Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Didática da Matemática e práticas docentes

O PROCESSO DE INCLUSÃO E O AUTISMO TEMÁTICO INSTITUCIONAL
Silvia Teresinha Frizzarini, Claudete Cargnin
COMPARAÇÃO ENTRE A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE BROUSSEAU E A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS DE CAMARENA
Gabriel Loureiro de Lima, Barbara Lutaif Bianchini, Eloiza Gomes
A INFLUÊNCIA DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ENUNCIADOS NO DESEMPENHO DE ALUNOS SURDOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS ADITIVAS
Clélia Maria Ignatius Nogueira
UM ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES NA PRÁTICA DO PROFESSOR ORIUNDAS DA SUA INTERAÇÃO COM OS RECURSOS: O APORTE DO CONCEITO DA TRAJETÓRIA DOCUMENTAL
Katiane De Moraes Rocha
ESTUDO SOBRE TRIGONOMETRIA A LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICO DO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL MOÇAMBICANO
Geraldo Vernijo Deixa
PERCURSOS DE ESTUDANTES AO LIDAREM COM A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE
Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato, José Luiz Magalhães de Freitas, Cécile Ouvrier-Buffet
As três dimensões do Percurso de Estudo e Pesquisa: teórica, metodológica de pesquisa e dispositivo didático
José Vieira do Nascimento Jr, Luiz Márcio Santos Farias, Edmo Fernandes Carvalho
A ENGENHARIA DIDÁTICA EM PESQUISAS PUBLICADAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA
Barbara Lutaif Bianchini
ARTICULAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO
Celina Abar
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUAS REPRESENTAÇÕES: ESTUDO DAS OPERAÇÕES COM ARCOS NO ENSINO MÉDIO
Silvia Teresinha Frizzarini, Claudete Cargnin
O BLOCO DO SABER DO CONJUNTO DOS INTEIROS RELATIVOS
Kleber Ramos Gonçalves, Marilena Bittar
A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COM ROBÓTICA EDUCACIONAL
Lidiane Ottoni da Silva Petini
A INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM – UMA PERSPECTIVA TEÓRICA APRESENTADA NO GRUPO WG4 DURANTE A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL RE(S)SOURCES 2018 – LYON, FRANÇA
Danilo dos Santos Christo, Sonia Barbosa Camargo Igliori
ANÁLISE DE PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AMBIENTE VIRTUAIS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITES DE UMA VARIÁVEL REAL
Osnildo Andrade Carvalho
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA: O CASO DO ENSINO PARA SURDOS SOBRE O CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS
Marcus Bessa de Menezes
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO CONTEÚDOS DE GEOMETRIA
Suzana Nobre, Ana Lucia Manrique
A ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL PARA UMA SITUAÇÃO MATEMÁTICA PARA O EFII
Sonia Barbosa Camargo Igliori, Marcio Vieira Almeida
ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA PROPOSTAS EM UM LIVRO INFANTIL
ANDREA PAULA MONTEIRO DE LIMA, EVANILSON LANDIM
ÁREAS DE FIGURAS PLANAS NO 9º ANO: um olhar para a organização matemática e didática do professor
Almir Pereira Moura
RELAÇÕES PESSOAIS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA
Alexandre Luis de Souza Barros, Paula Baltar
ANÁLISE DE UMA AULA SOBRE O ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS A LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Jéssica CRAVO
ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DAS PRÁTICAS DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU.
Maysa da Silva Leite Almeida
LA COSA ANTES DE LA PALABRA: EL PAPEL DE LOS NOMBRES DE OBJETOS MATEMÁTICOS EN CLASES DE MEDICIÓN
Tatiana María Mendoza
ERROS E OBSTÁCULOS EM TORNO DOS OBJETOS OSTENSIVOS DE TAXAS DE VARIAÇÃO: AUTOANALISES DOS DISCENTES DA ENGENHARIA CIVIL DO IFBA – EUNÁPOLIS
Celso Eduardo Brito
ANÁLISE COMBINATÓRIA: RECURSOS DE UM PROFESSOR EM DIFERENTES NÍVEIS DE SUA ATIVIDADE
Elisângela Bastos de Melo Espindola
A RETOMADA DO CONCEITO DE ÁREA NAS AULAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lúcia de Fátima Durão Ferreira, Paula Moreira Baltar BELLEMAIN
O ENSINO DE PROBABILIDADE EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Janielly Taila dos Santos Verbisck, Marilena Bittar
NEGOCIAÇÕES, RUPTURAS E RENEGOCIAÇÕES NUMA SALA DE AULA COM O SABER EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU
Fernando Emílio Leite de Almeida, Anna Paula de Avelar Brito Lima
UMA NOVA ABORDAGEM E NOVAS VISÕES SOBRE A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÕES DOS ALUNOS SOB A PERSPECTIVA DIAGNÓSTICA DA APRENDIZAGEM NAS REPRESENTAÇÕES TRANSPARENTES, TRANSLÚCIDAS E OPACAS
Rubens Vilhena Fonseca
ANÁLISIS DE UNA ESTRATEGIA DOCENTE ANTE LA MANIFESTACIÓN DEL FRACASO DE LA ENSEÑANZA A ESTUDIANTES ADULTOS ANÁLISIS DE UNA ESTRATEGIA DOCENTE ANTE LA MANIFESTACIÓN DEL FRACASO DE LA ENSEÑANZA A ESTUDIANTES ADULTOS
Nicolás Gerez Cuevas
AS AJUDAS COMO ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES EM DUAS TRADIÇÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA
ALEJANDRA AVALOS ROGEL
A TAD NA ORGANIZAÇÃO DE SITUAÇÕES MATEMÁTICAS PARA ESTUDANTES SURDOS: ESTUDOS INICIAIS
Anete Otilia Cardoso de Santana Cruz, Luiz Márcio Santos Farias
RECURSOS PARA O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Fernanda Elisbão Silva de Souza
A ATUAÇÃO DOCENTE NO TRATAMENTO DE TÉCNICAS NÃO ALGORÍTMICAS MOBILIZADAS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
Rosane Corsini Silva Nogueira
ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DA ABORDAGEM DE FRAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Evanilson Landim Alves, Maria das Dores de Morais
INVESTIGANDO O CAMPO CONCEITUAL DAS FUNÇÕES: PRIMEIROS RESULTADOS
Clélia Maria Ignatius Nogueira, Veridiana Rezende
A MALAMÁTICA PARA O TRABALHO COM AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS: UM CONSTRUTO DIDÁTICO PARA O TRABALHO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Rita Cinéia Meneses Silva

