Corpo Editorial
					
			
				| Corpo Editorial | PDF | 
			
				| Agnaldo da Conceição Esquincalha,											Fábio Alexandre Borges |  | 
			
		
					
					Relatório do I ENEMI
					
			
				| Um evento histórico: o que foi e como aconteceu o I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva - ENEMI | PDF | 
			
				| Coordenação do I ENEMI |  | 
			
		
					
					Conferência de Abertura
					
			
				| O que foi feito de tudo o que a gente sonhou? Abertura e Fuga em Linha Reta | PDF | 
			
				| Carlos Roberto Vianna |  | 
			
		
					
					Mesas Redondas
					
			
				| MR1 - Aspectos Teóricos e Práticos da Educação Matemática Especial e Inclusiva | PDF | 
			
				| Solange Hassan Ahmad Ali Fernande,											Lulu Healy,											Guilherme Henrique Gomes da Silva |  | 
			
					
			
				| MR2 - Teorias de Sustentação para Pesquisas em Educação Matemática Especial e Inclusiva | PDF | 
			
				| Clélia Maria Ignatius Nogueira,											Bartira Fernandes Teixeira,											SÃlvia Terezinha Frizzarini |  | 
			
					
			
				| MR 2 - Didática da Matemática Francófona na Educação Inclusiva: alguns exemplos | PDF | 
			
				| Clélia Maria Ignatius Nogueira |  | 
			
					
			
				| MR3 - Contribuições das Escolas Especializadas para Educação Matemática Inclusiva | PDF | 
			
				| Claudia Coelho de Segadas Vianna,											Paula Marcia Barbosa,											Edson Akira Yahata |  | 
			
					
			
				| MR4 - Atividades Potencialmente Inclusivas no Ensino de Matemática | PDF | 
			
				| Ana Maria Martensen Roland Kaleff,											Fabiane Guimarães Vieira Marcondes,											Jurema Lindote Botelho Peixoto |  | 
			
					
			
				| MR4 - Recursos didáticos manipulativos potenciais para Educação Matemática Inclusiva de pessoas com deficiência visual | PDF | 
			
				| Ana Maria Martensen Roland Kaleff |  | 
			
					
			
				| MR5 - Formação de professores para a diversidade | PDF | 
			
				| Agnaldo da Conceição Esquincalha,											Fábio Alexandre Borges,											Ana Lúcia Manrique |  | 
			
					
			
				| MR6 - Educação Matemática e os Direitos Humanos para pessoas socialmente excluídas | PDF | 
			
				| Edmar Reis Thiengo,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa,											Geraldo Estáquio Moreira |  | 
			
		
					
					Comunicações Científicas e Relatos de Experiências
					
			
				| Educação Matemática Inclusiva: o Atendimento Educacional Especializado a alunos com deficiência visual em Campo Grande/MS. | PDF | 
			
				| Joyce Braga,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
					
			
				| O ENSINO DO SOROBAN EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SÃO OS PROTAGONISTAS | PDF | 
			
				| Wagner Rohr Garcez,											Regina Lucia Silveira Martins,											Regina Kátia Cerqueira Ribeiro |  | 
			
					
			
				| Atividades Orientadas no Contexto da Alfabetização Matemática na Educação Especial para a APAE de Maringá | PDF | 
			
				| Wynston Anunciado Olimpo,											Lucieli M. Trivizoli |  | 
			
					
			
				| O Jogo Tangram no processo de Ensino e de Aprendizagem de Matemática com estudantes com Deficiência Intelectual na  perspectiva  de Resolução de Problemas | PDF | 
			
				| Débora Resende Pereira Barbosa,											Rosana Maria Mendes |  | 
			
					
			
				| Representações Sociais acerca do processo de inclusão de alunos com deficiência visual construídas por professores de Física, alunos deficientes visuais e alunos videntes da escola regular | PDF | 
			
				| Karla Silene Oliveira Marinho Sathler,											Agnaldo da Conceição Esquincalha |  | 
			
