Corpo Editorial
Corpo Editorial | |
Agnaldo da Conceição Esquincalha, Janivaldo Pacheco Cordeiro |
Relatório do III ENEMI
O III Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva | |
Coordenação do III ENEMI |
Comunicações Científicas e Relatos de Experiências
Reflexões sobre expectativas e possíveis impedimentos ou desafios que mulheres (que ensinam Matemática) tem encontrado em sua ascensão acadêmica e profissional | |
Geisa Abreu Lira Corrêa dos Santos, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Diálogos entre a Educação Matemática e os Estudos da Interpretação: produzir dados, produzir caminhos | |
Rafael Rossi Viégas, Janine Soares de Oliveira, Rosilene Beatriz Machado |
O processo de inclusão de um estudante com Transtorno do Espectro Autista nos anos iniciais: desafios e estratégias no ensino e aprendizagem da Matemática | |
Suema Souza Araujo, Ana Tereza Ramos de Jesus Ferreira, Juliana Alves Lopes dos Santos, Meire Nadja Meira Souza, Geraldo Eustáquio Moreira, Lygianne Batista Vieira |
Considerações de brailistas sobre um material manipulável para o ensino de média aritmética para estudantes cegos | |
Stephany Maria Pereira da Silva, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho |
Licenciandos em matemática e suas representações sociais de pessoa com deficiência visual | |
Maria Caroline de Souza Santos, LÃcia de Souza Leão Maia |
Níveis de co-determinação em sistemas didáticos inclusivos com foco na matriz de experiência da surdez | |
Douglas Willian Nogueira de Souza, Marilena Bittar, Fábio Alexandre Borges |
Promovendo a inclusão na educação Matemática por meio do Desenho Universal para Aprendizagem: desafios e perspectivas. | |
Janaina Zanon Roberto Stellfeld, Anderson Roges Teixeira Góes |
Ensino de Matemática e Inclusão: o contexto educacional de alunos-pacientes com câncer | |
Camila Labres Nemos, Marilaine de Fraga Sant'Ana |
Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) aliadas à Educação Matemática Inclusiva: possibilidades e implicações | |
Ellen Michelle Barbosa de Moura, Karla Vanessa Gomes dos Santos, Dulcimária Ferreira da Cunha Marçal, Joeanne Neves Fraz |
Questões de gênero e práticas com robótica e na área STEAM na Educação Básica: reflexões sobre os foregrounds de meninas | |
Juliana Ramos Pereira, Denner Dias Barros |
Tecnologia Assistiva para estudantes com deficiência: vivências de uma oficina na Licenciatura Integrada | |
Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Clarissa Raimundo de Ataide, Mônica de Nazaré Carvalho, Gleyce Thamirys Chagas da Silva, Elielson Ribeiro de Sales |
Ensino de Matemática numa perspectiva da Educação Inclusiva em uma escola pública de Quirinópolis-GO | |
Elzanir Silva Alves, Thiago Donda Rodrigues |
A educação matemática e a educação inclusiva em contextos ribeirinhos | |
Monica Nazaré Carvalho, Elielson Ribeiro de Sales |
Ensino Superior e a Inclusão de Estudantes Surdos em aulas de Matemática | |
TAYNA DA SILVA VIEIRA, Gisela Maria da Fonseca PINTO |
Licenciatura em Matemática: Planejamentos docentes com a abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) | |
Ângela Paloma Zelli Wiedemann, Anderson Roges Teixeira Góes |
O Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Matemática Inclusiva à luz do Pensamento Complexo: uma tessitura possível | |
Paula Regina Raksa, Heliza Colaço Góes |
A Surdez no Ensino Superior: inclusão da primeira estudante Surda em um programa de pós-graduação | |
Adrielly A. S. Gomes, Rosana Maria Mendes |
Promovendo a inclusão de alunos surdos: a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino de matemática | |
Vinicius Berbat Paula, Gisela Maria da Fonseca Pinto |
O QUE NARRAM AS ALFABETIZADORAS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA OS ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: experiências a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) | |
Renata Aparecida de Souza, Emerson Rolkouski |