Didática da matemática e formação de professores

FORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS CAPACIDADES ESPACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Regina Maria Pavanello, Leila Pessôa Da Costa
ANÁLISE DA DIMENSÃO OSTENSIVA E NÃO OSTENSIVA EM UMA ATIVIDADE AVALIATIVA ENVOLVENDO A ÁLGEBRA VETORIAL
Jany Santos Souza Goulart, Luiz Márcio Santos Farias
UNE ENQUETE EPISTEMOLOGIQUE SUR LES CONCEPTIONS DES FUTURS PROFESSEURS DE MATHEMATIQUES SUR LES OBSTACLES SUR LA NOTION DE LIMITE
Cheick Oumar DOUMBIA, Luiz Marcio Santos Farias, Saddo Ag ALMOULOUD
PROBABILIDADE CONDICIONAL EM CONTEXTO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Auriluci Carvalho Figueiredo
UMA ABORDAGEM GLOBAL NO ESTUDO DE INEQUAÇÕES COM ALUNOS SURDOS
Silvia Teresinha Frizzarini, Clélia Maria Ignátius Nogueira
O ENSINO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL INSTRUMENTALIZADO ATRAVÉS DE JOGOS POR MEIO DE PERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA
Anderson Souza Neves, Luiz Màrcio Santos Farias
A CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE SEQUENCIAS NUMÉRICAS - Uma análise pela lente da Abordagem Documental do Didático
Armenio Lannes Xavier Neto, Maria José Ferreira da Silva, Luc Trouche
CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES PARA O DESENVOVIMENTO DE UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO PILOTO
RITA LOBO FREITAS, Saddo Ag Almouloud
ATIVIDADE DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO POSICIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS
Ferreira Soares Rêgo, Viana Nunes Messildo, GUERRA BORGES
POSSIBILIDADES DE USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E NO ENSINO REGULAR
Renan Lima
PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDOS DESENVOLVIDOS A PARTIR DA TAD
Cintia Melo dos Santos, Maria Aparecida Silva Cruz
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: SABERES DA DOCÊNCIA
MARIA Aparecida Silva de SOUZA
PROPORCIONALIDADE: UM OLHAR A PARTIR DA TAD
MARIA SÔNIA LEITÃO MELO VIEIRA
CONSTRUCCIÓN DE SABERES SOBRE LA DEVOLUCIÓN EN EL PRACTICUM DE LA FORMACIÓN INICIAL
ALEJANDRA AVALOS ROGEL
CONTRIBUIÇÕES DE UMA ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE
CECILIA MANOELLA CARVALHO ALMEIDA, luiz marcio santos farias
DIMENSÃO COGNITIVA NA TEORIA ANTROPOLOGICA DO DIDÁTICO: O LUGAR DO SUJEITO PSICOLÓGICO
José Luiz Cavalcante, Anna Paula Avelar Brito Lima, Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade
A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO NO ESTUDO DO CÁLCULO MENTAL
Jéssica Serra Corrêa da Costa, Marilena Bittar
UM ESTUDO EVOLUTIVO DO CONCEITO DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: CONTRIBUIÇÕES NO RESGATE DA RAZÃO DE SER SOCIAL DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO PARA CONSTRUÇÃO DE UM PEP BASEADO EM QSC
Eliane Santana de Souza, Luiz Marcio Santos Farias