					
			
				| O Estágio Supervisionado e a Prática de Ensino na Licenciatura de Matemática da UNIRIO como fontes de pesquisa em uma Educação Matemática Inclusiva | PDF | 
			
				| Raquel Tavares Scarpelli,											Agnaldo Esquincalha |  | 
			
					
			
				| Narrativas sobre o processo formativo de licenciandos em Matemática autistas na modalidade a distância | PDF | 
			
				| Renata Gilaberte Campos dos Santos,											Agnaldo Esquincalha,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa3 |  | 
			
					
			
				| Tampimática e o Pensamento Aritmético: um estudo de quantificação com um estudante com deficiência intelectual no Proeja | PDF | 
			
				| Elcio Pasolini Milli,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Práticas de professores que ensinam matemática para alunos autistas: panorama dos artigos científicos brasileiros | PDF | 
			
				| Ana Gabriela Cardoso do Nascimento,											Agnaldo Esquincalha |  | 
			
					
			
				| A inclusão de um aluno com TEA nas aulas de Matemática: as vozes dos envolvidos | PDF | 
			
				| Roberta Caetano Fleira,											Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes Fernandes |  | 
			
					
			
				| A PLATAFORMA KHAN ACADEMY PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR ALUNOS COM TDAH | PDF | 
			
				| Alexandre Matias Russo,											Celina A A P Abar |  | 
			
					
			
				| Apropriação do Conceito de Números por um Estudante com síndrome de Williams a partir do Conceito de Compensação de Vigotski | PDF | 
			
				| Flavia Fassarella Cola dos Santos,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSINO DO CAMPO MULTIPLICATIVO PARA AUTISTAS | XML | 
			
				| Jéssica Maria de Oliveira Luna,											Agnaldo Esquincalha |  | 
			
					
			
				| O Desafio do Atendimento Educacional Especializado no Ensino de Matemática: uma análise bibliográfica | PDF | 
			
				| Silvia Teresinha Frizzarini,											Rogério de Aguiar,											Ana Cristina Soares Almendana Silveira,											Lucilaine Coradin Adão Carvalho Bueno |  | 
			
					
			
				| Construção de Materiais Pedagógicos para o Ensino de Matemática de Alunos Surdos | PDF | 
			
				| Kelvia Nunes da Silva,											Walber Christiano Lima da Costa |  | 
			
					
			
				| Discalculia do Desenvolvimento: alguns resultados para compreensão desse transtorno | PDF | 
			
				| ISABEL Cristina Machado de LARA |  | 
			
					
			
				| A trajetória de escolarização de um aluno com deficiência visual em uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro | PDF | 
			
				| Fábio Garcia Bernardo,											Cláudia Coelho Segadas-Vianna |  | 
			
					
			
				| ANÁLISE DO REGISTRO DAS ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA ESTUDANTES CEGOS: DA TINTA AO BRAILE | PDF | 
			
				| Karen Valencia Mercado,											Ivete Baraldi |  | 
			
					
			
				| Ansiedade Matemática: como diminuir os efeitos deletérios por meio do Flow de imersão aos jogos matemáticos | PDF | 
			
				| Ana Maria Antunes de Campos,											Ana Lucia Manrique |  | 
			
					
			
				| Estudantes surdos e a construção da noção de tempo: estratégias de ensino em contexto bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) | PDF | 
			
				| Silene Pereira Madalena,											Caroline Lima de Souza |  | 
			
					
			
				| Um cenário de aprendizagem de probabilidade: uma possibilidade para alunos com deficiência visual | PDF | 
			
				| Jaqueline LIXANDRÃO SANTOS,											Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |  | 
			
