GD1 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
AS MUDANÇAS GERADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM MATERIAIS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ENSINO DE ÁLGEBRA |
PDF
|
Débora Cristina Borba Pereira Favero |
|
MAPEAMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE O TEMA GRANDEZAS E MEDIDAS: O CENÁRIO DE UMA DÉCADA |
PDF
|
Janaina Pinheiro Vece |
|
LETRAMENTO MATEMÁTICO: DOS DOCUMENTOS CURRICULARES AOS SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Anie Masquete Paruta |
|
LETRAMENTO ESTATÍSTICO: CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE BARRAS COM EXCEL OU LÁPIS E PAPEL |
PDF
|
Marcilia Elane do Nascimento Pontes |
|
APRENDIZAGEM DOCENTE E TÓPICOS DA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS PERTINENTES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I |
PDF
|
ANDERSON ADELMO SILVA |
|
A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS LIGADAS AO SENTIDO DE NÚMERO |
PDF
|
Francieli Aparecida Prates dos Santos |
|
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Luciana de Souza |
|
UM LEVANTAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE NÚMEROS RACIONAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1997-2017) |
PDF
|
Diana Maia |
|
O CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO E AS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM: UMA INVESTIGAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL I, A RESPEITO DAS IDEIAS BASE DE FUNÇÃO |
PDF
|
Luciana Del Castanhel Peron |
|
APRENDIZAGEM DE PORCENTAGEM E JUROS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
PDF
|
Elba Silva |
|
UM ESTUDO FUNDAMENTADO PELA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO DA PROFESSORALIDADE DE PROFESSORAS POLIVALENTES |
PDF
|
Luana Leal Alves |
|
PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Jéssica Daiane da Silva |
|
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA ANALÍTICA NA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DA MARÉ- RJ |
PDF
|
Ariene Vitalino da Silva |
|
A EXPLICAÇÃO ORAL NO ENSINO DE GRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Rita de Cássia Gonçalves Muniz |
|
O JOGO DE CARTAS COMO PROPOSTA DE TRABALHO COM CRIANÇAS DE 6 ANOS NUM CONTEXTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Carla Mariana Rocha Brittes da Silva |
|
CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO NO PENSAMENTO COMPUTACIONAL |
PDF
|
Mariana Maestripieri Okamoto |
|
QUIZ – UM ELEMENTO MEDIADOR DE APRENDIZAGEM ENTRE A CRIANÇA E O CONHECIMENTO |
PDF
|
Éllen Alves Matsuchita |
|
IDEIAS DO CONCEITO DE FUNÇÃO MOBILIZADAS POR ALUNOS DO 5ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DE PROBLEMAS MISTOS |
PDF
|
Carla Larissa Halum Rodrigues |
|
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR NO ÂMBITO DAS PLANIFICAÇÕES DE SUPERFÍCIES GEOMÉTRICAS ESPACIAIS |
PDF
|
Débora Mares Meireles |
|
QUE CONHECIMENTOS REVELAM CRIANÇAS DO 3ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE GRÁFICOS E TABELAS DURANTE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO EMAI |
PDF
|
Valdinéia Prates Ribeiro |
|
GD2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
NÚMEROS IRRACIONAIS: UMA ANÁLISE EM MATERIAL DIDÁTICO |
PDF
|
Fabio Freire dos Santos |
|
ATELIÊ DE MATEMÁTICA: UM ESPAÇO PARA DIÁLOGO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Leandro de Andrades Campos |
|
DIVISÃO: AS COMPREENSÕES DE ALUNOS DO 5º E DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Daiane Gomes Prior |
|
INVESTIGANDO O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÕES |
PDF
|
Daiana dos Santos Oliveira Fischer |
|
ESCOLHA DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ENTREVISTAS E ANÁLISES |
PDF
|
Fernando Paulino de Cerqueira Netto |
|
ÁREA DE FIGURAS PLANAS: UMA METANÁLISE A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS |
PDF
|
Juliana Gabriele Kiefer |
|
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR AO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Felipe da Silva Souza |
|
O TRABALHO COM TAREFAS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
PDF
|
Diego Barboza Prestes |
|
APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS DE DIVISÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA TEÓRICA DE BROUSSEAU E A DINÂMICA DOS JOGOS |
PDF
|
Celia Alves Pereira |
|
ANÁLISE DE ERROS NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA OBMEP RELACIONADAS ÀS GRANDEZAS PERÍMETRO E ÁREA |
PDF
|
ThaÃs Vendruscolo |
|
A ABORDAGEM DO VOCABULÁRIO MATEMÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE VIANÓPOLIS - GO |
PDF
|
Ana Karine Moreira Silva |
|
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A ÁREA DE PARALELOGRAMOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
PDF
|
Luiz Henrique do Nascimento |
|
OS JOGOS COMO RECURSO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
PDF
|
Simone Aparecida Martins |
|
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS |
PDF
|
Leandra dos Santos |
|
DEMONSTRAÇÕES GEOMÉTRICAS POR MEIO DE EXPERIMENTAÇÕES |
PDF
|
Carlos Eduardo Ladeira Vidigal |
|
UM ESTUDO SOBRE OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES ENVOLVENDO A SELEÇÃO DE TAREFAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Franciéllem Roberta Gonçalves |
|
UM MAPEAMENTO DE TESES SOBRE A TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS |
PDF
|
Joice D'Almeida |
|
O ENSINO DE FRAÇÕES EM UMA TURMA DE 6º ANO |
PDF
|
Roseane Nunes Garcia de Souza |
|
TRANSIÇÃO DA ARITMÉTICA PARA A ÁLGEBRA: UMA ABORDAGEM COM O USO DE REGULARIDADES E PADRÕES |
PDF
|
Daniella de Paula Pereira de Souza |
|
FEIRAS DE MATEMÁTICA DE JUIZ DE FORA: INVESTIGANDO PROCESSOS FORMATIVOS NOS ALUNOS PARTICIPANTES |
PDF
|
Nayara de Oliveira Costa |
|
A INTRODUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E DO USO DE ALGEBRA TILES |
PDF
|
Franciele Marciane Meinerz |
|
GD3 - Educação Matemática no Ensino Médio
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE GRANDEZAS E MEDIDAS COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO - PROEJA |
PDF
|
Solange Taranto de Reis |
|
MATEMÁTICA COM MÚSICA ENQUANTO CIÊNCIA: IMPLICAÇÕES DE UM ESTUDO DE CASO NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Lucas Teixeira da Silva |
|
TEORIA DOS JOGOS PARA O ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Luiz Cláudio Alves de Carvalho |
|
UMA METODOLOGIA PARA A ANÁLISE DE DIAGRAMAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Alan Silva dos Santos |
|
ANÁLISE DAS PRAXEOLOGIAS DOS ESTUDANTES DO 1ºANO DO ENSINO MÉDIO EM UM MODELO INTERDISCIPLINAR ENVOLVENDO FUNÇÃO AFIM ENTRE MATEMÁTICA, QUÍMICA E FÍSICA |
PDF
|
Abel de Oliveira Carneiro |
|
PROBLEMAS MISTOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM |
PDF
|
Fabricia Bernardino |
|
O NÚMERO RACIONAL EM SUA FORMA FRACIONÁRIA: O LUGAR DE UM CONCEITO EM FORMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Maria das Graças Morato Lobato Menezes |
|
PRAXEOLOGIA MATEMÁTICA E PESSOAL: RELAÇÕES EXISTENTES NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO E NAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES NAS AVALIAÇÕES DO SAEPE |
PDF
|
Cláudia Danielle da Silva Oliveira |
|
UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM LIVROS DIDÁTICOS NO ENSINO MÉDIO SOB O OLHAR DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO. |
PDF
|
José Terêncio Neto |
|
TAREFAS DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE COMBINATÓRIA |
PDF
|
Erika Regina Santana da Silva Pereira |
|
ANÁLISE DOS NÍVEIS DE DEMANDA COGNITIVA DE TAREFAS DE GEOMETRIA FORNECIDAS POR LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO OPPORTUNITY-TO-LEARN |
PDF
|
Beatriz Fernanda Litoldo |
|