Futuras Professoras: Investigação do auxílio prestado durante as aulas de matemática para alunos com Síndrome de Down. | |
Elaine Cristina Ribeiro Vignon, Carlos Eduardo Rocha dos Santos |
Questões sociais em sala de aula: uma tentativa de discutir sobre gênero, sexualidade e meritocracia. | |
Prof Luiz Fernando Harthcapf Sobrinho, Natália Mayume Soares Moriya, João Ricardo Viola dos Santos |
Um olhar sobre formação de professores que ensinam matemática para estudantes surdos | |
Walber Christiano Lima da Costa, Idemar Vizolli |
Leitura e Escrita de Mundo com a Matemática e Meio Ambiente: possibilidades para a Educação Básica | |
Johnny Nazareth dos Santos, Denner Dias Barros |
Explorando a Matemática Crítica no Cotidiano de Catadores de Materiais Recicláveis: Reflexões sobre à Vulnerabilidade Social | |
Márcio Alexandre do Nascimento Chagas, Carlos Eduardo Rocha dos Santos |
Aprendizagem matemática de estudantes com deficiência intelectual: contribuições para a formação de licenciandos em Matemática a partir da Prática de Estágio Supervisionado de Doutorado | |
Gisély de Abrêu Corrêa, Edmar Reis Thiengo |
Análise do desenvolvimento de estudantes surdos do ensino médio com situações-problema do campo conceitual aditivo | |
Marcilio de Carvalho Vasconcelos, Jurema Lindote Botelho Peixoto, Larissa Pinca Sarro Gomes |
Influência da religião nas escolhas das mulheres: os impactos na trajetória de professoras de Matemática | |
Carolina Salviano Bezerra, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
A Modelagem Matemática em uma perspectiva inclusiva: compreensões acerca da Educação Matemática Inclusiva | |
Aline Keryn Pin, Rodolfo Eduardo Vertuan |
Gráficos Para Estudantes Cegos: adaptações a partir do contexto do IBC | |
MAYRA DARLY DA SILVA, LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO |
Representatividade e Inclusão na Pós-Graduação: trajetórias de estudantes cegos | |
Ana Julia Franco Gell, Caio Kenichi Goto Feio, Clarissa Raimundo De Ataide, Ana Carolina Faustino, Elielson Ribeiro De Sales |
Dialogando sobre Aprendizagem Matemática de crianças com Transtorno do Espectro Autista junto a licenciandos em Matemática: contribuições para a formação inicial | |
Gilson Abdala Prata Filho, Edmar Reis Thiengo |
Os processos de ensino e aprendizagem na comunidade surda: possíveis reflexões nas aulas de matemática em colaboração com uma pesquisadora surda | |
Leticia Pereira do Nascimento, Elisabete Marcon Mello |
Desenvolvimento de noções espaciais por uma criança com TDAH na Educação Infantil: brincadeiras na apropriação de conhecimentos matemáticos | |
Simone Souza Silva Rangel, Edmar Reis Thiengo |
“Estudos de Gênero: o que a matemática tem a ver com isso?”: desdobramentos a partir de um curso de extensão | |
Hygor Batista Guse, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
Relatos docentes sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência visual durante a pandemia | |
Wagner Rohr Garcez, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
GÊNEROS E SEXUALIDADES DESVIANTES: PERSPECTIVAS DE PÓS-GRADUANDOS E EGRESSOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
João Gabriel Souza Freitas, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Reflexões interseccionais a partir de narrativas (auto)biográficas de surdos professores de matemática | |
Thamires Belo de Jesus, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
O trabalho com Tecnologias Digitais Educacionais para a aprendizagem da Matemática pelos estudantes com Discalculia do Desenvolvimento: uma Revisão Sistemática da Literatura de 2020 a 2022 | |
Bruno Barros dos Passos, Roberta D' Angela Menduni-Bortoloti |
Desigualdades de Gênero nas Licenciaturas em Matemática: mito ou realidade? | |
Isabelle Steffânia Carvalho de Campos Bueno, Edmar Reis Thiengo |
ENSINO DE MATEMÁTICA E SURDEZ: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE TESES E DISSERTAÇÕES | |
Rosenilda Rocha Bueno, Emerson Rolkouski |