					
			
				| Da teoria à prática: uma experiência com um licenciando surdo | PDF | 
			
				| Joseli Alves da Silva |  | 
			
					
			
				| Tangram: Uma proposta para o ensino de porcentagem a alunos com deficiência intelectual | PDF | 
			
				| Rosângela Pimenta de Sousa,											Alcione Marques Fernandes |  | 
			
					
			
				| Inclusão Escolar em escolas inovadoras e criativas: um olhar por meio da Educação Matemática | PDF | 
			
				| Erica Aparecida Capasio Rosa,											Ivete Maria Baraldi |  | 
			
					
			
				| Uma experiência com o GeoGebra utilizando dispositivos móveis envolvendo alunos do 8º ano em condições especiais | PDF | 
			
				| Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino |  | 
			
					
			
				| A experiência de utilizar o Soroban e o Material Dourado no ensino de Matemática a um Estudante Cego | PDF | 
			
				| Adrielly Antonia Santos Gomes,											Franciana Teixeira Franco Ribeiro,											Rosana Maria Mendes |  | 
			
					
			
				| Uma atividade introdutória ao conceito de função para alunos surdos: da concepção à aplicação | PDF | 
			
				| Renata Gilaberte Campos dos Santos,											Júlio César dos Santos Moreira |  | 
			
					
			
				| Uma Experiência com Monitoria Acadêmica de Matemática para Alunos Surdos no PROEJA: Expectativas e Desafios em Um Cenário de Precarização. | PDF | 
			
				| FabrÃcia Nicodemos de Souza,											Jéssica Passos Barreira,											André Guimarães Valente,											Fernanda Paixão de Souza Gouveia |  | 
			
					
			
				| Surdez, Matemática e Visualidade: uma experiência com um estudante Surdo. | PDF | 
			
				| CÃntia de Fátima Botelho,											Rosana Maria Mendes |  | 
			
					
			
				| Práticas de ensino de Matemática para alunos com TEA: diálogos com a BNCC na perspectiva inclusiva | PDF | 
			
				| Maximiliam Albano Hermelino Ferreira,											Ana Lúcia Manrique |  | 
			
					
			
				| Educação Matemática e Educação do Campo: possibilidades de ensino | PDF | 
			
				| Fernando Helder Cassimiro da Silva,											Thiago Donda Rodrigues |  | 
			
					
			
				| Uma tentativa de rastrear adolescentes com indícios de discalculia | PDF | 
			
				| Talita Neves Silva,											Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti |  | 
			
					
			
				| Experiências na Educação Matemática vinculadas a surdocegueira | PDF | 
			
				| Heniane Passos Aleixo,											ThaÃs Philipsen Grützmann |  | 
			
					
			
				| Perspectivas para a Formação de Professores no Contexto da Educação Matemática Inclusiva para Estudantes com Deficiência Visual | PDF | 
			
				| Valéria Belissa Pasuch,											Anelise Maria Regiani |  | 
			
					
			
				| Vendando alunos videntes para um mergulho na Matemática Combinatória Inclusiva | PDF | 
			
				| André Martins Pinto Ferreira Alves,											Ãgatha Cristina de Almeida Santos |  | 
			
					
			
				| Apropriação de práticas de numeramento por estudantes jovens e adultos surdos bilíngues em um curso de educação financeira | PDF | 
			
				| Rodrigo Carlos Pinheiro |  | 
			
					
			
				| O uso de tecnologias assistivas no ensino de matemática para alunos com deficiência visual no ensino superior | PDF | 
			
				| Mariane de Almeida da Silva,											Claudia Segadas Vianna |  | 
			
					
			
				| Inclusão e Matemática: realidade e desafios em uma universidade pública | PDF | 
			
				| Fernanda Barbosa Damasceno,											Natália dos Santos Carvalho,											Eulina Coutinho Silva do Nascimento,											Gisela Maria da Fonseca Pinto |  | 
			