MATEMÁTICA EMOCIONAL: PESQUISA DE DIAGNÓSTICO AFETIVO NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – IFRS – CAMPUS RIO GRANDE |
PDF
|
André Nunes Ferreira |
|
SITUAÇÕES-PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS |
PDF
|
Clarice de Almeida Miranda |
|
SEQUÊNCIAS E SÉRIES GEOMÉTRICAS: UMA ABORDAGEM COM VÁRIOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
PDF
|
Rodrigo Martins Lopes |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO ESCOLAR NO NÍVEL MÉDIO |
PDF
|
Lauro Chagas e Sá |
|
ENSINO DA MATEMÁTICA E A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE: PONTOS DE CONTATOS E CONSONÂNCIAS |
PDF
|
Alessandro Emilio Teruzzi |
|
GD4 - Educação Matemática no Ensino Superior
LICENCIANDOS(AS) EM MATEMÁTICA E OS PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO DE PRÁTICAS DE NUMERAMENTO ACADÊMICAS |
PDF
|
Gildelson Felicio de Jesus |
|
SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA COM A TEMÁTICA DERIVADAS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I |
PDF
|
Jonata Souza dos Santos |
|
ORIGAMI: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
PDF
|
Carolina Yumi Lemos Ferreira Graciolli |
|
ÁLGEBRA LINEAR NOS CURSOS DE ENGENHARIA: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA CURRICULAR DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE TRÊS UNIVERSIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO |
PDF
|
Juliana Martins Philot |
|
INVESTIGANDO AS CONTRIBUIÇÕES DOS LESSON STUDY NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES DERIVADAS EM CÁLCULO I |
PDF
|
José Cirqueira Martins Júnior |
|
INGRESSANTES NUMA FACULDADE DE TECNOLOGIA: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA VINDAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Cláudia Pereira dos Santos |
|
ANÁLISE DO RACIOCÍNIO COVARIACIONAL EM TAREFAS PROPOSTAS A ESTUDANTES DE CÁLCULO |
PDF
|
Marcio Alexandre Volpato |
|
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA AUXILIADA POR COMPUTADOR: IDENTIFICAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM DERIVADAS |
PDF
|
Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa |
|
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM PROVAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÕES SIMULTÂNEAS À LUZ DA REINVENÇÃO GUIADA |
PDF
|
Diovanna Bortoletto |
|
UNIDADES DE ENSINO POTENCIAMENTE SIGNIFICATIVAS NA DISCIPLINA DE PRÉ-CÁLCULO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO FUNCIONAL |
PDF
|
João Paulo Correa de Oliveira Junior |
|
A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA INTEGRAL DEFINIDA NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO |
PDF
|
Janine Freitas Mota |
|
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS NA ENGENHARIA CIVIL |
PDF
|
Rieuse Lopes Pinto |
|
OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM EM MOMENTOS FORMAIS DE AVALIAÇÃO EM AULAS DE CÁLCULO |
PDF
|
Roberta Marcelino de Almeida Alves |
|
AS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
LÃviam Santana Fontes |
|
INTEGRAIS MÚLTIPLAS: UMA PROPOSTA VISANDO CONTEXTUALIZÁ-LAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA |
PDF
|
Galvina Maria de Souza |
|
A PRESENÇA DA MATEMÁTICA NAS PROVAS DO ENADE DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO |
PDF
|
Sonia Maria Martins Corsi |
|
GD5 - História da Matemática e da Educação Matemática
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DO PROVÃO E ENADE |
PDF
|
Eliane Siviero da Silva Dalbon |
|
UMA HERMENÊUTICA DA COLEÇÃO “O PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM AÇÃO”: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Leandro Josué de Souza |
|
SABERES MATEMÁTICOS PRESENTES NAS ESCOLAS NORMAIS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL (1940-1971) |
PDF
|
Luciane Bichet Luz |
|
PROBLEMAS ARITMÉTICOS E O ENSINO: ORIENTAÇÕES DE VICTOR MERCANTE (BUENOS AIRES, 1905). |
PDF
|
Andreia Fernandes de Souza |
|
TENDÊNCIAS DE PESQUISAS ACADÊMICAS COM ENFOQUE NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio |
|
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: ASPECTOS HISTÓRICOS |
PDF
|
Mariana Duarte de Souza |
|
A INSTAURAÇÃO DO COLÉGIO PIRACICABANO E O “DEBUT” DA EDUCAÇÃO FEMININA EM PIRACICABA NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX |
PDF
|
Renata Caterine Gambaro Cleto da Silva |
|
O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFRN: REGISTROS DE UMA HISTÓRIA |
PDF
|
CÃdia Paula da Costa Alves |
|
UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA NO INSTITUTO FREUDENTHAL |
PDF
|
Fernanda Boa Sorte Rocha |
|
A EXPERTISE PROFISSIONAL DA PROFESSORA VITALIA CAMPOS NA UTILIZAÇÃO DAS CARTAS DE PARKER PARA O ENSINO DE ARITMÉTICA |
PDF
|
Robert Rene Michel Michel Junior |
|
ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: CONJUNTO DE FATOS QUE CONTRIBUIRAM PARA FORMAR O CONTEÚDO PROGRAMADO DE MATEMÁTICA SECUNDÁRIA |
PDF
|
Luiz Antônio Gonçalves da Silva |
|
ENSINO DE MATEMÁTICA EM SALAS MULTISSERIADAS NO RIO GRANDE DO NORTE: PERSPECTIVAS EM CONSTRUÇÃO |
PDF
|
Bárbara Fernandes Costa |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA VISCONDE DE CAIRU NO PERÍODO DO MOVIMENTO DA ESCOLA NOVA |
PDF
|
Aline Suemi Moroto |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTADO DO CEARÁ: ENTRADAS E TRÂNSITOS |
PDF
|
Gisane Fagundes Rodrigues |
|
UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA RURAL ÁGUA DO MANDI POR MEIO DA HISTÓRIA ORAL |
PDF
|
Juliana de Melo |
|
EXPERTS E EXPERTISES DE MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO DO MUNICÍPIO DE JUIZ DE FORA |
PDF
|
Isabela Magalhães Kirchmair |
|
ABAIXO EUCLIDES OU IGUAL EUCLIDES? ALGUMAS IMPRESSÕES SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA EM TEMPOS DE MATEMÁTICA MODERNA |
PDF
|
Marizete Nink de Carvalho |
|
O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA: ORIENTAÇÕES DADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SÃO PAULO, DÉCADA DE 1970 |
PDF
|
Relicler Pardim Gouveia |
|
“ELEMENTOS” DE EUCLIDES E GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Thais Maria Barbosa Goulart |
|
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970: OS CADERNOS MEC DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Lais Mendes Bonifacio |
|
EDUCADORAS MATEMÁTICAS PARANAENSES: TRAJETÓRIA, PROFISSÃO E MEMÓRIAS |
PDF
|
Tailine Audilia de Santi |
|
A CONSTRUÇÃO CIENTÍFICA DOS PROGRAMAS: A ARITMÉTICA EM APONTAMENTOS DE PSICOLOGIA (SÃO PAULO, 1934) |
PDF
|
Jefferson dos Santos Ferreira |
|
SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA (GEOMETRIA): MANUAIS ESCOLARES EM TEMPOS DE ESCOLA NOVA |
PDF
|
Evellin Sena Cruz |
|
A ESCRITA DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: AS PRÁTICAS NAS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS DE ANTÔNIO CARLOS (SC) |
PDF
|
Francine Fragoso de Miranda Silva |
|
EXPERTS E/OU INTELECTUAIS? AS CONTRIBUIÇÕES DOS PERSONAGENS DO ENSINO INDUSTRIAL BRASILEIRO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Oscar Silva Neto |
|
UMA CARACTERIZAÇÃO DO SABER CÁLCULO MENTAL SISTEMATIZADO POR MARIA DO CARMO SANTOS DOMITE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1980 – 1996 |
PDF
|
Antônio Robert Chagas Conceição |
|
SABERES MATEMÁTICOS A ENSINAR NOS BOLETINS DO CENTRO DE PESQUISAS E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS/RS (1947-1966) |
PDF
|
Leonardo Thomaz Sauter |
|
GEOMETRIA E DESENHO REGISTRADOS EM DOCUMENTOS E CADERNOS ESCOLARES, 1890-1990 |
PDF
|
José Erisvaldo Lessa Vieira |
|
O CONCEITO DE NÚMERO E A MATEMÁTICA PARA ENSINAR: O CASO DAS PROPOSTAS CURRICULARES PAULISTAS DA DÉCADA DE 1970 |
PDF
|
André Francisco de Almeida |
|
AS REVISTAS PEDAGÓGICAS PAULISTAS E AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: UM LEVANTAMENTO QUALI-QUANTITATIVO, 1890 – 1903 |
PDF
|