Educação Matemática na construção de subjetividades: um olhar para a escola do campo | |
João Paulo Oliveira da Paz, Denner Dias Barros |
O ensino de Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): reflexões sobre a inclusão escolar | |
Ana Gabriela Cardoso do Nascimento, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Educação Matemática Para Alunos Autistas Nos Anos Iniciais E A Neurociência Cognitivas: Uma Pesquisa Intervenção No 3º Ano Do Ensino Fundamental Da Escola Municipal Furusato Tomio Do Município De Ubiratã - Paraná | |
GISLAINE BRUNIERI, Clelia Maria Ignatius Nogueira |
Transexualidade, travestilidade e Educação Matemática: Perspectivas e Possibilidades | |
Erikah Pinto Souza, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
A influência da Ação Construída em Libras na compreensão de problemas do campo aditivo | |
Roberta Alena De Alcântara Brandão, Jurema Lindote Botelho Peixoto |
Uma sequência didática como intervenção pedagógica para estudantes com indícios de discalculia | |
Daniele Maria Bordini Fecchio, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Roberta D'Angela Menduni-Bortoloti |
Ensino Remoto de Matemática na Pandemia de Covid 19: uma experiência com uma estudante cega no ensino superior | |
Cátia Aparecida Palmeira, Edmar Reis Thiengo |
Silenciamentos de professores de matemática diante de possíveis violências sofridas por crianças e adolescentes | |
Paulo Roberto Pereira Junior, Edmar Reis Thiengo |
O enunciado sobre o problema da falta de sinais convencionados em Libras para termos matemáticos e a boa construção discursiva dos professores que ensinam matemática | |
Djeison Machado, Rosilene Beatriz Machado, Janine Soares de Oliveira |
Domínio e Imagem das Relações do Gênero em Livros Didáticos de Matemática: um estado do conhecimento | |
RIVISON SOARES DE SOUZA LIMA, Janivaldo Pacheco Cordeiro, Edmar Reis Thiengo |
As Adaptações em Matemática com o uso do Sistema Braille: possibilidades na formação inicial em Matemática | |
Girlane Brana Vilela, Salete Maria Chalub Bandeira |
(Des)afloramentos do eu nas escolas: um breve estudo sobre a sexualidade LGBT+ nas aulas e pela Educação Matemática | |
Luciano Araujo Lemos Junior, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
Masculinidades e feminilidades em educação matemática. Como os estereótipos de gênero influenciam no estudo de matemática? | |
Débora Azevedo de Castro Borba, Agnaldo Esquincalha |
O pensamento algébrico no âmbito da neurodiversidade: discutindo a resolução de equações algébricas | |
Elton de Andrade Viana, Ana Lucia Manrique |
Metanálise das pesquisas sobre Ansiedade Matemática | |
Amanda Azevedo Abou Mourad, Carolina Domingues Simões Martins, Felipe Alexandre Inácio, Aparecida Santana de Souza Chiari |
Experiências inclusivas no Ensino Médio, EPT e EJA: Uma aluna, uma professora e uma hipotenusa unidas pelo autismo | |
Claudia Alessandra Costa de Araujo Lorenzoni, Raquel Portes Lima |
O docente do AEE e suas práticas na disciplina matemática para estudantes surdos | |
Clarissa Raimundo de Ataide, Walber Christiano Lima da Costa |
Neurodiversidade: uma perspectiva frente ao autismo e à discalculia | |
Lara Fernanda Leonel Ramires, Ana Gabriela Cardoso do Nascimento, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Docentes da SRM: práticas pedagógicas em aulas de matemática com estudantes com TEA | |
Clarissa Raimundo de Ataide, Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Elielson Ribeiro de Sales |
Educação Matemática nas discussões contra a violência sexual de crianças com deficiência intelectual: Uma Revisão Sistemática de Literatura | XML |
Gilson Abdala Prata Filho, Edmar Reis Thiengo |
Educação Matemática para a diversidade sexual e de gênero: apresentando o MatematiQueer | |
Glauber Carvalho da Silva, Vitor Hugo Matias dos Santos, Renata Arruda Barros, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
Limites e possibilidades para desenvolver práticas pedagógicas para o ensino da Matemática com alunos autistas. | |
Maristel Carrilho da Rocha Tunas, João Alberto Silva |
Conteúdos de Geometria e Inclusão de Estudantes Cegos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: “e agora o que faço?” | |
Silvania Couto |
Educação Matemática Inclusiva: estudo a respeito do acesso ao saber matemático pela ótica da diversidade de estudantes presentes em sala de aula | |
Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Luiz Marcio Santos Farias |
Surdo professor ensinando Surdo estudante: práticas para além das experiências Surdas | |
Rafael Cunha Braga |
Criança autista fazendo matemática com arte: outros quinhentos | |
Estéfano Stange Portella, Edmar Reis Thiengo |
Arte, matemática e ludicidade pelos quatro cantos da escola | |
Estéfano Stange Portella, Edmar Reis Thiengo |
Ensino de matemática para cegos: uma análise da produção dos ENEMIs | |
Luà Fellippe da Silva Bellincantta Mollossi, Rosilene Beatriz Machado, Daiana Zanelato dos Anjos |
A auto narrativa e o percurso formativo: experiências e vivências a partir da perspectiva autista. | |
Tamyris Aparecida Simoni dos Reis, Clelia Maria Ignatius Nogueira, Marcus Bessa Menezes |
Práticas pedagógicas para o ensino de matemática envolvendo estudantes com deficiência intelectual: Uma proposta de pesquisa | |
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo |
Vivências Educacionais de pessoas com Discalculia em Campo Grande/ Mato Grosso do Sul | |
Lara Fernanda Leonel Ramires, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Mobile Plan: material didático para o estudo de funções quadráticas na perspectiva do Desenho Universal | |
Nicholas Yuri Naufal, Ana Gabriela Massako Sato, José Ricardo Dolenga Coelho, Maria Lucia Panossian, Anderson Roges Teixeira Góes |
Desenho Universal para Aprendizagem e Geometria: indícios nas publicações dos ENEMIs | |
José Ricardo Dolenga Coelho, Anderson Roges Teixeira Góes, Heliza Colaço Góes, Diovana Bzunek |
Aspectos identitários das professoras de apoio: mediando o ensino de Matemática | |
Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond |
Matemática ao alcance de todos: levando a inclusão para a sala de aula | |
Ruth Grigorio Pederzini, Marcia Gabriel Albani, Gisély de Abrêu Corrêa |
Altas Habilidades ou Superdotação: um olhar para os Encontros Nacionais de Educação Matemática Inclusiva | |
Déborah Liz Rodrigues de Souza, Fábio Palácio Batista, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Um relato de propostas didáticas em Geometria Plana com um estudante com Síndrome de Down no Ensino Fundamental | |
Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Inaya Faria Nomura, Arianne Vellasco Gomes |
Educação de Surdos na perspectiva inclusiva: alfabetização matemática na proposta bilíngue | |
Solange Sodré Sodré de Jesus, Jaqueline Araújo Civard |
O Processo de elaboração dos Cadernos de Matemática do PAES: por uma aprendizagem de todos/as | |
Christiane Milagre da Silva Rodrigues |
Estudo do projeto pedagógico de uma instituição federal de ensino: versões 2016-2020 e 2023-2027 | |
Yara PatrÃcia Barral de Queiroz Guimarães, Wagner Barbosa de Lima Palanch |
Síndrome de Down e Matemática: uma revisão de literatura | |
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Jeferson da Silva Gonçalves |
Lives no YouTube como fomento para reflexão docente sobre processos de exclusão/inclusão de pessoas LGBT+ nas aulas de matemática | |
Glauber Carvalho da Silva, Agnaldo da Conceição Esquincalha |
Ensinando fração com sólidos geométricos: uma proposta para a educação matemática inclusiva | |
Samuel Carlos Wiedemann, Ângela Paloma Zelli Wiedemann, Adriano David dos Anjos, Wellington Meira Dancini dos Santos, Diego Manoel Panonceli |
Vivências educacionais de pessoas com Discalculia em Campo Grande/ Mato Grosso do Sul | |
Lara Fernanda Leonel Ramires, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Identificação de atitudes capacitistas no decorrer de uma pesquisa sobre inclusão | |
Karen Valencia Mercado, Rosa Monteiro Paulo |
Leitura e Transcrição em Braille: uma discussão de aspectos de aspectos semiocognitivos de enunciados apresentados a estudantes cegos | |
Daiana Zanelato dos Anjos, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
Tarefas Matemáticas Inclusivas discutidas em investigações brasileiras | |
Salvador Cardoso Silva Muniz, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino, Fábio Alexandre Borges |
Processo inclusivo: relato de experiência de uma professora no estudo dos números com crianças do Infantil 4 | |
Adriana Indreli, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
Desafio e Diversão para todos: uma proposta de jogo matemático | |
Samuel Carlos Wiedemann, Angela Paloma Zelli Wiedemann, Anderson Roges Teixeira Góes, Laura Boufleur, Wellington Meira Dancini dos Santos |
Fotos Sentidas e Faladas: acessibilidade às imagens da cidade de Curitiba com indícios do Desenho Universal para Aprendizagem | |
Juliana Alves Brungari Raffaelli, Anderson Roges Teixeira Góes, Janaina Zanon Roberto Stellfeld |
Inclusão Múltipla: ampliando horizontes audiotatéis por meio do Desenho Universal para Aprendizagem | |
Juliana Alves Brungari Raffaelli, Anderson Roges Teixeira Góes |
O Desenho Universal para Aprendizagem na Educação Matemática Inclusiva: um caminho possível à luz do pensamento complexo | |
Paula Regina Raksa, Heliza Colaço Góes |
Ser professor (de Matemática) gago: memórias de processos de in/exclusão | |
Claudemir Aniz, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Quantos Cabem? Uma proposta de atividade para introdução do conceito de Área para Alunos com Deficiência Visual e Alunos Surdos | |
Júlio César dos Santos Moreira, Rodrigo Cardoso dos Santos, Claudia Coelho de Segadas Vianna, Edney Dantas de Oliveira, Amanda dos Santos da Silva |
A Formação em Educação Matemática Inclusiva e a prática com uma Estudante Cega: olhares dos licenciandos em Matemática | |
Lahis Braga Souza, Salete Maria Chalub Bandeira |
A formação do professor de matemática: percepções acerca da profissão a partir do Pibid e de reflexões na área da educação matemática inclusiva | |
Pedro Henrique Conceição de Oliveira, Jaqueline Araujo Civardi, PatrÃcia Giliê de Melo |
Práticas Pedagógicas Antimachistas e AntiLGBTI+fóbicas para o Ensino de Matemática | |
Carolina Salviano, Renata Arruda Barros |
Três entre muitos: as percepções dos perfis de estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação no Ensino Médio Integrado | |
Thiago da Silva e Silva, Marlise Geller |
Vivências de investigação do conceito de área com estudantes em Atendimento Educacional Especializado | |
Waleska Maria Silva Santos Barcellos, Ayandara Pozzi de Moraes Campos, Dilcineia Souza Bragança, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
Ensino de matemática para estudante com Deficiência Intelectual: um estudo de caso | |
Cintia Aurora Quaresma Cardoso, Elielson Ribeiro de Sales |
Uso de Tecnologias Digitais no ensino e aprendizagem de Matemática para alunos Público-Alvo da Educação Especial | |
Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Inaya Faria Nomura, Arianne Vellasco-Gomes, Silene Rodolfo Cajuella |
Investigações sobre o Ensino e a Aprendizagem de Estudantes Cegos: uma revisão da literatura nos anais do EBRAPEM | |
MAYRA DARLY DA SILVA, LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO |
A Educação Matemática Inclusiva na formação inicial de pedagogas/os | |
Cláudia Rosana Kranz, Mércia de Oliveira Pontes |
A VOZ DE UM TRANSGRESSOR: narrativas do primeiro aluno cego licenciado em matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Capanema | |
Cristian Andrey Pinto Lima, Alessandra Mariana dos Santos Oliveira, Cláudio Pires Viana, Marlene Barbosa de Freitas Reis |
MathLibras na sala de aula: a primeira aplicação de vídeo do projeto com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental | |
Thais Philipsen Grutzmann |
