GD 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A Literatura Infantil no Ensino de Matemática para o Ciclo de Alfabetização da Rede Municipal de São Paulo | |
Michele Ferreira Silva |
UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES RELACIONADAS À SEQUÊNCIAS REPETITIVAS NOS ANOS INICIAIS | |
YASMIN RODRIGUES DA ROCHA |
EXPLORANDO AS OPERAÇÕES COM NÚMEROS FRACIONÁRIOS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS | |
Leticia Dornellas Dias |
Álgebra inicial no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos | |
Ludmila Wanderley Martins |
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Jocimara Rossa Rodrigues |
A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CLUBE DE MATEMÁTICA | |
Ana Luiza de Araujo Ribeiro |
A Relação Entre O Desenvolvimento Do Pensamento Aritmético Em Alunos Do 1º E Do 2º Ano Dos Anos Iniciais E A Constituição Do Material Didático Oficial Do Estado De São Paulo. | |
Shalimar Silvia Santos Maximo |
PRÁTICAS DE NUMERAMENTO PARA INCLUSÃO SOCIAL: UM ESTUDO COM ALFABETIZANDO DAS TERCEIRA IDADE | |
Douglas Silva Santos |
O USO DE MATERIAL PARADIDÁTICO NA ALFABETIZAÇÃO ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DE UMA ESCOLA DE COMUNIDADE DO RIO DE JANEIRO | |
Luciane Lage Pazito |
QUE COMECEM OS JOGOS! O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS | |
Adriana Marques Sampaio |
O letramento matemático e a formação de professores: uma jornada pelas unidades temáticas da BNCC. | |
MarcÃlia Cavalcante Viana |
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Karen Maria Jung Valk |
FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL ENVOLVENDO REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DE SÓLIDOS | |
Beatriz da Penha Santos |
ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, A PARTIR DO QUE É PROPOSTO NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DA CIDADE DE SÃO JOÃO DE MERITI | |
Loise Tarouquela Medeiros |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO EM TURMAS DE 3º ANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO MATEUS/ES | |
Rafaela Dos Santos Ribeiro |
CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE ENSINO SEQUÊNCIA FEDATHI PARA O ENSINO DO CAMPO MULTIPLICATIVO | |
srº Leandro Nogueira Quinto |
OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO ARTICULADO AOS DIFERENTES TIPOS DE PENSAMENTOS MATEMÁTICOS | |
Gustavo Gomes Moreno Senhora |
O PENSAMENTO GEOMÉTRICO DE VAN HIELE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES FEDATHIANAS INCLUSIVAS | |
Roberto da Rocha Miranda |
MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA-MG | |
Mirelle Pereira da Silva |
FORMAÇÃO CONTINUADA ONLINE EM SERVIÇO: Memes na expressão de memórias de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais | |
Rute Ribeiro Meireles |
GD 02 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
SEQUÊNCIA RECURSIVA COM O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHO: UMA ABORDAGEM INOVADORA PARA O PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
Alaide CecÃlia de Lima, ALAIDE CECÃLIA DE LIMA |
O impacto das Gaiolas Epistemológicas na transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental | |
Eliane Santos Alves |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EQUAÇÃO QUADRÁTICA À LUZ DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO DOS CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO DIDÁTICA | |
Robert David Fernandes Sousa |
O ENSINO CONCEITO DE FRAÇÃO A PARTIR DE SEUS SIGNIFICADOS | |
Carla Daniella Barreto dos Santos |
EXPLORANDO A SINERGIA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES: INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA | |
Marusa Rosa Dreher |
UM ESTUDO SOBRE A RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO SEGUNDO GRAU: POR QUE A PREDILEÇÃO E USO QUASE EXCLUSIVO DA FÓRMULA DE BHÁSKARA? | |
Francisco Fabiano dos Santos |
JOGOS NO ENSINO DE EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU: UMA PROPOSTA DIDÁTICA | |
Suzy Kelly da Silva |
ANÁLISE DE UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL A RESPEITO DE FRAÇÕES, A PARTIR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
Bruna Moll Fernandes |
JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DAS OPERAÇÕES DA MATEMÁTICA ESCOLAR E A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS | |
Charlene Onhas Galo |
UTILIZANDO MEIOS DE COMUNICAÇÃO PARA DESENVOLVER A LINGUAGEM MATEMÁTICA | |
Isadora Roth |
INDÍCIOS DE PENSAMENTO ALGÉBRICO EM INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS COM ALUNOS DO SÉTIMO ANO | |
Rafaella Freitas Vargas |
PERCEPÇÕES DE CRITICIDADE VIA PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLÓGICA | |
Bruno Tumelero Fetter |
O USO DE JOGOS ONLINE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA NO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Eliane Fraga Silveira |
TAREFAS MATEMÁTICAS E A RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO ACADÊMICO E ANSIEDADE MATEMÁTICA | |