					
			
				| O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | PDF | 
			
				| Paula Soares Gomes da Silva,											Carlos Eduardo Rocha dos Santos |  | 
			
					
			
				| REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA E O USO DE MATERIAIS GRAFOTÁTEIS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM UM CONTEXTO INCLUSIVO | PDF | 
			
				| Claudio Mendes Dias |  | 
			
					
			
				| Do surdo para o surdo: estratégias de ensino e aprendizagem da matemática | PDF | 
			
				| Janielli de Vargas Fortes,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| Abandono na inclusão: Um olhar de um professor em formação | PDF | 
			
				| Juan Costa Lemos,											Rafael Felipe Novôa Vaz |  | 
			
					
			
				| Trajetória escolar e profissional de uma docente negra em um Instituto de Matemática de uma Universidade Federal: experiências e superação de obstáculos. | PDF | 
			
				| Juliana Severino Mendonça Coutinho,											Antonio Carlos Fontes dos Santos |  | 
			
					
			
				| O Impacto do Projeto Fundão na Formação de Licenciandos para a Educação Matemática Inclusiva | PDF | 
			
				| Pedro Paixão Borges,											Esthela de Oliveira Santos Godoi |  | 
			
					
			
				| A Matemática na capoeira: uma abordagem contextualizada | PDF | 
			
				| Thais Guimarães Oliveira,											Antonio Carlos Fontes dos Santos |  | 
			
					
			
				| Uma parceria universidade-escola: atividades em Sala de Recursos Multifuncionais | PDF | 
			
				| Vanessa Barreto da Silva,											Jeanne Denise Bezerra de Barros |  | 
			
					
			
				| Intersecções de práticas pedagógicas para surdos e ouvintes no ensino de Matemática: o caso de uma professora bilíngue | PDF | 
			
				| Renata Vanessa Souza Gonçalves Pereira,											Clélia Maria Ignatius Nogueira,											Fábio Alexandre Borges |  | 
			
					
			
				| A participação de expositores público da Educação Especial nas Feiras de Matemática: alinhamento à perspectiva de Educação Inclusiva | PDF | 
			
				| Carla Peres Souza |  | 
			
					
			
				| Competência Percebida por alunos de Matemática da UFRJ | PDF | 
			
				| Rodrigo de Salles Macena da Cruz,											Antônio Carlos Fontes dos Santos |  | 
			
					
			
				| UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÓGICA MATEMÁTICA DE UM ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM CAMPO GRANDE/MS | PDF | 
			
				| Jaqueline Ferreira Cordeiro,											Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |  | 
			
					
			
				| A matemática da diferença na formação inicial de professores | PDF | 
			
				| ERIKA SILOS DE CASTRO BATISTA,											LEILIANE COUTINHO DA SILVA RAMOS,											LULU HEALY |  | 
			
					
			
				| A prática revela uma experiência atípica | PDF | 
			
				| Edilena Costa Silva |  | 
			
					
			
				| Investigando a sala de aula de matemática com alunos incluídos: dando vozes a alguns envolvidos | PDF | 
			
				| Erasto Piedade Alonso,											Anna Paula de Oliveira Queiroz,											Rayana de Oliveira França Carvalho,											Scarlett Andrade Pereira |  | 
			
					
			
				| Uma dinâmica para a socialização de um aluno autista do nono ano do ensino fundamental | PDF | 
			
				| Karla Eliz de Borba Gomes de Oliveira,											Rogério de Aguiar,											Silvia Teresinha Frizzarini |  | 
			
					
			
				| As Transformações no Saber Ensinado para um Aluno Cego Incluído em uma Sala Regular: no ensino das medidas de tendência central | PDF | 
			
				| Marcus Bessa de Menezes,											Wanessa Lays Oliveira dos Santos |  | 
			
					
			
				| Construção de tarefas por meio da noção de variáveis em um modelo praxeológico para inclusão de alunos surdos | PDF | 
			
				| Nadjanara Ana Basso Morás,											Clélia Maria Ignatius Nogueira |  | 
			
					
			
				| Formação de Professores sob o olhar da preceptora:alunos do programa de residência pedagógica em matemática e uma prática inclusiva | PDF | 
			
				| Amália Bichara Guimarães,											Gisela Maria Pinto |  | 
			
					
			
				| Ensino de geometria para uma estudante com deficiência intelectual | PDF | 
			
				| Marcelio Adriano Diogo |  | 
			
					
			
				| Consciência e Representatividade Afro-Brasileira: uma experiência de uma educação matemática inclusiva no ensino básico | PDF | 
			
				| Luis Gustavo Marques Soares,											Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa |  | 
			