Gifted Students como Membros de um Grupo Cultural Específico: uma pesquisa na perspectiva Etnomatemática | |
Lucas Fré Campos |
Área de Figuras Planas com o Tangram Quadrado: uma experiência entre um licenciando e um estudante com deficiência visual | |
ERIKA SILOS SILOS DE CASTRO BATISTA, ANA MARIA Martensen Roland Kaleff, LUCAS PERASSOLI DA SILVA |
Atividades Inclusivas em Matemática e Física para Deficientes Visuais | |
João Paulo Attie, Aline Santos de Jesus, ThaÃs Santos Costa |
Atividades matemáticas no processo de inclusão do atendimento de pessoas com surdocegueira em uma escola bilíngue no RS | |
Heniane Passos Aleixo, ThaÃs Philipsen Grützmann |
O conceito de casal na Combinatória: uma discussão sob a perspectiva da Educação Matemática | |
Daniel Bazolli Santos, Geisa Abreu Lira Corrêa Santos, Hygor Batista Guse, Vitor Hugo Matias Santos |
Pibid e inclusão na formação de professores de matemática | |
Bruno Moreira Marques |
Desenho Universal para Aprendizagem e Matemática: desenvolvendo habilidades da geometria com estudantes do AEE Visual | |
Elis Angela Silva Vieira, Marli de Almeida Giusti, Anderson Roges Teixeira Góes, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
Avaliação guiada: uma proposta de inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem em matemática | |
Yara PatrÃcia Barral de Queiroz Guimarães, ClÃstenes Lopes da Cunha |
Formação de Professores que ensinam Matemática: compreensões sobre práticas matemáticas inclusivas | |
Rodrigo Miranda Ferreira, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Atividades de redução ao primeiro quadrante usando o multiplano como recurso a partir de um relato de experiência em uma sala inclusiva | |
Jean Avelino Soares, Daniel Felipe Matins |
Recursos grafotáteis no reconhecimento de gráficos para o letramento estatístico na educação de estudantes com Deficiência Visual | |
Fábio Garcia Bernardo, Rafael Duarte dos Santos |
Reflexões sobre o processo de construção do Repositório de Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva | |
Mylena Sarah Louzada Rodrigues |
Inclusão de um estudante cego no Ensino de Matemática: o uso de materiais táteis e tecnologias assistivas no desenvolvimento dos Campos Conceituais | |
Luiza Ojeda Hoffmann, Marlise Geller, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
Corpos que (re)existem transformam o Ensino de Matemática | |
Jessica OLIVEIRA DE LUNA |
Cenas de um ambiente oralizado traduzido e de um ambiente sinalizado traduzido: águas que escorrem do interior de sistemas didáticos que pretendem ser inclusivos | |
Aniel Peixoto, Sidiane Kemmerich, Douglas Willian Nogueira de Souza |
A produção de cenários de uma surdez inventada em aulas de Matemática: caminhos que, ao incluir, excluem?! | |
Douglas Willian Nogueira de Souza, Camila de Oliveira da Silva, Marilena Bittar |
Imaginação Pedagógica, Educação Inclusiva e formação de professores de Matemática para a justiça social | |
Priscila Coelho Lima |
O Desenho Universal para Aprendizagem como subsídio para o Atendimento Educacional Especializado: Desenvolvendo habilidades matemáticas descritas na Base Nacional Comum Curricular | |
Elis Angela Silva Vieira |
Uma experiência no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância com Planta Baixa Adaptada | |
Thais Philipsen Grutzmann |
Laboratório de Estudos de Inclusão (LEI): pesquisas desenvolvidas na área da Educação Matemática Inclusiva | |
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
A Identidade no contexto da Educação Matemática | |
Roberta Caetano Fleira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
O ensino-aprendizagem das operações fundamentais com material manipulável: uma reflexão a partir da mediação inclusiva. | |
Rosiane Figueredo Prates |
O Mundo Colorido de Maria: acessibilidade atitudinal em um curso de Licenciatura em Matemática | |
Célia Regina Roncato |
Estudantes do 9º ano investigando o conceito de área: uma prática pedagógica alinhada à educação matemática inclusiva | |