Nadia Alves Brito |
COMPREENSÃO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU NA PERSPECTIVA DE TAREFAS EXPLORATÓRIAS | |
PatrÃcia Andressa Maieski |
A ÁLGEBRA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS | |
Paulo Eugênio Silva |
UM ESTUDO DAS POSSIBILIDADES DE INTEGRAÇÃO DA GEOMETRIA COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS SOB UM OLHAR DOS CRITÉRIOS DE ADEQUAÇÃO DIDÁTICA | |
Marcelo Henrique dos Reis Filho |
A GAMIFICAÇÃO E AS COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM AULAS DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Gustavo Henrique Zanette |
O CLUBE DE MATEMÁTICA COMO AGENTE CRIADOR DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Ayronn da Silva Santos |
O papel das tarefas no ensino de variáveis - Uma trajetória hipotética de aprendizagem no 8° ano do Ensino Fundamental. | |
Amanda Oliveira Calazans |
GD 03 - Educação Matemática no Ensino Médio
ANÁLISE DAS ABORDAGENS DA MATEMÁTICA FINANCEIRA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DE CAMPINA GRANDE - PB | |
Caio VinÃcius Silva |
ARGUMENTAÇÃO, GEOMETRIA E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS RELAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA GEOMETRIA E DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO | |
Amanda de Araujo Queiroz |
VÍNCULO DO SABER CIENTÍFICO SOBRE GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS COM OS SABERES ESCOLARES DO ENSINO BÁSICO VÍNCULO DO SABER CIENTÍFICO SOBRE GEOMETRIAS NÃO-EUCLIDIANAS COM OS SABERES ESCOLARES DO ENSINO BÁSICO | |
Milenko Schiavetti Basilio Kovacevic |
CONTRIBUIÇÕES DE UM REPOSITÓRIO PARA A PRÁTICA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | |
Izabella Arpini Ferreira |
A MATEMATICA E O PENSAMENTO SUSTENTAVEL | |
NORMA DIAS CRUZ DE CARVALHO |
O DIÁLOGO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EJA: UM OLHAR PARA O QUE DIZEM OS EDUCANDOS E A EDUCADORA MATEMÁTICA. | |
Eduardo dos Reis Mendes da Silva |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA RELAÇÃO TRABALHO MANUAL/INTELECTUAL: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES | |
Stella Gomes de Souza |
UMA DISCUSSÃO INICIAL A RESPEITO DE EMPODERAMENTO FEMININO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS. | |
Euléssia Costa Silva |
UM PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE A ABORDAGEM DO ENSINO EXPLORATÓRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Luiz Fernando Ferreira Machado |
Um olhar da Educação Matemática Crítica para as dissertações e teses brasileiras que relacionam vídeos ao ensino de Matemática da Educação Básica | |
LuÃs Fernando Mesquita de Lima |
GD 04 - Educação Matemática no Ensino Superior
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE CÁLCULO INTEGRAL A PARTIR DE UM PROBLEMA CLÁSSICO DA ENGENHARIA CIVIL | |
Karina Bradaschia Rocha |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
Gabriel Ribeiro Padilha |
UMA PESQUISA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM CURSOS DE MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL MINEIRA | |
Cyndi Menezes Pimentel |
GD 05 - História da Matemática e da Educação Matemática
Uso de Textos Históricos e Lendas em Matemática: Uma Abordagem em História da Matemática | |
Denise Aparecida Enes RIBEIRO |
NA LUTA PELO DIREITO À EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS/EDUCACIONAIS DE UMA COMUNIDADE DO CAMPO | |
Gleisson Santos de Oliveira |
PROPOSTA DE FORMAÇÃO COM ARTICULAÇÕES EM INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
Thaciane Jahring Schunk |
O ESTUDO DIRIGIDO COMO TÉCNICA DIDÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Rogério Joaquim Santana |
UMA HISTÓRIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM RONDÔNIA. | |
Rafaela Ferreira Afonso |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO SERTÃO PARAIBANO: A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA LESSON STUDY EM CONJUNTO COM OS CRITÉRIOS DE IDONEIDADE DIDÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Péricles Dennys Santana Costa |
AS GEOMETRIAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEMS | |
Marisa Raquel de Melo Pereira |
PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E ESTUDANTES ACERCA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA REGIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE | |
Tiely Virginio da Hora Lima |
MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA: LUTAS E RESISTÊNCIAS NO TEMPO PRESENTE | |
Ledevande Martins da Silva |
ANÁLISE DA DISCIPLINA DIDÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO/CEUNES: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DE 1960 A 2002 | |
Célio Moacir dos Santos |
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA MENINAS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DE ORIENTAÇÕES PARA ENSINAR MATEMÁTICA QUE CIRCULARAM NO INÍCIO DO SÉCULO XX EM ESCOLAS FEMININAS | |
Thainá Araujo Bonfim |
GEOMETRIA ANALÍTICA NO ENSINO SUPERIOR NAS DÉCADAS DE 1960 E 1970: ANÁLISE DE MANUAIS DE AUTORES BRASILEIROS | |
Daniel José de Paula |
UMA VISÃO HISTÓRICA SOBRE JOAQUIM GOMES DE SOUZA (1829-1864) E UMA TRADUÇÃO PARCIAL DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE SEU LIVRO MÉLANGES DE CALCUL INTEGRAL | |
Gabriel Faria Vieira |
SABERES PROFISSIONAIS RELATIVOS AO ENSINO DE GEOMETRIA: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTES – PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES | |
Rosane Miguel Alvin Mendonça |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ALIADA NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO: UMA PROPOSTA PRA INVESTIGAÇÃO | |
Bárbara C. Toledo Lima |
SIGNIFICADOS PRODUZIDOS A PARTIR DE UM ESTUDO HISTÓRICO SOBRE A RAZÃO ÁUREA NA ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA EDUCACIONAL | |
Patrick Storch Sorio |
A ÁLGEBRA ESCOLAR NO COMPÊNDIO ELEMENTOS DE ÁLGEBRA DE OTTONI | |
VÃtor da Silva Botelho |
ZOLTAN P. DIENES E O ENSINO DE FRAÇÕES: UMA ANÁLISE DOS SABERES A E PARA ENSINAR EM PUBLICAÇÕES DIRIGIDAS A PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (1960-1980) | |
Armando Freitas Tramontano |
GD 06 - Educação Matemática, Tecnologia e Educação à Distância
FAZER E COMPREENDER NA PROGRAMAÇÃO: ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS | |
Luiza Lehmen Kerkhoff |
TIKTOK NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O ENSINO DO CONCEITO DE FRAÇÃO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS - ES | |
Marinete Santana Wutke Welmer |
PROCESSOS DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA | |
Jhonattan Gonçalves de Araújo |
Vídeos Digitais em um ambiente de Modelagem Matemática: uma proposta para o Ensino Fundamental | |
Emanuel Rodrigues Kapczynski |
A UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO GEOGEBRA NO ENSINO DA ÁLGEBRA LINEAR: UMA VISÃO ALÉM DO ABSTRATO | |
VinÃcius dos Santos Honorato |
Geometria do táxi e desenvolvimento do pensamento computacional | |
Lucas Henrique Viana |
LEAGUE OF LEGENDS (LoL) E O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CRIAÇÃO DE ATIVIDADES-MATEMÁTICAS-COM-O-LoL | |
Leonardo Pessin da Silveira |
UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO POR MEIO DA ATIVIDADE DE PROGRAMAÇÃO | |
Rúbia Carla Pereira |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DE UM PROCESSO FORMATIVO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO A COMPUTAÇÃO DESPLUGADA | |
Lézia Cristina Dias dos Santos |
A MATEMÁTICA ENTRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO NEOTECNICISTA: UMA LEITURA CRÍTICA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL | |
João Vitor Pires Vieira |
COGNOMATIZET: EXPLORANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E MIDIÁTICA NA IDENTIFICAÇÃO/COMPREENSÃO DE FAKE NEWS | |
Pablo Henrique Tolfo |
ÉTICA NA CYBERFORMAÇÃO COM PROFESSORAS/PROFESSORIES/PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CINEMA COMO MEIO DE REVELAÇÃO DE POSTURAS LIBERTADORAS | |
Marcelo Augusto Fontana |
A APRENDIZAGEM DE AUTOVALORES E AUTOVETORES POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES | |
Gabriel Cordelina |
PROJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIA: ABORDAGENS E POSSIBILIDADES PARA UM ESTUDO SOBRE FUNÇÕES EM TURMAS DE EJA DO ENSINO MÉDIO | |
Mauricio Rosa |
Reconfigurações na Pesquisa Educacional: a produção de vídeos e a experiência na sala de aula de matemática | |
Fernanda Martins da Silva |
Investigando o uso do ChatGPT no ensino da proporcionalidade para alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma escola do norte do Espírito Santo | |
Amanda Freitas Cazadine |
VERIFICAÇÃO DE PROPRIEDADES DA GEOMETRIA PLANA COM O GEOGEBRA DISCOVERY EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Daniel Mendes Inácio de Souza |
IMPORTÂNCIA DE ESTUDOS PRELIMINARES PARA UMA PESQUISA DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Érika Verzegnassi |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CURTAS METRAGENS ANIMADOS: PROJETANDO A VIDA. | |
Claudio Roberto Coelho da Silva |
O ChatGPT como um sistema de tutoria inteligente na Educação Matemática | |
David Zatz Correia |
GEOMETRIA ESPACIAL: UM ESTUDO COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE SKECHUP | |
Eduarda Santos de Oliveira |
STRANGER THINGS: O CINEMA NA SALA DE AULA DE MATEMÁTICA - DISCUTINDO A ASSIMETRIA DA VULNERABILIDADE SOCIAL | |
Rafael Dutra Ferrugem |
EXPLORANDO NARRATIVAS QUEER NA MATEMÁTICA COM PODCAST: UM POSSÍVEL ESPAÇO DE REPRESENTATIVIDADE E ACOLHIMENTO | |
Johnatan Boeira Boeira Rodrigues |
INTERAÇÕES DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DISPOSITIVOS DIGITAIS MÓVEIS TIPO TABLETS: GESTOS E TOQUES EM TELAS QUE DESVELAM O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
Késia Alves Penna Ferreira |
TRIGONOMETRIA E FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PESQUISA-FORMAÇÃO COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
Gabriel Santos Muniz |
DO MUNDO DAS RELAÇÕES PARA O MUNDO DA EDUCAÇÃO: O USO DAS REDES SOCIAIS NO ENSINO A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19. | |
Rúbia Araújo Pessoa de Albuquerque |
MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM JOGOS DIGITAIS | |
WALLACE RODRIGUES ALMEIDA |
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA SOB O OLHAR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL DA ATIVIDADE E APRENDIZAGEM EXPANSIVA | |
Samuel Souza Vaz |
UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ENVOLVENDO TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM CONSTRUÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO MÉDIO | |
Andressa Solane Moreira Costa |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SUSTENTABILIDADE, CULTURA E SOCIEDADE A PARTIR DE UM USO HUMANIZADO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
Thainá do Nascimento |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM USO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA DE COGNIÇÃO CORPORIFICADA | |
Roger da Trindade Gomes |
UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MOVIMENTOS DE UMA CULTURA MAKER | |
CLEIDE MARIA DOS PASSOS ARRUDA |
ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA A MOTIVAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES EM MATEMÁTICA | |
Ednéia Leite Petry |
FORMAS EM MOVIMENTO: O GEOGEBRA E A APRENDIZAGEM ATIVA | |
Robson Hessler |
PRODUÇÃO DE VÍDEOS DIGITAIS MATEMÁTICOS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Pamella Aleska Silva Santos |
Jogos Matemáticos e o Desenvolvimento do Pensamento Algébrico: Uma Análise das Potencialidades do Jogo Odisseia Matemática | |
André Sousa Braz de Araújo |
USING ED-TECH TOOLS TO SUPPORT MATHEMATICS TEACHING AND LEARNING FOR SECOND LANGUAGE LEARNERS | |
Jinos Nejad Mikailli |
DO DESIGN AO REDESIGN EM PESQUISAS: INSERINDO O GEOGEBRA NAS TAREFAS MATEMÁTICAS | |
Leonardo Martins |
Má_temática – em que a matemática não é uma temática ruim: a produção de podcast no ensino e aprendizagem da matemática no ensino médio | |
Thamiris Cristina Gomes Lopes |
POTENCIAÇÃO NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS FINAIS: EXPLORANDO O USO DO INSTAGRAM COMO SUPORTE NA APRENDIZAGEM | |
Raphael Ferreira Bortolassi |
GD 07 - Formação de Professores que ensinam Matemática
PROCESSO DE ELABORAÇÃO DE PRODUTO EDUCACIONAL EM UMA PESQUISA DE DOUTORADO PROFISSIONAL DO IFES | |
Adriano de Souza Viana |
Emoções e Identidade Profissional de professores de Matemática em Início de Docência | |
André Lima Rodrigues |
AS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES A PARTIR DE MATERIAIS CONCRETOS MONTESSORIANOS | |
Edilene Regina Janjar |
Visão e Visualização na formação inicial de professores de matemática: um estudo envolvendo o pensamento geométrico | |
Talisson Fernando Leiria |
A FORMAÇÃO ACADEMICA E A PRÁTICA PROFISSIONAL: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES ACERCA DOS DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
Tiago Emanuel Domingos de Moura |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA MATEMÁTICA: PROPOSTA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES | |
Carlos Bruno Freitas Baptista |
ANÁLISE COMBINATÓRIA, ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM RONDÔNIA: EM FOCO A ANÁLISE DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO PRESENCIAL DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIR/JI-PARANÁ | |
Anne Cristiny Borges |
O ENSINO DE TRIGONOMETRIA: A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ATRELADA AOS ARTEFATOS HISTÓRICOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA | |
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues |
PROCESSO FORMATIVO COM ABORDAGEM BLENDED PARA O ENSINO DE GEOMETRIA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
Bárbara Silva Gumiero |
A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL: memórias de estudantes | |
Jenifer Souza |
PROFESSORES INICIANTES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: ALTERNATIVAS PARA O PROCESSO DE INÍCIO DE CARREIRA DE PROFESSORES LICENCIADOS EM PEDAGOGIA E MATEMÁTICA | |
Roger Eduardo Silva Santos |
TENDÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EMERSÕES E CONCEPÇÕES EM UM CURSO DE EXTENSÃO | |
Joana de Lima Moraes |
Investigações a respeito da construção do conceito de números racionais por professores dos anos iniciais. | |
Rosane Cordeiro Rafael |
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM PRÁTICAS ENVOLVENDO NÚMEROS FIGURADOS TRIDIMENSIONAIS | |
Filyppe Neves de Andrade |
FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE PENSAMENTO ALGÉBRICO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: QUAIS CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS SÃO MOBILIZADOS PELOS PARTICIPANTES? | |
Renata Mendes Soares |
DIVISÃO POR FRAÇÕES: COMPREENSÃO PROFUNDA DA MATEMÁTICA FUNDAMENTAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Lorena Rosa Branquinho |
COLETIVO DE PROFESSORAS FORMADORAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: INTRODUÇÃO À GÊNESE DOCUMENTAL | |
Samilly Alexandre Souza |
TRABALHO DOCUMENTAL NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: formação de coletivos e recursos para ensinar matemática | |
Rosana Maria da Silva |
Desenvolvimento Profissional de Professores e as Trajetórias Hipotéticas de Aprendizagem: estudos sobre a Teoria dos Campos Conceituais com professores de matemática | |
Theo Santana Sander |
FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O USO DO MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL | |
Lais Scorziello Feitosa da Silva |
A MULTIDIMENSIONALIDADE DOS SABERES DOCENTES: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL | |
Fábio Gomes Lagoeiro |
O ENSINO DE GEOMETRIA NA PRÉ-ESCOLA: OS CONHECIMENTOS E AS APRENDIZAGENS DE UM GRUPO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO ESTUDO DE AULA | |
Renata Ribeiro |
INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA PARA O ENSINO: SABERES E IMPASSES EMERGENTES DE PRÁTICAS DOCENTES | |
AYANDARA POZZI DE MORAES CAMPOS |
DESENVOLVIMENTO DA “MATEMÁTICA PARA O ENSINO” A PARTIR DE REFLEXÕES COLETIVAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO PROPORCIONALIDADE | |
Andressa de Olivera Faria Lorenzutti |
TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE DO CANAÃ/ES | |
Rafael Melotti |
O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA CRIATIVA NOS (FUTUROS) PROFESSORES PARA O DESENHO DE TAREFAS MATEMÁTICAS | |
Adriana Santos Sousa |
FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS | |
Sabrine Costa Oliveira |
UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR POLIVALENTE E AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA SUA INSTRUMENTALIZAÇÃO | |
Shirlei Costa Araujo |
Explorando as potencialidades da Plataforma Quizizz: estratégias de utilização para professores em um minicurso | |
FabrÃcio da Silva Santos |
O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO TEÓRICA. | |
Lucas do Nascimento Corrêa |
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PRÓPRIOS DA DOCÊNCIA QUE CIRCULAM NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL MINEIRO | |
Maria de Fátima Dias da Silva |
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS | |
Diva Prohmann de Lima |
UMA INVESTIGAÇÃO DE ENTRELINHAS NOS DOCUMENTOS NORTEADORES DO PIBID DE 2007 A 2022 (2023). | |
Eliandra Aparecida Portela Kmita |
IMPACTOS DA PORTARIA MEC Nº1.428/2018 NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. | |
Fabiana Cristina Pinto |
Um Estudo Sobre a Formação de professores de Matemática no Timor-Leste | |
Carlos Soares |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ESTUDANTES ACERCA DA UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE TEIXEIRA DE FREITAS/BA | |
Mariangela Silva Souza |
ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DIDÁTICO-MATEMÁTICOS MOBILIZADOS POR UM PROFESSOR FORMADOR DURANTE A CONDUÇÃO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | |
Ana Paula Morito Neves |
O PROCESSO FORMATIVO DE LICENCIANDOS EM UM CLUBE DE MATEMÁTICA: DISCUSSÕES A PARTIR DO ESTUDO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NUMA PERSPECTIVA LÓGICO-HISTÓRICA | |
Organdi Mongin Rovetta |
FORMAÇÃO DOCENTE DE MATEMÁTICA: ABORDANDO GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
GLAZIELA VIEIRA FREDERICH |
MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO NA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA | |
Flávia Silva Souza |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E SEU MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO: DISCUSSÕES PRELIMINARES | |
Yolanda Pinto dos Santos |
CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA A RESPEITO DOS VÁRIOS ASPECTOS DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO | |
Loryane Santos de Oliveira |
AVALIAÇÃO DA FACETA EPISTÊMICA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO-MATEMÁTICO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EGRESSOS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. | |
Marina da Silva Cardoso |
FORMAÇÃO COM PROFESSORES EMBASADA NA MATEMÁTICA PARA O ENSINO E NA INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM | |
Tatiana Bonomo Bonomo de Sousa |
EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: COMO ANALISAR DADOS PRODUZIDOS COM ENTREVISTAS NARRATIVAS? | |
Edna Paola Fresneda-Patiño |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PROFISSIONAL | |
Andressa Côco Lozorio |
AS CONTRIBUIÇÕES DO GRUPO EMFOCO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA CONTEMPORANEIDADE: REVISITANDO MEMÓRIAS E A TRAJETÓRIA | |
José Walber Souza Ferreira |
Uma Educação Financeira para além da Matemática: Diálogos com docentes de diferentes áreas do conhecimento | |
Lucas Lopes Gueiros de Souza |
NOTICING PROFISSIONAL DE UMA FORMADORA AO EXPLORAR CASOS MULTIMÍDIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Jéssika Naves de Oliveira |
COMO O PROFESSOR DE MATEMÁTICA CONCEBE O ENSINO DE MATEMÀTICA A ESTUDANTES DO ENSINO MÈDIO DA EJA? | |
senhora Alves Porcellis Alves Pereira |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE GEOMETRIA A PARTIR DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Aparecida Ferreira Lopes |
MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NUMA FORMAÇÃO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Wallace Coutinho Soares |
O ENSINO DE DISCIPLINAS MATEMÁTICAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O CASO DAS VARIÁVEIS COMPLEXAS | |
LectÃcia Sobreiro Rezende de Souza |
O Programa Residência Pedagógica – Subprojeto Matemática no contexto da Formação Inicial de Professores: alcances e repercussões | |
Guilherme Oliveira Souza |
Construindo saberes profissionais a partir dos erros nas demonstrações de estudantes de Licenciatura em Matemática | |
Marcelo Eduardo Pereira |
PRÁTICAS DE ENSINO DE ALTA ALAVANCAGEM NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DAS DESIGUALDADES MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Valdir Alves Silva |
Professores no futuro? Perspectivas futuras de estudantes da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São João del Rei e os fatores que as impactam. | |
Maximiliano Garcia de Almeida |
O domínio afetivo no ensino de geometria: um olhar para as concepções de futuros professores de matemática | |
Thales Pessoa de Sousa Silva |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA COMO ESPAÇO FORMATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
wester francisco de almeida |
A PESQUISA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PRÁTICAS E REFLEXOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR | |
Jonatas de Sousa Marques |
FORMAÇÃO COMPARTILHADA ON-LINE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: NARRATIVAS DOCENTES E PRÁTICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Erica Gonçalves de Carvalho |
GD 09 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática
INFLUÊNCIAS DA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE LINGUAGEM ALGÉBRICO NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO ALGÉBRICO | |
Paola La Corte E Almeida Ramos |
O trabalho com os textos de cordel na aula de Matemática da EPJAI | |
Jabson Costa Santos |
Língua materna e linguagem matemática: uma interface necessária para a leitura e interpretação de enunciados matemáticos | |
Kelly Cristina Coutinho |
GD 10 - Modelagem Matemática
Modelagem Matemática no Proeja: Contribuições que interligam a Matemática ao mundo do trabalho | |
Wanderson Pinto Moreira |
Modelagem Matemática e o pensamento computacional em um Design de curso de formação de professores | |
Emerson Alves Rosa |
UMA PESQUISA SOBRE A CRITICIDADE NA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
MESSIAS SANTOS DE MORAIS |
ESTUDO COM MODELOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA | |
Ailson Lopes Alzeri |
DESAFIOS E ESTRATÉGIAS RELATADOS POR PROFESSORES QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES DE MODELAGEM | |
João Victor de França Gomes |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS: ALGUMAS REFLEXÕES | |
Silvana Cocco Dalvi |
AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES DE MODELAGEM MATEMÁTICA SEGUNDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
JONISARIO LITTIG |
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA ALÉM DA SALA DE AULA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
JanaÃna Milagres Martins |
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM HONDURAS | |
Luis Padilla |
GD 11 - Filosofia da Educação Matemática
PROBLEMATIZANDO A RELAÇÃO ENTRE UMA POLÍTICA DE RESISTÊNCIA E (RE)EXISTÊNCIA DO POVO NASA E UMA POLÍTICA DO CONHECIMENTO JUNTO COM AS CRIANÇAS E A MATEMÁTICA | |
Estudante Carolina Higuita RamÃrez |
SIMETRIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: QUE SIGNIFICADOS SE DESTACAM? | |
Luana Milagres Fernandes |
COMPREENSÕES DO NÚMERO NA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Thalia Falquievicz Corassa |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Vitória Fenilli Vidaletti |
GD 12 - Educação Estatística
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA APLICADA À METEOROLOGIA: UMA PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO. | |
Allan Schroefer Gomes de Carvalho |
CONTRIBUTOS DA INTEGRAÇÃO DO GEOGEBRA PARA ANÁLISE GRÁFICA DE DADOS ESTATÍSTICOS | |
José Ronaldo Alves Araújo |
MEDIDAS DE DISPERSÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
ANDERSON MARCOLINO DE SANTANA |
PRÁTICA DOCENTE COMPARTILHADA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR ESTATÍSTICO | |
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar |
AS TRÊS PARTES: HISTÓRIA PARA VIVENCIAR PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Kelly de Lima Azevedo Spinelli |
O USO DO JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Bárbara Gonçalves Fenille Velasco |
CONFIGURAÇÕES DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NAS PRÁTICAS DOCENTES | |
Heloisa Almeida de Figueiredo |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CLASSIFACAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Manuela Francisca Souza |
GD 13 - Educação Matemática e Inclusão
DECODIFICANDO PROBLEMAS: AQUISIÇÃO DE CONCEITOS SOB A TEORIA DA ATIVIDADE POR UM ESTUDANTE COM TEA | |
José Jorge de Sousa |
DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE PROBLEMAS DE LIVROS DIDÁTICOS | |
Amanda Lima Araújo |
Jogos e inclusão na aula de Matemática de um estudante com síndrome de down: a importância das ações inclusivas | |
Hudson de Souza Barbosa |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVENDO ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | |
Elcio Pasolini Milli |
ENSINO DE MATEMÁTICA A ESTUDANTES SURDOS POR UM PROFESSOR SURDO | |
Rafael Cunha Braga |
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL A PARTIR DE RELAÇÕES ENTRE A TEORIA DE P. YA. GALPERIN E A FEIRA DE MATEMÁTICA | |
Gisély de Abrêu Corrêa |
A PESQUISA SOBRE SUPERDOTAÇÃO MATEMÁTICA: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS NO CENÁRIO INTERNACIONAL | |
Weberson Campos Ferreira |
CRIANÇAS, DEFICIÊNCIAS, SEXUALIDADES E MATEMÁTICA: VIOLÊNCIA E SILENCIAMENTO | |
Gilson Abdala Prata Filho |
COMO NASCEM AS CORALINES? REFLEXÕES E INFLEXÕES DE UM CONCEITO DE CRIANÇA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Paulo Roberto Pereira Junior |
SOMOS TODOS REPRESENTADOS NAS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA? | |
RIVISON SOARES SOARES DE SOUZA LIM |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM PESSOAS LGBTQIA+ PRIVADAS DE LIBERDADE TENDO EM VISTA A REINSERÇÃO SOCIAL | |
Aline Borel Monteiro de Castro |
GD 14 - Resolução de Problemas
ENSINO DA OPERAÇÃO DE ADIÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Flávia Hisayo Ribeiro Matsuo |
ESTRATÉGIAS DE ALUNOS DO 7º ANO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO ÁREA E PERÍMETRO | |
Rodrigo de Menezes Cruz |
EXPLORAÇÃO-PROPOSIÇÃO-RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: O CAMINHAR DE UMA PESQUISA | |
Jair Dias de Abreu |
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Graziella Natali Machado |
Abordando o conceito de Circunferência e deduzindo sua equação através da Resolução de Problemas | |
Mário Barbosa da Silva |
GD 15 - Educação Financeira
Olhares e discussões envolvendo a Educação Financeira Crítica pela ótica do dialogismo realizado no terceiro módulo da Série Educação Financeira em Debate | |
Ivan Bezerra de Sousa |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA A PARTIR DAS PRÁTICA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | |
Gustavo Perini do Amaral |
UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA A RESPEITO DE NOÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA A PARTIR DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
Davi Magalhães Vieira |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR MEIO DO TEMA INFLAÇÃO: UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
Aline Sousa Jacinto |
INTERFACES ENTRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MODELAGEM MATEMÁTICA, NO ESPECTRO DO MODELO DOS CAMPOS SEMANTICOS | |
Antônio Eduardo Monteiro da Silva |
ANÁLISE DOS LIVROS DE PROJETOS INTEGRADORES DO PNLD 2021 QUANTO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA | |
Luis Gomes do Nascimento |
UMA ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA EMENTA DE “EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A COOPERAÇÃO” NAS ESCOLAS DE ASSENTAMENTO E ACAMPAMENTO DO PARANÁ | |
Rafaela Lopes Caetano |
Educação Financeira sob uma perspectiva Crítica e Neoliberalismo: um olhar para estudantes em vulnerabilidade social | |
Fabio Alves Menecucci |
LETRAMENTO FINANCEIRO NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVER A CONSCIENTIZAÇÃO DE JOVENS SOBRE DECISÕES ENVOLVENDO JUROS E FINANCIAMENTOS | |
Hanna Karolina Rodrigues Barros |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: O ENSINO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FAMILIAR | |
Iolanda da Silva Luz |
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO SITUAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS À LUZ DO MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS | |
Allana Matos de Andrade |
“EU NÃO PLANEJO MEU FUTURO, NÃO TENHO MAIS SONHOS”: REFLETINDO SOBRE FOREGROUNDS DE ESTUDANTES DA EJA | |
Arlam Dielcio Pontes da Silva |
GD 16 - Etnomatemática
TECENDO CESTOS IMBÉ NO QUILOMBO SÃO DOMINGOS NO SAPÊ DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO:ENTRELAÇANDO SABERES,CULTURA E MATEMÁTICA | |
Bianca Blandino Florentino |
ETNOMODELAGEM E ETNOMODELOS DA PRODUÇÃO DE ARROZ NA CIDADE DE AMARANTE – PIAUÍ | |
Luciano de Santana Rodrigues |
“QUEM PODE CONTAR A NOSSA HISTÓRIA SOMOS NÓS” DA ALDEIA À ESCOLA: PROFESSORES GUARANI E TUPINIKIM NO FAZER DA PESQUISA | |
