conceituais PDF
Evanilson Landim, Lícia de Souza Leão Maia Maia, Wilma Pastor de Andrade Sousa
Rampas e Trigonometria: o estudo sobre acessibilidade nas aulas de Matemática PDF
Maiara Brenda Jesus Santos, Anete Otília Cardoso de Santana Cruz
O olhar de professoras que ensinam matemática acerca da inclusão de estudantes surdos/as PDF
José Affonso Tavares Silva, Alanne de Jesus Cruz, Tiago de Jesus Souza, Anthoniberg Carvalho de Matos
As “ticas de matema” e a inclusão de estudantes surdos/as: uma reflexão teórica PDF
Tiago de Jesus Souza, Alanne de Jesus Cruz, José Affonso Tavares Silva, Denize da Silva Souza
Educação Matemática no contexto da Surdez: um panorama das pesquisas publicadas no Encontro Nacional de Educação Matemática PDF
Eduardo Pinheiro Monteiro Segundo, Thamires Belo de Jesus
A complexidade do ensino de matemática para alunos surdos PDF
José Affonso Tavares Silva, Alanne de Jesus Cruz, Anthoniberg Carvalho de Matos, Tiago de Jesus Souza
O ensino e aprendizagem de álgebra na educação de surdos: contribuições a partir do mapeamento de pesquisas PDF
Renata da Silva Dessbesel, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .