GD1 - Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
| APRENDIZAGEM DOCENTE E TÓPICOS DA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS PERTINENTES AO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I | |
| ANDERSON ADELMO SILVA | 
| A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS LIGADAS AO SENTIDO DE NÚMERO | |
| Francieli Aparecida Prates dos Santos | 
| ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Luciana de Souza | 
| APRENDIZAGEM DE PORCENTAGEM E JUROS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
| Elba Silva | 
| PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Jéssica Daiane da Silva | 
| A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: UMA EXPERIÊNCIA ANALÍTICA NA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL DA MARÉ- RJ | |
| Ariene Vitalino da Silva | 
| O JOGO DE CARTAS COMO PROPOSTA DE TRABALHO COM CRIANÇAS DE 6 ANOS NUM CONTEXTO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Carla Mariana Rocha Brittes da Silva | 
GD2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
| NÚMEROS IRRACIONAIS: UMA ANÁLISE EM MATERIAL DIDÁTICO | |
| Fabio Freire dos Santos | 
| UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR AO ENSINO DE SISTEMAS LINEARES NO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Felipe da Silva Souza | 
| A ABORDAGEM DO VOCABULÁRIO MATEMÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE VIANÓPOLIS - GO | |
| Ana Karine Moreira Silva | 
| PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS | |
| Leandra dos Santos | 
| O ENSINO DE FRAÇÕES EM UMA TURMA DE 6º ANO | |
| Roseane Nunes Garcia de Souza | 
| TRANSIÇÃO DA ARITMÉTICA PARA A ÁLGEBRA: UMA ABORDAGEM COM O USO DE REGULARIDADES E PADRÕES | |
| Daniella de Paula Pereira de Souza | 
GD3 - Educação Matemática no Ensino Médio
| MATEMÁTICA COM MÚSICA ENQUANTO CIÊNCIA: IMPLICAÇÕES DE UM ESTUDO DE CASO NO 2° ANO DO ENSINO MÉDIO | |
| Lucas Teixeira da Silva | 
| UMA METODOLOGIA PARA A ANÁLISE DE DIAGRAMAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | |
| Alan Silva dos Santos | 
| EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO ESCOLAR NO NÍVEL MÉDIO | |
| Lauro Chagas e Sá | 
GD4 - Educação Matemática no Ensino Superior
| SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA COM A TEMÁTICA DERIVADAS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | |
| Jonata Souza dos Santos | 
| INGRESSANTES NUMA FACULDADE DE TECNOLOGIA: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA VINDAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Cláudia Pereira dos Santos | 
| INTEGRAIS MÚLTIPLAS: UMA PROPOSTA VISANDO CONTEXTUALIZÁ-LAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA | |
| Galvina Maria de Souza | 
GD5 - História da Matemática e da Educação Matemática
| UMA HERMENÊUTICA DA COLEÇÃO “O PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM AÇÃO”: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
| Leandro Josué de Souza | 
| PROBLEMAS ARITMÉTICOS E O ENSINO: ORIENTAÇÕES DE VICTOR MERCANTE (BUENOS AIRES, 1905). | |
| Andreia Fernandes de Souza | 
| CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL: ASPECTOS HISTÓRICOS | |
| Mariana Duarte de Souza | 
| A INSTAURAÇÃO DO COLÉGIO PIRACICABANO E O “DEBUT” DA EDUCAÇÃO FEMININA EM PIRACICABA NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX | |
| Renata Caterine Gambaro Cleto da Silva | 
| ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL: CONJUNTO DE FATOS QUE CONTRIBUIRAM PARA FORMAR O CONTEÚDO PROGRAMADO DE MATEMÁTICA SECUNDÁRIA | |
| Luiz Antônio Gonçalves da Silva | 
| A ESCRITA DE UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: AS PRÁTICAS NAS ESCOLAS TEUTO-BRASILEIRAS DE ANTÔNIO CARLOS (SC) | |
| Francine Fragoso de Miranda Silva | 
| SABERES MATEMÁTICOS A ENSINAR NOS BOLETINS DO CENTRO DE PESQUISAS E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAIS/RS (1947-1966) | |
| Leonardo Thomaz Sauter | 
| UMA HISTÓRIA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA REGIÃO DO BOLSÃO/MS | |
| Natalia Cristina Silva | 
| UMA GEOMETRIA PARA ENSINAR NOS CENTROS DE INTERESSE | |
| Joana Kelly Souza dos Santos | 
GD6 - Educação Matemática, Tecnologias e Educação à Distância
| UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UMA ESCOLA EM COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA | |
| Jacson José Rosa da Silva | 
| EXPLORANDO O INFINITO COM O SOFTWARE GEOGEBRA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES | |
| VinÃcius Aparecido Salatta | 
| DESENVOLVENDO A VISUALIZAÇÃO POR MEIO DE PAPEL, LÁPIS E TOQUES NA TELA | |
| ThaÃs Fernanda de Oliveira Settimy | 
| EM CENA A PRODUÇÃO DE VÍDEO E O PROTAGONISMO ACADÊMICO NA COMUNICAÇÃO DE IDEIAS MATEMÁTICAS | |
| Marcelo Batista de Souza | 
| O OLHAR DE UM LICENCIANDO EM MATEMÁTICA PARA O TRABALHO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Marcela Souza Silva | 
| A CULTURA DIGITAL FRENTE ÀS DEMANDAS AGRÍCOLAS: A ROBÓTICA EDUCACIONAL E AS ESCOLAS DO CAMPO, RELAÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| Giane Fernanda Schneider Gross | 
| ROBÓTICA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM O LUDOBOT | |
| Érica Oliveira dos Santos | 
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II: O SCRATCH COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Marcos Paulo Tavares da Silva | 
GD7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática
| PARTICIPAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS DE NUMERAMENTO: UMA ANÁLISE À LUZ DOS ESTUDOS DE JEAN LAVE E ETIENNE WENGER | |
| Neomar Lacerda Silva | 
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: O PENSAMENTO ALGÉBRICO E OS SEUS INDÍCIOS NA PRÁTICA LETIVA DOS ANOS INICIAIS | |
| Daniela Inês Baldan da Silva | 
| JOGOS DIGITAIS PARA/NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: UM PROJETO DE PESQUISA PARA CONSTRUÇÃO DE CAMINHOS METODOLÓGICOS | |
| Danielle Sousa Silva | 
| UM ESTUDO DA ESCRITA REFLEXIVA PRESENTE NO CADERNO DE AULA COM REFLEXÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Alisson Henrique dos Santos | 
| CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRÁTICA FORMATIVA ENVOLVENDO O SOFTWARE GEOGEBRA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Juliana Pereira Zorzin Silva | 
| PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS E SUA FORMAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA | |
| Joel Staub | 
| UM ESTUDO SOBRE AS ATITUDES DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA COM RELAÇÃO À TRIGONOMETRIA | |
| Wellington da Silva | 
| REFLEXÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NO ESPAÇO FORMATIVO DA FEIRA DE MATEMÁTICA | |
| Neuza França da Silva | 
| FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ASPECTOS E CONCEITOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SCRATCH EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO ATIVIDADE DE DESIGN | |
| Alissan Sarturato Firão | 
| ANÁLISE DA ESCRITA REFLEXIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
| Natalia Maria da Silva Soares | 
| A NARRATIVA DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA REVELANDO AÇÕES DE INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA | |
| PatrÃcia Corrêa Santos | 
| A PRÁTICA EDUCATIVA E PEDAGÓGICA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA: UM ESTUDO METANALÍTICO | |
| Cicero Inacio dos Santos | 
| FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS: PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO | |
| Tiago Cardoso Silveira | 
| CONVERSAS SOBRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
| Marcela Lopes de Santana | 
| SABERES DOCENTES, NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE, DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA | |
| Erilúcia Souza da Silva | 
| FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALGORITMO DA DIVISÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS | |
| Maria Celeste Sánchez | 
GD9 - Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
| DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DE RAZÃO NA EJA PROVENIENTE DE UMA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO | |
| Rossanne Ferreira Diniz Shimizu | 
GD10 - Modelagem Matemática
| MODELAGEM E EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA OS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Lahis Braga Souza | 
| ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A INFLUÊNCIA DA CULTURA DIGITAL | |
| Luana Carvalho dos Santos | 
GD11 - Filosofia da Educação Matemática
| UM ESTUDO FILOSÓFICO SOBRE A MATEMÁTICA NA IDADE MODERNA | |
| Rodolfo Masaichi Shintani | 
| SOBRE SONHOS E EMPODERAMENTO DE JOVENS: POSSIBILIDADES PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA | |
| Daniela Alves Soares | 
| RACIOCÍNIO ABDUTIVO E A EXPERIÊNCIA DO PENSAR NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO | |
| JesaÃas da Silva Souza | 
GD12 - Ensino de Probabilidade e Estatística
| ANÁLISE E O ENSINO DE ESTATÍSTICA EM UM LIVRO DIDÁTICO | |
| Laura Cristina Santos | 
| POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
| Sandra Salerno | 
| ELABORAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA: O TRILHAR DE UMA PROPOSTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Luzia Roseli da Silva Santos | 
| ESTUDANTES CEGOS INTERPRETANDO GRÁFICOS: RELAÇÕES ENTRE ASPECTOS VISUAIS E CONCEITUAIS E ADEQUAÇÕES PARA O ENSINO | |
| Mayra Darly da Silva | 
| O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO ENSINAREM ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE COM O USO DO GEOGEBRA | |
| Sidney Silva Santos | 
| PRÁTICAS DOCENTES NARRADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA | |
| Nathalia Tornisiello Scarlassari | 
| PRINCÍPIOS COLABORATIVOS NAS AÇÕES DO GRUPO MOSAICO EDU | |
| Karla Priscila Schreiber | 
| O USO DE ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO NA APRENDIZAGEM PROBABILÍSTICA DOS ALUNOS | |
| Rogério Ramos Socha | 
| A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Natália Galvão Simão de Souza | 
GD13 - Educação Matemática e Inclusão
| EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES NO ESTADO DE MATO GROSSO | |
| Elisângela Aparecida dos Santos | 
| EM BUSCA DE UM RUMO: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS ENVOLVENDO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SOBRE UM OLHAR “ATIVO E SOCIAL” | |
| Elizabete Leopoldina da Silva | 
| O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA CONCEPÇÃO REFLEXIVA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA. | |
| Paula Soares Gomes da Silva | 
| O ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO ESPECIAL E A INCLUSÃO COM AS NOVAS TECNOLOGIAS DA APRENDIZAGEM | |
| Viviane Regina de Oliveira Silva | 
GD14 - Resolução de Problemas
| O desenvolvimento da literacia estatística no Ensino Médio: Uma proposta de ensino-aprendizagem-avaliação fundamentada na Resolução de Problemas. | |
| Alan Júnior Severo | 
| ENSINO DE FRAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
| Suelen Sasse Stein | 
| RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: COMPARANDO O VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS | |
| VÃvian Caroline da Silva de Sá | 
GD16 - Etnomatemática
| A ETNOMATEMÁTICA COMO AÇÃO PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO POVOADO CENTRO DOS RAMOS EM BARRA DO CORDA-MA | |
| Ana Priscila Sampaio Rebouças | 
GD17 - Currículo, Políticas Públicas e Educação Matemática
| PROFESSORES DE MATEMÁTICA E SUAS RELAÇÕES COM MATERIAIS CURRICULARES | |
| Marilene Caitano Reis Almeida Soares | 
| AS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NO CURRÍCULO PRESCRITO DE MATEMÁTICA DE PORTUGAL | |
| Júlio César Deckert Silva | 
| O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DA CIDADE DE SÃO PAULO E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM ATUAÇÃO | |
| Bianca Freire dos Santos | 
| EDUCAÇÃO FÍSICA EM MOVIMENTO COM A MATEMÁTICA: UMA RELAÇÃO INTEGRADORA DE CURRÍCULOS, SABERES DOCENTES E MATERIAIS CURRICULARES | |
| LÃvia Suely Souto | 
| O CURRÍCULO ESCOLAR FRENTE À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO/RS | |
| Luiz Fernando da Silva | 
| A FACULDADE DE PREDIZER QUE EMERGE DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL (UMA PROPOSTA DE ENFOQUE NO ESTUDO DE PROPORCIONALIDADE) | |
| Thiago Mascara da Silva | 
| A SALA MULTISSERIADA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA POSSIBILIDADEDE PROMOVER UMA EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO | |
| Adriana Chaves da Silva | 
| A EVASÃO E A PERMANÊNCIA DE ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFRGS | |
| DANIELLA Thiemy Sada da Silva |