Nayta Trancoso Pestana, Ayandara Pozzi de Moraes Campos, Edna Vanuza Vitoraci, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
Aprendizagem em Matemática de um Estudante Autista: Experiências no programa Residência Pedagógica a partir do uso de Jogos | |
Daniel dos Santos Gonçalves Cruz, Edmar Reis Thiengo, Gilson Abdala Prata Filho |
Formação de professores e vivencias em turmas de 6° ano após a Pandemia | |
Gabriel Afonso de Oliveira, Douglas Alves Ferreira de Carvalho |
Formação docente na perspectiva da educação matemática inclusiva: um desafio a ser enfrentado. | |
Gabriela Gomes de Almeida |
Explorando padrões com o tato e audição: possibilidades do desenvolvimento do pensamento algébrico com estudantes cegos e videntes nos anos iniciais | |
Ana Carolina Faustino, Elielson Ribeiro Sales |
Ensino e Aprendizagem Matemática de Estudantes com TDAH: uma revisão de literatura | |
Cizelly Victória Martins Alves, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos |
Pibid/Matemática: proposta de formação na perspectiva da educação matemática inclusiva | |
Sabrina Lopes Borges, Daniel Dutra Oliveira, Jaqueline Araújo Civardi, PatrÃcia Giliê de Melo |
Jogos pedagógicos no ensino médio: uma experiência junto a um aprendiz com deficiência intelectual | |
Débora da Silva Tores, Cátia Aparecida Palmeira, Edmar Reis Thiengo |
Etnomatemática: uma perspectiva inclusiva no ensino e aprendizagem da matemática | |
LUCAS HENRIQUE SIQUEIRA PAIVA, JAQUELINE APARECIDA FORATTO LIXANDRÃO SANTOS |
“Corpos dissidentes” na Educação [Matemática]: problematizações acerca do gênero e da sexualidade no ensino de Matemática | |
Eduardo Mariano Silva, João Gabriel Souza Freitas, Fernando Helder Cassimiro Silva |
O diverso é o normal: um convite aos professores em formação inicial para aulas de Matemática Inclusivas | |
Fabiane Guimarães Vieira Marcondes |
A Identidade no contexto da Educação Matemática | |
Roberta Caetano Fleira |
Dialogando questões étnico-raciais na Matemática: uma experiência no Programa de Residência Pedagógica | |
Hiago Stofeles Santos, Edmar Reis Thiengo, Tatiane Silva Lima |
MATEMÁTICA, CORPO, MOVIMENTO, BRINCADEIRA: VIVÊNCIAS MULTISSENSORIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Roseli Rosalino Dias da Silva Angelino, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes |
Jogos matemáticos, Desenho Universal para Aprendizagem e pensamento complexo: uma tríade possível. | |
PAULA FERNANDA MUNIZ, Heliza Colaço Goes |
Trabalhando operações aritméticas básicas junto a estudantes com deficiência intelectual: experiências no programa Residência Pedagógica | |
Marisa Velmer, Tatiane da Silva Lima, Edmar Reis Thiengo |
Identificação de atitudes capacitistas no decorrer de uma pesquisa sobre inclusão corregido | |
Karen Valencia Mercado |
O Ensino de Matemática envolvendo Estudantes com Deficiência Intelectual: uma experiência com o material didático “mãozinhas adicionais” no campo aritmético | |
Flávia Santos Rodrigues, Elcio Pasolini Milli |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS AUTISTAS NOS ANOS INICIAIS E A NEUROCIÊNCIA COGNITIVAS: UMA PESQUISA INTERVENÇÃO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL FURUSATO TOMIO DO MUNICÍPIO DE UBIRATÃ - PARANÁ | |
GISLAINE BRUNIERI |
Tratamento da Informação: um plano de aula para aluno autista | |
Silvia Teresinha Frizzarini, Maria Clara De Oliveira Zaparoli |
Matemática e Dominó de Frações: Uma Experiência Junto a Crianças com Deficiência Intelectual no Programa de Residência Pedagógica | |
Leandro Macedo De Jesus, Tatiane Da Silva Lima, Edmar Reis Thiengo |
Jogos matemáticos e Transtorno do Espectro Autista em um projeto de Educação Matemática Inclusiva – UFPel-DEMAT | |
Maristel Carrilho da Rocha Tunas, Thais Philipsen Grutzmann |
Créditos
Editoração dos Anais do III Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva | |
Prof. Dr. Agnaldo da Conceição Esquincalha, Prof. Dr. Janivaldo Pacheco Cordeiro |