Ana Paula Azevedo Moura |
ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM ETNOMATEMÁTICA COM INDÍGENAS NO ESPÍRITO SANTO | |
Géssica Gonçalves Martins |
GRAFISMO INDÍGENA: HISTÓRIA E ETNOMATEMÁTICA EM TERRAS INDÍGENAS NO ESPÍRITO SANTO | |
Fabricia de Jesus da Silva |
Práticas Etnomatemáticas em Comunidades de Jogos Digitais - Possibilidades de Aprendizagem através dos Territórios Digitais | |
Ana Gabrielle Camargo de Souza |
RELACIONANDO MATEMÁTICA E CULTURA INDÍGENA AO CONTAR HISTÓRIAS NO SOFTWARE SCRATCH | |
Yasmin Menger |
MOMENTOS E MOVIMENTOS DE UM ESTUDO ETNOMÁTEMÁTICO SOBRE O MOÇAMBIQUE CAMISA ROSA | |
Flávia De Fatima Santos Silva |
Saberes matemáticos em um grupo de mulheres costureiras mineiras | |
FabrÃcio Rodrigues Alves |
CONECTANDO A MATEMÁTICA E A CULTURA NA PERSPECTIVA DA ETNOMODELAGEM POR MEIO DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS: UM ESTUDO QUALITATIVO NUMA ESCOLA QUILOMBOLA | |
Ana Maria da Silva Gonçalves |
UM OLHAR SOBRE AS APRENDIZAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E OS SABERES MATEMÁTICOS DOS POVOS DE ANGOLA | |
Carlos Mucuta Santos |
OS TEMPOS QUE MARCAM E AS MARCAS DO TEMPO | |
Mônica Taffarel |
AS ABORDAGENS DIALÓGICAS (GLOCAL) DA ETNOMODELAGEM NA PRODUÇÃO DE VINHO ARTESANAL DE JABUTICABA | |
Ãlvaro Moisés Borges |
ETNOMODELAGEM NA GEOMETRIA FRACTAL: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI N° 10.639/03 | |
Lucas Junior Paixão |
PRÁTICA SOCIOCULTURAL DE CULTIVO, PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE HORTALIÇAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM ESTUDANTES DO CAMPO | |
Lucina Soares da Paixao |
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA CASACA TUPINIKIM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS ETNOMATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Alexandre Maia Ferreira |
ETNOMATEMÁTICA: UMA PERSPECTIVA COGNITIVA NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Tatiana Gonçalves Martins |
JOGOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS: UMA ABORDAGEM NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA | |
Francimário da Silva |
APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DO SKATE DE RUA: UM ESTUDO DAS POTENCIALIDADES DA MANIFESTAÇÃO CULTURAL EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL | |
Renan Subtil Torres |
CARTOGRAFIA DOS AFETOS: A ETONOMATEMÁTICA SOB A DIMENSÃO ANCESTRAL COMO POTENCIA DE UMA ESCOLA OUTRA | |
Rafael Bida Guabiraba Martins |
ETNOMATEMÁTICA E A SALA DE AULA: POSSIBILIDADE DE ENXERGAR OUTRAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Camila Santos Silva |
GD 17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA ESCOLA? | |
Ana Carolina Ferreira Rangel |
ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO INTEGRAL: COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA ESTADUAL LOCALIZADA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE MINAS GERAIS | |
Claudiane Ferreira de Jesus |
APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE AS PRÁTICAS MATEMÁTICAS E OS DOCUMENTOS ORIENTADORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DE MINAS GERAIS. | |
Ana Flávia Siqueira P Dias |
UMA ANÁLISE DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA IMPLEMENTADO NO ENSINO INTEGRAL NA REDE MUNICIPAL DE MARICÁ/RJ | |
Jessica Pereira De Souza |
A CONFIGURAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM REFORMAS CURRICULARES EM PAÍSES LATINO-AMERICANOS (BRASIL E CHILE). | |
Claudemir Monteiro Lima |
PROJETOS POLÍTICOS DE CURSO: O QUE ELES DIZEM SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Carlos Daniel Raminelli |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE | |
Jaderson Luiz Marques |
MATERIAL CURRICULAR EDUCATIVO: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO | |
CLAUDIA REGINA CRUZ COELHO De Jesus |
GD 18 - Didática da Matemática
ENSINO DE DERIVADAS E SITUAÇÕES DIDÁTICAS: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM MEIO DIDÁTICO PARA TAXAS RELACIONADAS | |
Maria Iane de Araújo Gonçalves |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM DURANTE A EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Agatha Carvalho de Lima |
OBRAS DE ESCHER E AS GEOMETRIAS: INTERSECÇÕES À LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO | |
Rosemeri Neves de Souza |
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVEREM SITUAÇÕES DE CONCENTRAÇÃO COMUM DE SOLUÇÕES EM QUÍMICA: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
Juliane Washov Pereira |
UMA ANÁLISE DE OBSTÁCULOS IDENTIFICADOS POR MEIO DA APLICAÇÃO DE EXPERIMENTOS MENTAIS | |
Cristiane Corrêa Amaral |
CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES DO 6º ANO RELACIONADOS À PORCENTAGEM E SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS | |
Adriana Maria Loss |
A INVISIBILIDADE DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE QUEM ENSINA MATEMÁTICA: UMA APROXIMAÇÃO | |
Maria Ester Duarte Pedrosa Rechi |