Victor Hugo de Lemos Gomes |
|
UMA HISTÓRIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO DO BOLSÃO/MS |
PDF
|
Natalia Cristina Silva |
|
A ARITMÉTICA E OS CENTROS DE INTERESSE: PROPOSTAS DE MUDANÇAS NO SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA, 1920 - 1930 |
PDF
|
Juliana Chiarini Balbino Fernandes |
|
UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR NOS CENTROS DE INTERESSE |
PDF
|
Joana Kelly Souza dos Santos |
|
O ENSINO DE ÁLGEBRA NA ESCOLA PRIMÁRIA DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PROVAS ESCOLARES |
PDF
|
Jéssica Otaviano das Virgens |
|
A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: OS CAMINHOS PERCORRIDOS DE 1889 ATÉ A INSTITUIÇÃO DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESPÍRITO SANTO |
PDF
|
ROSIANE PEREIRA LIMA |
|
A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ESPELHO DA LITERATURA BRASILEIRA SOBRE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO |
PDF
|
Renata Cardoso Barbosa |
|
ARITMÉTICA INTUITIVA: OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DE RAMON ROCA DORDAL (1891) |
PDF
|
karina Cristina dos Santos Pavarin |
|
GD6 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância
UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA ESCOLA EM COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA |
PDF
|
Jacson José Rosa da Silva |
|
EXPLORANDO O INFINITO COM O SOFTWARE GEOGEBRA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES |
PDF
|
VinÃcius Aparecido Salatta |
|
EXPLORAÇÃO DE PADRÕES DE REPETIÇÃO NO SCRATCH |
PDF
|
Rita de Cássia Idem |
|
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA – UMA PROPOSTA PARA INTEGRAR TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE |
PDF
|
Karina Nunes da Silva |
|
UMA PROPOSTA DO USO DE EXCEL PARA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
PDF
|
Alisson Barreira dos Reis |
|
USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA EXPLORAÇÃO DE PROBLEMAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA DEMONSTRAÇÕES EM CÁLCULO INFINITESIMAL COM TECNOLOGIAS |
PDF
|
Lara Martins Barbosa |
|
DESENVOLVENDO A VISUALIZAÇÃO POR MEIO DE PAPEL, LÁPIS E TOQUES NA TELA |
PDF
|
ThaÃs Fernanda de Oliveira Settimy |
|
SMARTPHONE E INTEGRAIS MÚLTIPLAS: O QUE PODEMOS? |
PDF
|
Victor Ferreira Ragoni |
|
O PROJETO DE LEGO ROBÓTICA DA RME À LUZ DA THC: CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Desirée Silva Lopes Pereira |
|
CONTRIBUIÇÕES DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA EURICO DE AGUIAR SALLES |
PDF
|
Roger da Trindade Gomes |
|
TAREFAS EXPLORATÓRIAS UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Vania Sara Doneda de Oliveira |
|
EM CENA A PRODUÇÃO DE VÍDEO E O PROTAGONISMO ACADÊMICO NA COMUNICAÇÃO DE IDEIAS MATEMÁTICAS |
PDF
|
Marcelo Batista de Souza |
|
O OLHAR DE UM LICENCIANDO EM MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Marcela Souza Silva |
|
PENSAMENTO COMPUTACIONAL, MATEMÁTICA E UMA ABORDAGEM COM O SCRATCH |
PDF
|
Kaoma Ferreira de Bessa |
|
USO DE RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLA |
PDF
|
Tahieny Kelly de Carvalho |
|
A CULTURA DIGITAL FRENTE ÀS DEMANDAS AGRÍCOLAS: A ROBÓTICA EDUCACIONAL E AS ESCOLAS DO CAMPO, RELAÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Giane Fernanda Schneider Gross |
|
APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM AMBIENTES COMPUTACIONAIS SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
PDF
|
Elivelton Henrique Gonçalves |
|
DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS ENTRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE WEB CURRÍCULO |
PDF
|
Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas |
|
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA: COMO OS CONTEÚDOS SE FAZEM PRESENTES? |
PDF
|
Neumar Regiane Machado Albertoni |
|
ROBÓTICA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O LUDOBOT |
PDF
|
Érica Oliveira dos Santos |
|
EM BUSCA DE PERCEPÇÕES CONSTRUTIVISTAS NO APP INVENTOR |
PDF
|
André Aparecido da Silva |
|
A INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Sandra Menezes |
|
PROGRAMAÇÃO COMO UMA FERRAMENTA NO ENSINO DE MATRIZES |
PDF
|
Pedro Araújo Kalile |
|
KHAN ACADEMY: CONTEXTOS DE USOS PARA UMA APRENDIZAGEM INOVADORA |
PDF
|
Juliano Caetano Pinto |
|
DISPOSITIVO PARA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
PDF
|
Joélia Santos de Lima |
|
AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO SIMULAÇÕES E ANIMAÇÕES NO SOFTWARE GEOGEBRA |
PDF
|
João Carlos Alves Pereira Junior |
|
PROPOSTA PEDAGÓGICA BASEADA NA APRENDIZAGEM MÓVEL E MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Neuber Silva Ferreira |
|
SALA DE AULA INVERTIDA: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DA FORMA TRIGONOMÉTRICA DOS NÚMEROS COMPLEXOS |
PDF
|
João Anderson Mendes |
|
PRODUÇÃO DE VÍDEOS MULTIMOLDAIS: POSSIBILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS |
PDF
|
Geciara da Silva Carvalho |
|
MATEMÁTICA, ARTE E TECNOLOGIA: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES INSCRITOS NO III FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL |
PDF
|
Hercules Gimenez |
|
A USABILIDADE NA CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Bruna Caroline Leite |
|
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM AULAS DE MATEMÁTICA COM O SOFTWARE SCRATCH |
PDF
|
Handley Magno Bernardo Lopes |
|
TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESTATÍSTISCO: UM ESTUDO DA TRANSNUMERAÇÃO |
PDF
|
José Ronaldo Alves Araújo |
|
O USO DO GEOGEBRA NA INVESTIGAÇÃO DO PENSAMENTO DIFERENCIAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Ana Rita Domingues |
|
REALIDADE AUMENTADA: POSSIBILIDADES PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
PDF
|
Anderson LuÃs Pereira |
|
ROBÓTICA ESTRUTURAL: UMA PROPOSTA PARA UTILIZAÇÃO COMO RECURSO NO ENSINO DE FUNÇÃO AFIM |
PDF
|
Jefferson Barbosa Jimenez |
|
PERCORRENDO USOS/SIGNIFICADOS DO QR CODE NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS FORMATIVOS |
PDF
|
Thayany Benesforte da Silva |
|
ROBÓTICA NA ESCOLA PÚBLICA: UMA ATIVIDADE EXTRACURRICULAR PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADES NO APRENDIZADO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Danubia Baltazar da Cruz |
|
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA ERA DIGITAL |
PDF
|
Nádia Alcântara da Silva |
|
MACHINE LEARNING E PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Mateus Dauã de Morais |
|
O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O CONTEXTO DO ENSINO DE CÁLCULO INTEGRAL |
PDF
|
Izaias Paula de Jesus |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: O SCRATCH COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Marcos Paulo Tavares da Silva |
|
ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO DE UM CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Ana Paula Mayara Vitolo |
|
CYBERFORMAÇÃO COM PROFESSORES IMERSOS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE REALIDADE VIRTUAL |
PDF
|
Rosana Piovesan Pinheiro |
|
MAPEAMENTO SOBRE OS ARTIGOS ENVOLVENDO GEOGEBRA APRESENTADOS NO ENCONTRO BRASILEIRO DE PÓS – GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Luciano Teodoro da Silva |
|
O USO DE TECNOLOGIAS NOS AOS INICIAIS |
PDF
|
Fernanda da Silva Damato |
|
GD7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Cirléia Pereira Barbosa |
|
O USO DO ESTUDO DE AULA (LESSON STUDY) NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Simone Dias da Silva |
|
PARTICIPAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS DE NUMERAMENTO: UMA ANÁLISE À LUZ DOS ESTUDOS DE JEAN LAVE E ETIENNE WENGER |
PDF
|
Neomar Lacerda Silva |
|
UMA LEITURA DAS FALAS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE “SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA” |
PDF
|
Walter LuÃs Moura Silva |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O PENSAMENTO ALGÉBRICO E OS SEUS INDÍCIOS NA PRÁTICA LETIVA DOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Daniela Inês Baldan da Silva |
|
O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM PROJETO DE PESQUISA COM O FOCO PEDAGOGO-PROFESSOR DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Tânia Mara Vitaczik Campanucci |
|
PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NO MOVIMENTO DAS FEIRAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Araceli Gonçalves |
|
JOGOS DIGITAIS PARA/NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UM PROJETO DE PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS METODOLÓGICOS |
PDF
|
Danielle Sousa Silva |
|
SENTIDOS DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Luana Cristina Baier |
|
UM CAMINHO, UM OLHAR, UM NOVO FAZER: NARRATIVAS DE PROFESSORES APÓS FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA |
PDF
|
Ana Paula Gonçalves Pita |
|
CONHECIMENTOS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E O SINAL DE IGUALDADE: UMA INVESTIGAÇÃO COM TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL |
PDF
|
Lilian Cristina de Souza Barboza |
|
ENTRE O MACHADO E O CACETE: DE UM OLHAR PARA A UM OLHAR COM AS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU A PARTIR DAS DIFERENTES MATEMÁTICAS |
PDF
|
Kelly Almeida Oliveira |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES |
PDF
|
Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi |
|
UM ESTUDO DA ESCRITA REFLEXIVA PRESENTE NO CADERNO DE AULA COM REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Alisson Henrique dos Santos |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTÁGIO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Lúcia Renata dos Santos Silveira |
|
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA MOBILIZADO POR FUTUROS PROFESSORES EM UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO |
PDF
|
André Lima Rodrigues |
|
CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA FORMATIVA ENVOLVENDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Juliana Pereira Zorzin Silva |
|
VÍDEOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES QUE EMERGEM DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA |
PDF
|
MarÃlia Franceschinelli de Souza |
|
O RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO EM FOCO: CONHECIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA MANIFESTADOS NESSA ESCRITA REFLEXIVA |
PDF
|
Gabriela da Silva Oliveira |
|
ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CORRELAÇÕES COM A PRÁTICA DO PROFESSOR FORMADOR EM CURSOS DE PEDAGOGIA |
PDF
|
CÃntia Raquel Ferreira Mercado de Almeida |
|
PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E SUA FORMAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA |
PDF
|
Joel Staub |
|
FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA QUE ENVOLVAM O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: POSTURA DO DOCENTE DIANTE DO COMPUTADOR |
PDF
|
Fábio Vieira Abrão |
|
UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA COM RELAÇÃO À TRIGONOMETRIA |
PDF
|
Wellington da Silva |
|
MATEMÁTICA FINANCEIRA EM UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Vera Mônica Ribeiro |
|
POSSIBILIDADES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE |
PDF
|
Ana Caroline Frigéri Barboza |
|
TRAJETÓRIA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA NA REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS ASSENTES NO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Dalva Spiler Brandelero |
|
CRITÉRIOS UTILIZADOS POR PROFESSORES PARA SELECIONAR SITUAÇÕES DE ENSINO ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS |
PDF
|
Jaqueline Silva Assis |
|
OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O ENSINO COM AS TD: O INÍCIO DE UMA CAMINHADA |
PDF
|
Eder Paulo Pereira |
|
SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS: POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO NO ESTUDO DE AULA |
PDF
|
Carolina Cordeiro Batista |
|
APRENDIZAGEM DOCENTE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Alex Henrique Alves Honorato |
|
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ÁLGEBRA ABSTRATA E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO ÂMBITO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Diogo Getúlio Freire |
|
IMPLICAÇÕES DA BNCC PARA O CONHECIMENTO PROFISSIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Cássia Edmara Coutinho Murback Maggioni |
|
A HISTÓRIA ORAL COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA “HISTÓRIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA” EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
TaÃs Fernanda Gutzlaf |
|
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O MOVIMENTO DE SEUS SENTIDOS SOBRE AS PRÁTICAS: O CLUBE DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Juliana Ribeiro Andrade |
|
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA PESQUISA-FORMAÇÃO: PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Aline Luz Mesquita |
|
TEORIAS SOBRE A TOMADA DE CONSCIÊNCIA E A REFLEXÃO NA AÇÃO PODEM CONTRIBUIR PARA ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE DOCENTES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTOS FORMATIVOS? |
PDF
|
Ianne Ely Godoi Vieira |
|
UMA ANÁLISE DE EGRESSOS DO CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA/UFSM NO CURRÍCULO DA VERSÃO DE 2013: INDÍCIOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL |
PDF
|
Vartieli Lopes Viero |
|
SABERES PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOMETRIA ESPACIAL A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
PDF
|
Zelia Beserra Camelo |
|
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DE MATO GROSSO |
PDF
|
Lucineia Oenning |
|
O PENSAMENTO ESTATÍSTICO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DO CICLO INVESTIGATIVO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO |
PDF
|
Mariângela da Costa Mendonça |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA BASEADA NO TPACK: UMA POSSIBILIDADE PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
PDF
|
Rejane Bianchini |
|
FUNÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTMICAS EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA: DESENVOLVENDO O OLHAR PROFISSIONAL DOCENTE |
PDF
|
Carlos Antonio de Souza |
|
IMPACTOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO ACERCA DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NO CONHECIMENTO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Leila de Souza Mello |
|
DINÂMICA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO A RESPEITO DE NÚMEROS COM REPRESENTAÇÃO DECIMAL POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA |
PDF
|
Veronica Borsonelli Marcarini |
|
A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES EM DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
PDF
|
Mariana dos Santos Cezar |
|
INFLUÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PERCEBIDAS NA PRÁTICA DOCENTE NA VISÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA RECÉM-EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA |
PDF
|
Ulisses Dias da Silva |
|
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Iasmim Martins Noro |
|
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA POLIVALENTE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Darlan Maurente Rangel |
|
MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DOCENTE EM AULAS DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Bárbara Silva Gumiero |
|
ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE DIVISÃO A PARTIR DOS SETE PROCESSOS MENTAIS BÁSICOS |
PDF
|
Iracema Sbizera dos Santos Ribeiro |
|
REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO ESPAÇO FORMATIVO DA FEIRA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Neuza França da Silva |
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ASPECTOS E CONCEITOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ATIVIDADE DE DESIGN |
PDF
|
Alissan Sarturato Firão |
|
O CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DO PROFESSOR DE/QUE ENSINA MATEMÁTICA NO TÓPICO DE MEDIDAS DE COMPRIMENTO E ÁREA |
PDF
|
Evonete Cristina Pinton Quimenton |
|
CONCEPÇÕES SOBRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CURSOS DE PEDAGOGIA |
PDF
|
Michela Caroline Macêdo |
|
PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DESVELANDO AS APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES |
PDF
|
Miriam Criez Nobrega Ferreira |
|
ANÁLISE DA ESCRITA REFLEXIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Natalia Maria da Silva Soares |
|
AS POSSÍVEIS NARRATIVAS DE PRÁTICA, AINDA QUE IMAGINÁRIAS, DE TRANSFORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM EDUCADOR MATEMÁTICO CRÍTICO |
PDF
|
Bruno de Carvalho Pereira |
|
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR E O ENSINO DA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Érica Doiche Savoy |
|
O LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA ESCOLA BÁSICA: UM CURSO DE EXTENSÃO PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Ana Luiza de Araujo Ribeiro |
|
REFLEXÕES SOBRE BEATRIZ SILVA D’AMBROSIO E A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA |
PDF
|
Josâne Geralda Barbosa |
|
APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Flávia Maria Gonçalves da Costa |
|
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE UMA PROFESSORA PROMOVIDO POR UM ESTUDO DE AULA |
PDF
|
Silmara Ribeiro Rodrigues |
|
O ENSINO DE EQUAÇÃO DO 1º GRAU ATRAVÉS DE UM JOGO DE REGRAS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Rafael da Cruz Moreira |
|
ELAS E OS NÚMEROS: UM RECORTE DA PRESENÇA FEMININA NA DOCÊNCIA NOS CURSOS SUPERIORES DE MATEMÁTICA NO NORTE DE MINAS GERAIS |
PDF
|
Dione Alves de Almeida |
|
UM ESTUDO DAS DIFICULDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES INICIANTES EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Emerson Batista Ferreira Mota |
|
REFLEXÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA: SABERES PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO |
PDF
|
Ayandara Pozzi de Moraes Campos |
|
A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA E AGÊNCIA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA QUE PARTICIPA DE UMA COMUNIDADE FRONTEIRIÇA |
PDF
|
Cristina Meyer |
|
O ESTUDO DA GEOMETRIA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA: APRENDIZAGEM EM COMUNIDADE DE PRÁTICA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Angélica Rodrigues Ventura |
|
A NARRATIVA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA REVELANDO AÇÕES DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA |
PDF
|
PatrÃcia Corrêa Santos |
|
REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS DE ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Luciana Vieira Andrade |
|
EM BUSCA DO X DA QUESTÃO: PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Vanessa de Oliveira |
|
A PRÁTICA EDUCATIVA E PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM ESTUDO METANALÍTICO |
PDF
|
Cicero Inacio dos Santos |
|
FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DAS TECNOLOGIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Manoel Messias Pereira Araujo |
|
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: ABORDANDO FUNÇÃO |
PDF
|
Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira |
|
ENSINO DE SEQUÊNCIAS: DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
PDF
|
Willians Adriano Oliveira |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS: PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO |
PDF
|
Tiago Cardoso Silveira |
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Ediel Pereira de Macedo |
|
GRUPO COLABORATIVO MATEMÁTICA EM MOVIMENTO: NARRATIVAS DO APRENDER E ENSINAR A DOCÊNCIA NA DOCÊNCIA |
PDF
|
Tatiana Lima Koga |
|
CONVERSAS SOBRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcela Lopes de Santana |
|
SER PROFESSOR DO CAMPO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM MOVIMENTO EM UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Gleice Aparecida de Morais Lima |
|
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: QUE CRITÉRIOS SÃO IDENTIFICADOS? |
PDF
|
Ana Paula Perovano |
|
SABERES DOCENTES, NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE, DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA |
PDF
|
Erilúcia Souza da Silva |
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALGORITMO DA DIVISÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS |
PDF
|
Maria Celeste Sánchez |
|
O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA OBSERVAR COM SENTIDO E AS PRÁTICAS PARA DISCUSSÕES PRODUTIVAS: SELEÇÃO E USO DE TAREFAS |
PDF
|
Marcos Vinicius Fernandes Calazans |
|
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE FIGURAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS |
PDF
|
Marcos Paulo de Oliveira |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SITUAÇÕES DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMO O CONHECIMENTO DE CONCEPÇÕES TEÓRICAS PODE AJUDAR O PROFESSOR NO ENSINO DA GEOMETRIA |
PDF
|
Luciano Soares Gabriel |
|
OS CONHECIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE ESTUDOS ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO |
PDF
|
Silvana Leonora Lehmkuhl Teres |
|
DESVELANDO SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 6º AO 9º ANO NO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PARÁ |
PDF
|
Cristiane Silva de Oliveira |
|
CURSOS DE SEGUNDA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO |
PDF
|
Simone Batista Guedes |
|
A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO DE ESTUDO QUE ANALISA ÁREA E PERÍMETRO DE POLÍGONOS |
PDF
|
Susana Maris França da Silva |
|
INVESTIGANDO A PRÓPRIA PRÁTICA EM UM ENSINO EXPLORATÓRIO ENVOLVENDO SIMETRIA EM CONTEXTOS ALGÉBRICOS |
PDF
|
Marcel Messias Gonçalves |
|
ESTUDOS DE AULA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE ENSINAM NÚMEROS INTEIROS |
|
Suzete Borelli |
|
UMA ABORADGEM PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA DIVISÃO NAS SÉRIES INICIAIS COM ENFOQUE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
PDF
|
Josiane Rochemback |
|
GD8 - Avaliação em Educação Matemática
AMPLIANDO ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS |
PDF
|
Bárbara Chagas da silva |
|
AS INFLUENCIAS QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS EXERCEM NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Leonor Fernanda Volpato De Moraes |
|
ESTUDO DO ERRO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REALÍSTICA |
PDF
|
Daniela Harmuch |
|
ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE QUESTÕES DO SARESP RELACIONADOS A TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO |
PDF
|
Ederson Sales Pastor |
|
ARTICULAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOMATIVA COM AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Talita Canassa Weber |
|
AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA |
PDF
|
Natalia Zulmira Massuquetti de Oliveira |
|
PROVA ESCRITA COM CONSULTA DE CADERNO EM UM CURSO DE CÁLCULO |
PDF
|
Renata Graciele Batista Rodrigues |
|
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
PDF
|
Manuella Heloisa de Souza Carrijo |
|
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: UM OLHAR PARA O QUE OCORRE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Elisiane Peixoto Cardona Biurrun |
|
GD9 - Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DA GEOMETRIA FRACTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Ana Eliza Pescini |
|
TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO: UM ESTUDO CORRELACIONAL ENTRE CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA, ATITUDES E ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE |
PDF
|
Milena Conceição Coutinho |
|
O ENSINO DO RACIOCÍNIO LÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE SILOGISMOS |
PDF
|
Valéria Aparecida Pilate |
|
RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DA LITERATURA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR BASEADA NA OBRA DE MALBA TAHAN |
PDF
|
Ana Marlice Manhães Paes |
|
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ENSINO - APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. |
PDF
|
Aécio Alves Andrade |
|
METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO FORMAL: UM ESTUDO DE CASO NO CONTEXTO DA DISCIPLINA DE ANÁLISE REAL |
PDF
|
Cecilia Ferreira Borges de Alcantara |
|
O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR UTILIZANDO O MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS |
PDF
|
Jaciene Lara de Paula Caetano |
|
A EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DO SENTIDO DE NÚMERO PELAS CRIANÇAS |
PDF
|
Thayná Reis |
|
UM CENÁRIO SOBRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO BANCO DE DISSERTAÇÕES E TESES DA CAPES |
PDF
|
Adriana Ferreira Tiburtino |
|
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES SOBRE A TOMADA DE DECISÃO NA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO ÂMBITO DA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Priscila Fontes Juste |
|
SALA DE AULA INVERTIDA ASSOCIADA A OUTRAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA: ANÁLISE DE INTERVENÇÃO(ÕES) NO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Erasto Piedade Alonso |
|
DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DE RAZÃO NA EJA PROVENIENTE DE UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
PDF
|
Rossanne Ferreira Diniz Shimizu |
|
GD10 - Modelagem Matemática
MODELAGEM E EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA OS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Lahis Braga Souza |
|
PROPOR E RESPONDER TAREFAS COM VÍDEOS: UMA POSSÍVEL INTERLOCUÇÃO ENTRE MODELAGEM E PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS |
PDF
|
Neil da Rocha Canedo Junior |
|
DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE A MODELAGEM MATEMÁTICA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO |
PDF
|
Mariele de Freitas Osti |
|
COMUNICAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA |
PDF
|
Robson Aparecido Ramos Rocha |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA |
PDF
|
Hedy de Paula Paiva |
|
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA |
PDF
|
Andréa Regina Teixeira Nunomura |
|
MODELO PRAXEOLÓGICO PARA O CÁLCULO DO IRPF |
PDF
|
Cláudia Fernandes Andrade do EspÃrito Santo |
|
ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A INFLUÊNCIA DA CULTURA DIGITAL |
PDF
|
Luana Carvalho dos Santos |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA CRÍTICA NO ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS |
PDF
|
Aldo Peres Campos e Lopes |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE: POR PROFESSORES PARA PROFESSORES |
PDF
|
Edyenis Rodrigues Frango |
|
MODELAGEM MATEMÁTICA E SEQUÊNCIA FEDATHI: INTERFACES E IMPLICAÇÕES NA AÇÃO DOCENTE |
PDF
|
Adriana Ferreira Mendonça |
|
MODOS DE VER E SIGNIFICAR AS MATEMÁTICAS/CIÊNCIAS EM PRÁTICAS DE CULTIVO DE ALFACE DE UM AGRICULTOR RURAL À LUZ DA TERAPIA DESCONSTRUCIONISTA |
PDF
|
Suliany Victória Ferreira Moura |
|
UTILIZANDO A TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DO APRENDIZADO COMO AUXÍLIO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Guilherme das Neves Matos |
|
COMPETÊNCIAS METACOGNITIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
PDF
|
Élida Maiara Velozo de Castro |
|
GD11 - Filosofia da Educação Matemática
INDICATIVOS OU AÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NAS ESCOLAS: UMA META-ANÁLISE |
PDF
|
Ana Maria Foss |
|
INTERPRETANDO FOREGROUNDS DE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SÃO CARLOS-SP |
PDF
|
Edinei de Oliveira Filho |
|
A DOCÊNCIA ENQUANTO CIÊNCIA NA FORMA-AÇÃO UNIVERSITÁRIA DOS CURSOS DE MATEMÁTICA: DESVELANDO CAMINHOS PARA A PESQUISA |
PDF
|
Josiel de Oliveira Batista |
|
JOGOS DE LINGUAGEM EM SALAS DE AULA DE MATEMÁTICA MULTICULTURAIS: BRASIGUAIOS EM PONTA PORÃ |
PDF
|
Vanderlei Ramirez Lopes |
|
UM ESTUDO FILOSÓFICO SOBRE A MATEMÁTICA NA IDADE MODERNA |
PDF
|
Rodolfo Masaichi Shintani |
|
SOBRE SONHOS E EMPODERAMENTO DE JOVENS: POSSIBILIDADES PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Daniela Alves Soares |
|
CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EM GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA NO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
PDF
|
Raniane Lucimar Almeida de Aquino |
|
RACIOCÍNIO ABDUTIVO E A EXPERIÊNCIA DO PENSAR NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO |
PDF
|
JesaÃas da Silva Souza |
|
GEOMETRIA DAS TRANSFORMAÇÕES: DO GEOPLANO AO GEOGEBRA - A CONSTITUIÇÃO DO CONCEITO DE SEMELHANÇA MEDIANTE FIGURAS HOMOTÉTICAS |
PDF
|
Elias da Costa Abreu |
|
GD12 - Ensino de Probabilidade e Estatística
CONCEPÇÕES SOBRE ESTATÍSTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES E ALUNOS DO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Cassio Cristiano Giordano |
|
LINGUAGEM PROBABILÍSTICA PARA O FINAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO PROBABILÍSTICA |
PDF
|
Fátima Aparecida Kian |
|
ANÁLISE E O ENSINO DE ESTATÍSTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO |
PDF
|
Laura Cristina Santos |
|
POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Sandra Salerno |
|
ELABORAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Luzia Roseli da Silva Santos |
|
O ESTUDO DE AMOSTRAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Luan Costa de Luna |
|
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Anneliese de Oliveira Lozada |
|
OS CURRÍCULOS MOLDADO, REALIZADO E AVALIADO: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES SOBRE ARTICULAÇÕES ENTRE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE |
PDF
|
Ewellen Tenorio de Lima |
|
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA |
PDF
|
Heloisa Almeida de Figueiredo |
|
COMPREENSÕES DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO ENTRE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA: EXPLORANDO DIMENSÕES CRÍTICAS EM UMA SITUAÇÃO DE FORMAÇÃO |
PDF
|
José Roberto Costa Junior |
|
UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO REFERÊNCIA DO ESTADO DE GOIÁS EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA: COMPREENSÕES E REFLEXÕES NECESSÁRIAS AO ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Alyson Fernandes de Oliveira |
|
ESTUDANTES CEGOS INTERPRETANDO GRÁFICOS: RELAÇÕES ENTRE ASPECTOS VISUAIS E CONCEITUAIS E ADEQUAÇÕES PARA O ENSINO |
PDF
|
Mayra Darly da Silva |
|
O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ENSINAREM ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE COM O USO DO GEOGEBRA |
PDF
|
Sidney Silva Santos |
|
O DIÁLOGO COMO PROPOSTA PARA ABORDAGENS DAS COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS |
PDF
|
Marcelene Alves Duarte |
|
A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UM ESTADO DO CONHECIMENTO |
XML
|
Thays Rodrigues Votto |
|
A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA COMO CONSEQUÊNCIA DA AUTORREFLEXÃO DA PESQUISADORA |
PDF
|
Solange Aparecida Corrêa |
|
ESTUDO DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NOS CURRÍCULOS DAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL |
PDF
|
Daniel de Freitas Barros Neto |
|
PRÁTICAS DOCENTES NARRADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA |
PDF
|
Nathalia Tornisiello Scarlassari |
|
PRINCÍPIOS COLABORATIVOS NAS AÇÕES DO GRUPO MOSAICO EDU |
PDF
|
Karla Priscila Schreiber |
|
O USO DE ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO NA APRENDIZAGEM PROBABILÍSTICA DOS ALUNOS |
PDF
|
Rogério Ramos Socha |
|
ESTOCÁSTICA NO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA POSSIBILIDADE |
PDF
|
Sezilia Elizabete Rodrigues Garcia Olmo de Toledo |
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ENSINAM PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA COM AUXÍLIO DO GEOGEBRA E DA PLATAFORMA VMT |
PDF
|
Geovane Carlos Barbosa |
|
ENSINO E APRENDIZADO DE ESTATÍSTICA EM CONTEXTO DE SAÚDE EMOCIONAL DOS ADOLESCENTES |
PDF
|
Vanessa Maciel Mangelot |
|
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR |
PDF
|
FERNANDO GONZALES TAVARES |
|
TIPOS DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA OS CONCEITOS DE MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL |
PDF
|
Nathalia Felippi |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS |
PDF
|
Anderson José Gomes Ferreira |
|
A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Natália Galvão Simão de Souza |
|
O ENSINO DE PROBABILIDADE BASEADO NA LITERACIA ESTATÍSTICA E PROBABILÍSTICA PARA A TOMADA DE DECISÃO |
PDF
|
Cristimara Rodrigues de Castilho |
|
A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Cláudio Marcelo Alves Marques |
|
GD13 - Educação Matemática e Inclusão
OS PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DE UMA PESQUISA SOBRE O AUTISMO: ULTRAPASSANDO FRONTEIRAS |
PDF
|
Elton de Andrade Viana |
|
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MATEMÁTICO GEOGEBRA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL HOSPITALAR |
PDF
|
Claire Fátima Sachet Ramos |
|
A ANÁLISE ARQUEOLÓGICA DO DISCURSO COMO MÉTODO PARA UMA AGENDA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO |
PDF
|
Ãria Bonfim Gaviolli |
|
A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS AUTISTAS: UM OLHAR A PARTIR DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
PDF
|
Josiane Jocoski Bueno |
|
LEITURA E ESCRITA DO MUNDO COM A MATEMÁTICA: OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A REPRESENTATIVIDADE |
PDF
|
Denner Dias Barros |
|
UM ESTUDO SOBRE O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS EM RELAÇÃO AO DOMÍNIO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Sofia Seixas Takinaga |
|
POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE O ENSINO DE MATEMÁTICA E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOCENTES ACERCA DE ESTUDANTES COM AUTISMO |
PDF
|
Dayane Fernanda Borges de Araujo Walker |
|
A MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM CAMPO GRANDE/MS. |
PDF
|
Joyce Braga |
|
CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA PRÁTICA DOCENTE INCLUSIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Alberto Mota Barbosa Júnior |
|
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NO ESTADO DE MATO GROSSO |
PDF
|
Elisângela Aparecida dos Santos |
|
AS AUTORREFLEXÕES DAQUELES ENVOLVIDOS NA INCLUSÃO DE APRENDIZES AUTISTAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Roberta Caetano Fleira |
|
AS EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DANDO VOZ AO PROFESSOR |
PDF
|
Fábio Garcia Bernardo |
|
ANSIEDADE MATEMÁTICA: COMO DIMINUIR OS EFEITOS DELETÉRIOS POR MEIO DO FLOW DE IMERSÃO AOS JOGOS MATEMÁTICOS – REVISÃO DE LITERATURA |
PDF
|
Ana Maria Antunes de Campos |
|
EM BUSCA DE UM RUMO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS ENVOLVENDO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SOBRE UM OLHAR “ATIVO E SOCIAL” |
PDF
|
Elizabete Leopoldina da Silva |
|
ABORDANDO A NUMERACIA POR MEIO DE CENÁRIOS INCLUSIVOS PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
PDF
|
Roseli Rosalino Dias da Silva Angelino |
|
GAMIFICAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Luis Fernando Pacheco Pereira |
|
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DA REDE SOCIAL FACEBOOK |
PDF
|
Márcio Alexandre do Nascimento Chagas |
|
O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO REFLEXIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA. |
PDF
|
Paula Soares Gomes da Silva |
|
O PENSAMENTO ALGÉBRICO EMERGENTE EM ATIVIDADES ENVOLVENDO O PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO EM UMA TURMA INCLUSIVA |
PDF
|
Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino |
|
CAMINHANDO JUNTOS: PROGRAMANDO E APRENDENDO PARA ALÉM DOS DADOS EM UMA TURMA INCLUSIVA DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Tula Rocha Morais |
|
A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E INCLUSÃO: PERSPECTIVAS DE FUTUROS PROFESSORES AO PLANEJAREM CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM INCLUSIVOS |
PDF
|
Priscila Coelho Lima |
|
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE ÁLGEBRA SOBRE A APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS |
PDF
|
Maximiliam Albano Hermelino Ferreira |
|
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA CLASSE HOSPITALAR – VIVÊNCIAS PARTILHADAS |
PDF
|
Eunice Maria Figueira Cajango |
|
O ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO ESPECIAL E A INCLUSÃO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM |
PDF
|
Viviane Regina de Oliveira Silva |
|
GD14 - Resolução de Problemas
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE “POTENCIAÇÃO E RADICIAÇÃO” COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Marcela Camila Picin de Melo |
|
UM CENÁRIO DAS PESQUISAS ENVOLVENDO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM EDIÇÕES DO EBRAPEM |
PDF
|
Cidimar Andreatta |
|
O ENSINO DE MATEMÁTICA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
PDF
|
Luiz Otavio Rodrigues Mendes |
|
VIVENCIANDO A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Eliane Bihuna de Azevedo |
|
O desenvolvimento da literacia estatística no Ensino Médio: Uma proposta de ensino-aprendizagem-avaliação fundamentada na Resolução de Problemas. |
PDF
|
Alan Júnior Severo |
|
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA PROGRESSÃO ARITMÉTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Claudia Vieira de Vargas |
|
O ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA GEOMETRIA ESPACIAL |
PDF
|
Ricardo Gonçalves |
|
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS ANOS INICIAIS COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA |
PDF
|
Maria Eliza Sitolino Leonardo |
|
PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA AO ENSINAR MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ALUNOS DO 5º ANO DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
PDF
|
Jonas Souza Barreira |
|
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO ARTICULADA COM A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
CÃntia Poffo |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA PARA O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL |
PDF
|
Vilmar Ibanor Bertotti Junior |
|
A METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA NO ENSINO SUPERIOR |
PDF
|
Matheus Metz Correa |
|
CONSTRUINDO O CONCEITO DE VOLUME E CAPACIDADE ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Dioney Luiz Fernandes |
|
AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DURANTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Marcio Pironel |
|
PERSPECTIVAS CURRICULARES DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Ricardo Kucinskas |
|
ENSINO DE FRAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS |
PDF
|
Suelen Sasse Stein |
|
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: COMPARANDO O VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS |
PDF
|
VÃvian Caroline da Silva de Sá |
|
GD15 - Educação Financeira
O TRABALHO COLABORATIVO DE PROFESSORES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PARA A COMPREENSÃO DO PAPEL DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA |
PDF
|
Ana Karina Cancian Baroni |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Denise Amorim de Mello Duarte |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Dejair Frank Barroso |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE MATERIAIS UTILIZADOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE RECIFE |
PDF
|
Joseilda Machado Mendonça |
|
A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA O ENSINO MÉDIO |
PDF
|
Aline Barbosa Nascimento |
|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA PROPOSTA PARA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
PDF
|
Natasha Cardoso Dias |
|
GD16 - Etnomatemática
A ETNOMATEMÁTICA COMO AÇÃO PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO POVOADO CENTRO DOS RAMOS EM BARRA DO CORDA-MA |
PDF
|
Ana Priscila Sampaio Rebouças |
|
E[e]TNOMATEMÁTICA E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES: MODOS DE VIDA CRIADOS E AFIRMADOS POR INDÍGENAS QUE SE FORMARAM EM CURSOS DE ENSINO SUPERIOR E RETORNARAM À SUA COMUNIDADE NO BRASIL |
PDF
|
Jorge Isidro Orjuela Bernal |
|
NARRATIVAS DE MULHERES SOBRE A OCUPAÇÃO DO QUADRADO: UMA ANÁLISE DOS JOGOS DE LINGUAGEM MATEMÁTICOS |
PDF
|
Letiane Oliveira da Fonseca |
|
ALGUNS USOS MATEMÁTICOS POR CRIANÇAS: DESAFIO DO ARTILHEIRO |
PDF
|
Litiele Oliveira da Fonseca da Rocha |
|
PROJETO TRILHAS DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO TEÓRICO BASEADO NA PERSPECTIVA DA ETNOMODELAGEM |
PDF
|
Jéssica Rodrigues |
|
O JOGO AFRICANO OLÓPÓN AYÓ/MANCALA NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA, DA DECOLONIALIDADE E DA INTERCULTURALIDADE |
PDF
|
Adriana Ferreira Rebouças Campelo |
|
INTERCULTURALIDADE E ETNOMATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DECOLONIAL |
PDF
|
Danielle Alves Martins |
|
OS ESPAÇOS SOCIOEDUCATIVOS IN?-KARAJÁ DA ALDEIA KREHAWÃ |
PDF
|
Maria Nazaré Souza Nascimento |
|
ETNOCIÊNCIA NOS RITUAIS DO POVO IN?-KARAJÁ DA ALDEIA KREHAWÃ |
PDF
|
Andreia da Silva Feitosa |
|
DA FALA, DAS MÃOS, DO CORPO: A PRODUÇÃO CULTURAL NAS COMUNIDADES ARTESÃS DE CAMPO BURITI E CAMPO ALEGRE/MG EM UMA ABORDAGEM ETNOMATEMÁTICA |
PDF
|
Rafael Antunes Machado |
|
ALÉM DA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA COMPREENDER A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA EM RELAÇÃO À PROFICIÊNCIA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS |
PDF
|
Helom Ãvila Bento |
|
ETNOMATEMÁTICA: AS CONCEPÇÕES DE CULTURA NAS TESES DEFENDIDAS NA ÁREA NO PERÍODO ENTRE 1996 E 2017 |
PDF
|
Claudia de Jesus Meira |
|
GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática
PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SUAS RELAÇÕES COM MATERIAIS CURRICULARES |
PDF
|
Marilene Caitano Reis Almeida Soares |
|
AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO CURRÍCULO PRESCRITO DE MATEMÁTICA DE PORTUGAL |
PDF
|
Júlio César Deckert Silva |
|
VESTÍGIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS |
PDF
|
JaÃne Telles Quevedo |
|
OLHAR SOBRE O CURRÍCULO OCULTO A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Nilza Zanon de Sousa Machado |
|
O PNAIC DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: RANÇOS E AVANÇOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
PDF
|
Viviane da Cruz Leal Nunes |
|
MENSAGEM DA PRÁTICA PEDAGÓGICA REPRESENTADA EM TEXTO DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS |
PDF
|
REINALDO FEIO LIMA |
|
TENSÕES NA IMPLEMENTAÇÃO DOS COMPLEXOS DE ESTUDO EM ESCOLAS DO CAMPO |
PDF
|
Wanderson Rocha Lopes |
|
INVESTIGAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM NOS PROJETOS DE REFORÇO/RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS |
PDF
|
Cilene Maria Fontes |
|
O PRAGMATISMO NA MATEMÁTICA, HISTORICAMENTE INSTITUCIONALIZADO: UM OLHAR SOBRE OS DOCUMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA |
PDF
|
Italo Salomão Ribas |
|
A VISÃO DE ÁREA DE MATEMÁTICA NO CENTRO DO MOVIMENTO DE REORIENTAÇÃO CURRICULAR DE PAULO FREIRE |
PDF
|
Júlio César Augusto do Valle |
|
UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO M-TEC NA ETEC DE ILHA SOLTEIRA |
PDF
|
Cla Monteiro Lima |
|
AÇÃO COMUNICATIVA COMO FORMA DE (RE)POLITIZAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA: DIVERSIDADE, IDENTIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Roberta de Oliveira Barbosa |
|
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO |
PDF
|
Maiéli Masteloto Crestani |
|
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: TRANSFORMAÇÕES AO LONGO DE QUATRO DÉCADAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO AGRESTE PERNAMBUCANO |
PDF
|
Josilene Maria de Lima Torres |
|
A BNCC DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E POSSÍVEIS CAMINHOS PARA RESISTÊNCIAS |
PDF
|
ValmÃria Barcellos Pereira |
|
A IDENTIDADE CAMPESINA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Danusa Nunes de Menezes |
|
INVESTIGANDO A GESTÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO HOSPITALAR EVIDENCIANDO A ÁREA DE EXATAS: ASPECTOS DE UM PROJETO DE PESQUISA |
PDF
|
Marisa Destéfani Alves |
|
O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM ATUAÇÃO |
PDF
|
Bianca Freire dos Santos |
|
DIRETRIZES CURRÍCULARES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSOREES DE MATEMÁTICA – O ESTADO EM AÇÃO |
PDF
|
Ronaldo Antonio Junior Gollo |
|
EDUCAÇÃO FÍSICA EM MOVIMENTO COM A MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO INTEGRADORA DE CURRÍCULOS, SABERES DOCENTES E MATERIAIS CURRICULARES |
PDF
|
LÃvia Suely Souto |
|
REFORMA CURRICULAR E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: OLHARES DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA |
PDF
|
JOANA INES NOVAES |
|
O CURRÍCULO ESCOLAR FRENTE À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO/RS |
PDF
|
Luiz Fernando da Silva |
|
A FACULDADE DE PREDIZER QUE EMERGE DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL (UMA PROPOSTA DE ENFOQUE NO ESTUDO DE PROPORCIONALIDADE) |
PDF
|
Thiago Mascara da Silva |
|
PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS (RESIDENTES) DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
PDF
|
CONCEICAO APARECIDA CRUZ LONGO |
|
CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR: INQUIETAÇÕES DE UMA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
PDF
|
Renata Cristina Albieri dos Reis |
|
A SALA MULTISSERIADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA POSSIBILIDADEDE PROMOVER UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO |
PDF
|
Adriana Chaves da Silva |
|
O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IFSP: REVISITANDO O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA |
PDF
|
Bárbara Negrini Lourençon |
|
CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM ADOLESCENTES INFRATORES EM SOCIOEDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE PROTAGONISMO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI PRIVADOS DE LIBERDADE |
PDF
|
João Marcos Marques Machado |
|
A TRAVESSIA DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS |
PDF
|
Igor Micheletto Martins |
|
A EVASÃO E A PERMANÊNCIA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFRGS |
PDF
|
DANIELLA Thiemy Sada da Silva |
|
UM ESTUDO SOBRE AS MUDANÇAS NAS PROPOSTAS OFICIAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS (1997 – 2018) |
PDF
|
Nilza Teresinha Ribeiro Xavier |
|
Este trabalho está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Attribution 3.0 .