					
			
				| Uma visão helleriana da inserção social na EaD: Análise do cotidiano e da cotidianidade na formação de professores de Matemática em rede nacional (PROFMAT). | PDF | 
			
				| Débora Gaspar Soares,											Márcio Rufino Silva |  | 
			
					
			
				| Alunos surdos e suas multiplicações: interlocuções com a Etnomatemática | PDF | 
			
				| Francisca Melo Agapito,											Ieda Maria Giongo,											Morgana Domênica Hattge |  | 
			
					
			
				| Possíveis relações entre o ensino de Matemática e representações sociais docentes acerca de estudantes com autismo | PDF | 
			
				| Dayane Fernanda Borges de Araujo Walker,											Fábio Alexandre Borges |  | 
			
					
			
				| Discalculia do Desenvolvimento: um estado da arte | PDF | 
			
				| Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| As funções discursivas de Raymond Duval: análise do discurso de um aluno discalcúlico | PDF | 
			
				| Jorge Paulino Silva Filho,											Méricles Thadeu Moretti |  | 
			
					
			
				| Uma estudante cega e a aprendizagem em matemática: apontamentos semio-cognitivos no acesso aos objetos de saber | PDF | 
			
				| Daiana Zanelato dos Anjos,											Méricles Thadeu Moretti |  | 
			
					
			
				| Educação Matemática Inclusiva e a formação de professores: uma ciranda de pesquisas | PDF | 
			
				| Ivete Maria Baraldi |  | 
			
					
			
				| Interpretação de gráficos por estudantes cegos: reflexões sobre o uso de tecnologia assistiva | PDF | 
			
				| MAYRA DARLY DA SILVA,											Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho Carvalho |  | 
			
					
			
				| Grafos e inclusão:  conectando percepções no FESTMAT do Colégio Pedro II | PDF | 
			
				| Vanessa Henriques Borges,											Ivail Muniz Júnior |  | 
			
					
			
				| A adaptação de tabelas e gráficos estatísticos em obras didáticas de Matemática em braille | PDF | 
			
				| Rodrigo Cardoso dos Santos,											Claudia Coelho de Segadas-Vianna,											Antonio Carlos Fontes dos Santos |  | 
			
					
			
				| Panorama brasileiro da Educação Matemática Inclusiva e a linguagem de programação Scratch: uma revisão bibliográfica | PDF | 
			
				| TULA Rocha MORAIS |  | 
			
					
			
				| Somos todos normais | PDF | 
			
				| Ãria Bonfim Gaviolli |  | 
			
					
			
				| O ATO DE LER E O LEDOR | PDF | 
			
				| Ledo Vaccaro Machado,											Cláudia Segadas-Vianna |  | 
			
					
			
				| Experiência de ser surdo num curso de Licenciatura em Matemática: entrelaçando olhares | PDF | 
			
				| Thamires Belo de Jesus,											Rafael da Cunha Braga,											Edmar Reis Thiengo |  | 
			
					
			
				| As representações sociais de professores de Matemática acerca da disciplina Cálculo Diferencial e Integral | PDF | 
			
				| Elizabete Leopoldina da Silva,											Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |  | 
			
		
					
					Créditos
					
			
				| Editoração dos Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva |  | 
			
				| Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha,											Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges |  | 
			
		
			
		
			 
		
		Este trabalho está licenciado sob uma 
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .