Corpo Editorial
Corpo Editorial | |
Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fábio Alexandre Borges |
Relatório do I ENEMI
Um evento histórico: o que foi e como aconteceu o I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva - ENEMI | |
Coordenação do I ENEMI |
Conferência de Abertura
O que foi feito de tudo o que a gente sonhou? Abertura e Fuga em Linha Reta | |
Carlos Roberto Vianna |
Mesas Redondas
MR1 - Aspectos Teóricos e Práticos da Educação Matemática Especial e Inclusiva | |
Solange Hassan Ahmad Ali Fernande, Lulu Healy, Guilherme Henrique Gomes da Silva |
MR2 - Teorias de Sustentação para Pesquisas em Educação Matemática Especial e Inclusiva | |
Clélia Maria Ignatius Nogueira, Bartira Fernandes Teixeira, SÃlvia Terezinha Frizzarini |
MR 2 - Didática da Matemática Francófona na Educação Inclusiva: alguns exemplos | |
Clélia Maria Ignatius Nogueira |
MR3 - Contribuições das Escolas Especializadas para Educação Matemática Inclusiva | |
Claudia Coelho de Segadas Vianna, Paula Marcia Barbosa, Edson Akira Yahata |
MR4 - Atividades Potencialmente Inclusivas no Ensino de Matemática | |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff, Fabiane Guimarães Vieira Marcondes, Jurema Lindote Botelho Peixoto |
MR4 - Recursos didáticos manipulativos potenciais para Educação Matemática Inclusiva de pessoas com deficiência visual | |
Ana Maria Martensen Roland Kaleff |
MR5 - Formação de professores para a diversidade | |
Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fábio Alexandre Borges, Ana Lúcia Manrique |
MR6 - Educação Matemática e os Direitos Humanos para pessoas socialmente excluídas | |
Edmar Reis Thiengo, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa, Geraldo Estáquio Moreira |
Comunicações Científicas e Relatos de Experiências
Educação Matemática Inclusiva: o Atendimento Educacional Especializado a alunos com deficiência visual em Campo Grande/MS. | |
Joyce Braga, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
O ENSINO DO SOROBAN EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SÃO OS PROTAGONISTAS | |
Wagner Rohr Garcez, Regina Lucia Silveira Martins, Regina Kátia Cerqueira Ribeiro |
Atividades Orientadas no Contexto da Alfabetização Matemática na Educação Especial para a APAE de Maringá | |
Wynston Anunciado Olimpo, Lucieli M. Trivizoli |
O Jogo Tangram no processo de Ensino e de Aprendizagem de Matemática com estudantes com Deficiência Intelectual na perspectiva de Resolução de Problemas | |
Débora Resende Pereira Barbosa, Rosana Maria Mendes |
Representações Sociais acerca do processo de inclusão de alunos com deficiência visual construídas por professores de Física, alunos deficientes visuais e alunos videntes da escola regular | |
Karla Silene Oliveira Marinho Sathler, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
O Estágio Supervisionado e a Prática de Ensino na Licenciatura de Matemática da UNIRIO como fontes de pesquisa em uma Educação Matemática Inclusiva | |
Raquel Tavares Scarpelli, Agnaldo Esquincalha |
Narrativas sobre o processo formativo de licenciandos em Matemática autistas na modalidade a distância | |
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Agnaldo Esquincalha, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa3 |
Tampimática e o Pensamento Aritmético: um estudo de quantificação com um estudante com deficiência intelectual no Proeja | |
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo |
Práticas de professores que ensinam matemática para alunos autistas: panorama dos artigos científicos brasileiros | |
Ana Gabriela Cardoso do Nascimento, Agnaldo Esquincalha |
A inclusão de um aluno com TEA nas aulas de Matemática: as vozes dos envolvidos | |
Roberta Caetano Fleira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes Fernandes |
A PLATAFORMA KHAN ACADEMY PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR ALUNOS COM TDAH | |
Alexandre Matias Russo, Celina A A P Abar |
Apropriação do Conceito de Números por um Estudante com síndrome de Williams a partir do Conceito de Compensação de Vigotski | |
Flavia Fassarella Cola dos Santos, Edmar Reis Thiengo |
TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA O ENSINO DO CAMPO MULTIPLICATIVO PARA AUTISTAS | XML |
Jéssica Maria de Oliveira Luna, Agnaldo Esquincalha |
O Desafio do Atendimento Educacional Especializado no Ensino de Matemática: uma análise bibliográfica | |
Silvia Teresinha Frizzarini, Rogério de Aguiar, Ana Cristina Soares Almendana Silveira, Lucilaine Coradin Adão Carvalho Bueno |
Construção de Materiais Pedagógicos para o Ensino de Matemática de Alunos Surdos | |
Kelvia Nunes da Silva, Walber Christiano Lima da Costa |
Discalculia do Desenvolvimento: alguns resultados para compreensão desse transtorno | |
ISABEL Cristina Machado de LARA |
A trajetória de escolarização de um aluno com deficiência visual em uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro | |
Fábio Garcia Bernardo, Cláudia Coelho Segadas-Vianna |
ANÁLISE DO REGISTRO DAS ATIVIDADES MATEMÁTICAS PARA ESTUDANTES CEGOS: DA TINTA AO BRAILE | |
Karen Valencia Mercado, Ivete Baraldi |
Ansiedade Matemática: como diminuir os efeitos deletérios por meio do Flow de imersão aos jogos matemáticos | |
Ana Maria Antunes de Campos, Ana Lucia Manrique |
Estudantes surdos e a construção da noção de tempo: estratégias de ensino em contexto bilíngue (Libras/Língua Portuguesa) | |
Silene Pereira Madalena, Caroline Lima de Souza |
Um cenário de aprendizagem de probabilidade: uma possibilidade para alunos com deficiência visual | |
Jaqueline LIXANDRÃO SANTOS, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
Da teoria à prática: uma experiência com um licenciando surdo | |
Joseli Alves da Silva |
Tangram: Uma proposta para o ensino de porcentagem a alunos com deficiência intelectual | |
Rosângela Pimenta de Sousa, Alcione Marques Fernandes |
Inclusão Escolar em escolas inovadoras e criativas: um olhar por meio da Educação Matemática | |
Erica Aparecida Capasio Rosa, Ivete Maria Baraldi |
Uma experiência com o GeoGebra utilizando dispositivos móveis envolvendo alunos do 8º ano em condições especiais | |
Talita Araújo Salgado Alvarez Faustino |
A experiência de utilizar o Soroban e o Material Dourado no ensino de Matemática a um Estudante Cego | |
Adrielly Antonia Santos Gomes, Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Rosana Maria Mendes |
Uma atividade introdutória ao conceito de função para alunos surdos: da concepção à aplicação | |
Renata Gilaberte Campos dos Santos, Júlio César dos Santos Moreira |
Uma Experiência com Monitoria Acadêmica de Matemática para Alunos Surdos no PROEJA: Expectativas e Desafios em Um Cenário de Precarização. | |
FabrÃcia Nicodemos de Souza, Jéssica Passos Barreira, André Guimarães Valente, Fernanda Paixão de Souza Gouveia |
Surdez, Matemática e Visualidade: uma experiência com um estudante Surdo. | |
CÃntia de Fátima Botelho, Rosana Maria Mendes |
Práticas de ensino de Matemática para alunos com TEA: diálogos com a BNCC na perspectiva inclusiva | |
Maximiliam Albano Hermelino Ferreira, Ana Lúcia Manrique |
Educação Matemática e Educação do Campo: possibilidades de ensino | |
Fernando Helder Cassimiro da Silva, Thiago Donda Rodrigues |
Uma tentativa de rastrear adolescentes com indícios de discalculia | |
Talita Neves Silva, Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti |
Experiências na Educação Matemática vinculadas a surdocegueira | |
Heniane Passos Aleixo, ThaÃs Philipsen Grützmann |
Perspectivas para a Formação de Professores no Contexto da Educação Matemática Inclusiva para Estudantes com Deficiência Visual | |
Valéria Belissa Pasuch, Anelise Maria Regiani |
Vendando alunos videntes para um mergulho na Matemática Combinatória Inclusiva | |
André Martins Pinto Ferreira Alves, Ãgatha Cristina de Almeida Santos |
Apropriação de práticas de numeramento por estudantes jovens e adultos surdos bilíngues em um curso de educação financeira | |
Rodrigo Carlos Pinheiro |
O uso de tecnologias assistivas no ensino de matemática para alunos com deficiência visual no ensino superior | |
Mariane de Almeida da Silva, Claudia Segadas Vianna |
Inclusão e Matemática: realidade e desafios em uma universidade pública | |
Fernanda Barbosa Damasceno, Natália dos Santos Carvalho, Eulina Coutinho Silva do Nascimento, Gisela Maria da Fonseca Pinto |
O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO REFLEXIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Paula Soares Gomes da Silva, Carlos Eduardo Rocha dos Santos |
REFLEXÕES SOBRE A METODOLOGIA E O USO DE MATERIAIS GRAFOTÁTEIS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM UM CONTEXTO INCLUSIVO | |
Claudio Mendes Dias |
Do surdo para o surdo: estratégias de ensino e aprendizagem da matemática | |
Janielli de Vargas Fortes, Edmar Reis Thiengo |
Abandono na inclusão: Um olhar de um professor em formação | |
Juan Costa Lemos, Rafael Felipe Novôa Vaz |
Trajetória escolar e profissional de uma docente negra em um Instituto de Matemática de uma Universidade Federal: experiências e superação de obstáculos. | |
Juliana Severino Mendonça Coutinho, Antonio Carlos Fontes dos Santos |
O Impacto do Projeto Fundão na Formação de Licenciandos para a Educação Matemática Inclusiva | |
Pedro Paixão Borges, Esthela de Oliveira Santos Godoi |
A Matemática na capoeira: uma abordagem contextualizada | |
Thais Guimarães Oliveira, Antonio Carlos Fontes dos Santos |
Uma parceria universidade-escola: atividades em Sala de Recursos Multifuncionais | |
Vanessa Barreto da Silva, Jeanne Denise Bezerra de Barros |
Intersecções de práticas pedagógicas para surdos e ouvintes no ensino de Matemática: o caso de uma professora bilíngue | |
Renata Vanessa Souza Gonçalves Pereira, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Fábio Alexandre Borges |
A participação de expositores público da Educação Especial nas Feiras de Matemática: alinhamento à perspectiva de Educação Inclusiva | |
Carla Peres Souza |
Competência Percebida por alunos de Matemática da UFRJ | |
Rodrigo de Salles Macena da Cruz, Antônio Carlos Fontes dos Santos |
UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM EM LÓGICA MATEMÁTICA DE UM ALUNO SURDO NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO EM CAMPO GRANDE/MS | |
Jaqueline Ferreira Cordeiro, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
A matemática da diferença na formação inicial de professores | |
ERIKA SILOS DE CASTRO BATISTA, LEILIANE COUTINHO DA SILVA RAMOS, LULU HEALY |
A prática revela uma experiência atípica | |
Edilena Costa Silva |
Investigando a sala de aula de matemática com alunos incluídos: dando vozes a alguns envolvidos | |
Erasto Piedade Alonso, Anna Paula de Oliveira Queiroz, Rayana de Oliveira França Carvalho, Scarlett Andrade Pereira |
Uma dinâmica para a socialização de um aluno autista do nono ano do ensino fundamental | |
Karla Eliz de Borba Gomes de Oliveira, Rogério de Aguiar, Silvia Teresinha Frizzarini |
As Transformações no Saber Ensinado para um Aluno Cego Incluído em uma Sala Regular: no ensino das medidas de tendência central | |
Marcus Bessa de Menezes, Wanessa Lays Oliveira dos Santos |
Construção de tarefas por meio da noção de variáveis em um modelo praxeológico para inclusão de alunos surdos | |
Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
Formação de Professores sob o olhar da preceptora:alunos do programa de residência pedagógica em matemática e uma prática inclusiva | |
Amália Bichara Guimarães, Gisela Maria Pinto |
Ensino de geometria para uma estudante com deficiência intelectual | |
Marcelio Adriano Diogo |
Consciência e Representatividade Afro-Brasileira: uma experiência de uma educação matemática inclusiva no ensino básico | |
Luis Gustavo Marques Soares, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa |
Uma visão helleriana da inserção social na EaD: Análise do cotidiano e da cotidianidade na formação de professores de Matemática em rede nacional (PROFMAT). | |
Débora Gaspar Soares, Márcio Rufino Silva |
Alunos surdos e suas multiplicações: interlocuções com a Etnomatemática | |
Francisca Melo Agapito, Ieda Maria Giongo, Morgana Domênica Hattge |
Possíveis relações entre o ensino de Matemática e representações sociais docentes acerca de estudantes com autismo | |
Dayane Fernanda Borges de Araujo Walker, Fábio Alexandre Borges |
Discalculia do Desenvolvimento: um estado da arte | |
Cristiane Teixeira Cordeiro Fonseca, Edmar Reis Thiengo |
As funções discursivas de Raymond Duval: análise do discurso de um aluno discalcúlico | |
Jorge Paulino Silva Filho, Méricles Thadeu Moretti |
Uma estudante cega e a aprendizagem em matemática: apontamentos semio-cognitivos no acesso aos objetos de saber | |
Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
Educação Matemática Inclusiva e a formação de professores: uma ciranda de pesquisas | |
Ivete Maria Baraldi |
Interpretação de gráficos por estudantes cegos: reflexões sobre o uso de tecnologia assistiva | |
MAYRA DARLY DA SILVA, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho Carvalho |
Grafos e inclusão: conectando percepções no FESTMAT do Colégio Pedro II | |
Vanessa Henriques Borges, Ivail Muniz Júnior |
A adaptação de tabelas e gráficos estatísticos em obras didáticas de Matemática em braille | |
Rodrigo Cardoso dos Santos, Claudia Coelho de Segadas-Vianna, Antonio Carlos Fontes dos Santos |
Panorama brasileiro da Educação Matemática Inclusiva e a linguagem de programação Scratch: uma revisão bibliográfica | |
TULA Rocha MORAIS |
Somos todos normais | |
Ãria Bonfim Gaviolli |
O ATO DE LER E O LEDOR | |
Ledo Vaccaro Machado, Cláudia Segadas-Vianna |
Experiência de ser surdo num curso de Licenciatura em Matemática: entrelaçando olhares | |
Thamires Belo de Jesus, Rafael da Cunha Braga, Edmar Reis Thiengo |
As representações sociais de professores de Matemática acerca da disciplina Cálculo Diferencial e Integral | |
Elizabete Leopoldina da Silva, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
Créditos
Editoração dos Anais do I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva | |
Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha, Prof. Dr. Fábio Alexandre Borges |