GD 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES RELACIONADAS À SEQUÊNCIAS REPETITIVAS NOS ANOS INICIAIS | |
| YASMIN RODRIGUES DA ROCHA |
| EXPLORANDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS | |
| Leticia Dornellas Dias |
| A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CLUBE DE MATEMÁTICA | |
| Ana Luiza de Araujo Ribeiro |
GD 02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| SEQUÊNCIA RECURSIVA COM O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO: UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA O PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
| Alaide CecÃlia de Lima, ALAIDE CECÃLIA DE LIMA |
| EXPLORANDO A SINERGIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA | |
| Marusa Rosa Dreher |
| UM ESTUDO SOBRE A RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU: POR QUE A PREDILEÇÃO E USO QUASE EXCLUSIVO DA FÓRMULA DE BHÁSKARA? | |
| Francisco Fabiano dos Santos |
GD 03 - Educação Matemática no Ensino Médio
| A MATEMATICA E O PENSAMENTO SUSTENTAVEL | |
| NORMA DIAS CRUZ DE CARVALHO |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA RELAÇÃO TRABALHO MANUAL/INTELECTUAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES | |
| Stella Gomes de Souza |
GD 05 - História da Matemática e da Educação Matemática
| NA LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS/EDUCACIONAIS DE UMA COMUNIDADE DO CAMPO | |
| Gleisson Santos de Oliveira |
| MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: LUTAS E RESISTÊNCIAS NO TEMPO PRESENTE | |
| Ledevande Martins da Silva |
| ANÁLISE DA DISCIPLINA DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO/CEUNES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE 1960 A 2002 | |
| Célio Moacir dos Santos |
GD 06 - Educação Matemática, Tecnologia e Educação à Distância
| PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA | |
| Jhonattan Gonçalves de Araújo |
| LEAGUE OF LEGENDS (LoL) E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CRIAÇÃO DE ATIVIDADES-MATEMÁTICAS-COM-O-LoL | |
| Leonardo Pessin da Silveira |
| DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE UM PROCESSO FORMATIVO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO A COMPUTAÇÃO DESPLUGADA | |
| Lézia Cristina Dias dos Santos |
| GEOMETRIA ESPACIAL: UM ESTUDO COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SKECHUP | |
| Eduarda Santos de Oliveira |
GD 07 - Formação de Professores que ensinam Matemática
| A FORMAÇÃO ACADEMICA E A PRÁTICA PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES ACERCA DOS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
| Tiago Emanuel Domingos de Moura |
| TENDÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EMERSÕES E CONCEPÇÕES EM UM CURSO DE EXTENSÃO | |
| Joana de Lima Moraes |
| PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM PRÁTICAS ENVOLVENDO NÚMEROS FIGURADOS TRIDIMENSIONAIS | |
| Filyppe Neves de Andrade |
| TRABALHO DOCUMENTAL NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: formação de coletivos e recursos para ensinar matemática | |
| Rosana Maria da Silva |
| INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA PARA O ENSINO: SABERES E IMPASSES EMERGENTES DE PRÁTICAS DOCENTES | |
| AYANDARA POZZI DE MORAES CAMPOS |
| CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PRÓPRIOS DA DOCÊNCIA QUE CIRCULAM NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL MINEIRO | |
| Maria de Fátima Dias da Silva |
| APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS | |
| Diva Prohmann de Lima |
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E SEU MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO: DISCUSSÕES PRELIMINARES | |
| Yolanda Pinto dos Santos |
| CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A RESPEITO DOS VÁRIOS ASPECTOS DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO | |
| Loryane Santos de Oliveira |
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA COMO ESPAÇO FORMATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
| wester francisco de almeida |
| FORMAÇÃO COMPARTILHADA ON-LINE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: NARRATIVAS DOCENTES E PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Erica Gonçalves de Carvalho |
GD 10 - Modelagem Matemática
| DESAFIOS E ESTRATÉGIAS RELATADOS POR PROFESSORES QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES DE MODELAGEM | |
| João Victor de França Gomes |
| MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: ALGUMAS REFLEXÕES | |
| Silvana Cocco Dalvi |
GD 12 - Educação Estatística
| MEDIDAS DE DISPERSÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| ANDERSON MARCOLINO DE SANTANA |
GD 13 - Educação Matemática e Inclusão
| DECODIFICANDO PROBLEMAS: AQUISIÇÃO DE CONCEITOS SOB A TEORIA DA ATIVIDADE POR UM ESTUDANTE COM TEA | |
| José Jorge de Sousa |
GD 14 - Resolução de Problemas
| ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO 7º ANO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO ÁREA E PERÍMETRO | |
| Rodrigo de Menezes Cruz |
| EXPLORAÇÃO-PROPOSIÇÃO-RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: O CAMINHAR DE UMA PESQUISA | |
| Jair Dias de Abreu |
| Abordando o conceito de Circunferência e deduzindo sua equação através da Resolução de Problemas | |
| Mário Barbosa da Silva |
GD 15 - Educação Financeira
| Olhares e discussões envolvendo a Educação Financeira Crítica pela ótica do dialogismo realizado no terceiro módulo da Série Educação Financeira em Debate | |
| Ivan Bezerra de Sousa |
GD 16 - Etnomatemática
| GRAFISMO INDÍGENA: HISTÓRIA E ETNOMATEMÁTICA EM TERRAS INDÍGENAS NO ESPÍRITO SANTO | |
| Fabricia de Jesus da Silva |
| PRÁTICA SOCIOCULTURAL DE CULTIVO, PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE HORTALIÇAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM ESTUDANTES DO CAMPO | |
| Lucina Soares da Paixao |
GD 17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática
| ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INTEGRAL: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS | |
| Claudiane Ferreira de Jesus |
| UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA IMPLEMENTADO NO ENSINO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE MARICÁ/RJ | |
| Jessica Pereira De Souza |
| MATERIAL CURRICULAR EDUCATIVO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO | |
| CLAUDIA REGINA CRUZ COELHO De Jesus |
GD 18 - Didática da Matemática
| ENSINO DE DERIVADAS E SITUAÇÕES DIDÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM MEIO DIDÁTICO PARA TAXAS RELACIONADAS | |
| Maria Iane de Araújo Gonçalves |
| REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Agatha Carvalho de Lima |
| OBRAS DE ESCHER E AS GEOMETRIAS: INTERSECÇÕES À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO | |
| Rosemeri Neves de Souza |