Didática da Matemática e práticas docentes
| O PROCESSO DE INCLUSÃO E O AUTISMO TEMÁTICO INSTITUCIONAL | |
| Silvia Teresinha Frizzarini, Claudete Cargnin |
| COMPARAÇÃO ENTRE A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE BROUSSEAU E A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS CIÊNCIAS DE CAMARENA | |
| Gabriel Loureiro de Lima, Barbara Lutaif Bianchini, Eloiza Gomes |
| A INFLUÊNCIA DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ENUNCIADOS NO DESEMPENHO DE ALUNOS SURDOS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS ADITIVAS | |
| Clélia Maria Ignatius Nogueira |
| UM ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES NA PRÁTICA DO PROFESSOR ORIUNDAS DA SUA INTERAÇÃO COM OS RECURSOS: O APORTE DO CONCEITO DA TRAJETÓRIA DOCUMENTAL | |
| Katiane De Moraes Rocha |
| ESTUDO SOBRE TRIGONOMETRIA A LUZ DA TEORIA ANTROPOLÓGICO DO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL MOÇAMBICANO | |
| Geraldo Vernijo Deixa |
| PERCURSOS DE ESTUDANTES AO LIDAREM COM A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITE | |
| Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato, José Luiz Magalhães de Freitas, Cécile Ouvrier-Buffet |
| As três dimensões do Percurso de Estudo e Pesquisa: teórica, metodológica de pesquisa e dispositivo didático | |
| José Vieira do Nascimento Jr, Luiz Márcio Santos Farias, Edmo Fernandes Carvalho |
| A ENGENHARIA DIDÁTICA EM PESQUISAS PUBLICADAS NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA | |
| Barbara Lutaif Bianchini |
| ARTICULAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO | |
| Celina Abar |
| UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUAS REPRESENTAÇÕES: ESTUDO DAS OPERAÇÕES COM ARCOS NO ENSINO MÉDIO | |
| Silvia Teresinha Frizzarini, Claudete Cargnin |
| O BLOCO DO SABER DO CONJUNTO DOS INTEIROS RELATIVOS | |
| Kleber Ramos Gonçalves, Marilena Bittar |
| A TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COM ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
| Lidiane Ottoni da Silva Petini |
| A INTEGRAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS EM PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM – UMA PERSPECTIVA TEÓRICA APRESENTADA NO GRUPO WG4 DURANTE A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL RE(S)SOURCES 2018 – LYON, FRANÇA | |
| Danilo dos Santos Christo, Sonia Barbosa Camargo Igliori |
| ANÁLISE DE PRÁTICAS EM AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AMBIENTE VIRTUAIS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITES DE UMA VARIÁVEL REAL | |
| Osnildo Andrade Carvalho |
| A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA: O CASO DO ENSINO PARA SURDOS SOBRE O CONJUNTO DOS NÚMEROS NATURAIS | |
| Marcus Bessa de Menezes |
| ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO CONTEÚDOS DE GEOMETRIA | |
| Suzana Nobre, Ana Lucia Manrique |
| A ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL PARA UMA SITUAÇÃO MATEMÁTICA PARA O EFII | |
| Sonia Barbosa Camargo Igliori, Marcio Vieira Almeida |
| ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA PROPOSTAS EM UM LIVRO INFANTIL | |
| ANDREA PAULA MONTEIRO DE LIMA, EVANILSON LANDIM |
| ÁREAS DE FIGURAS PLANAS NO 9º ANO: um olhar para a organização matemática e didática do professor | |
| Almir Pereira Moura |
| RELAÇÕES PESSOAIS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA | |
| Alexandre Luis de Souza Barros, Paula Baltar |
| ANÁLISE DE UMA AULA SOBRE O ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS BÁSICAS A LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
| Jéssica CRAVO |
| ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DAS PRÁTICAS DE RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU. | |
| Maysa da Silva Leite Almeida |
| LA COSA ANTES DE LA PALABRA: EL PAPEL DE LOS NOMBRES DE OBJETOS MATEMÁTICOS EN CLASES DE MEDICIÓN | |
| Tatiana MarÃa Mendoza |
| ERROS E OBSTÁCULOS EM TORNO DOS OBJETOS OSTENSIVOS DE TAXAS DE VARIAÇÃO: AUTOANALISES DOS DISCENTES DA ENGENHARIA CIVIL DO IFBA – EUNÁPOLIS | |
| Celso Eduardo Brito |
| ANÁLISE COMBINATÓRIA: RECURSOS DE UM PROFESSOR EM DIFERENTES NÍVEIS DE SUA ATIVIDADE | |
| Elisângela Bastos de Melo Espindola |
| A RETOMADA DO CONCEITO DE ÁREA NAS AULAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Lúcia de Fátima Durão Ferreira, Paula Moreira Baltar BELLEMAIN |
| O ENSINO DE PROBABILIDADE EM UMA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Janielly Taila dos Santos Verbisck, Marilena Bittar |
| NEGOCIAÇÕES, RUPTURAS E RENEGOCIAÇÕES NUMA SALA DE AULA COM O SABER EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU | |
| Fernando EmÃlio Leite de Almeida, Anna Paula de Avelar Brito Lima |
| UMA NOVA ABORDAGEM E NOVAS VISÕES SOBRE A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÕES DOS ALUNOS SOB A PERSPECTIVA DIAGNÓSTICA DA APRENDIZAGEM NAS REPRESENTAÇÕES TRANSPARENTES, TRANSLÚCIDAS E OPACAS | |
| Rubens Vilhena Fonseca |
| ANÁLISIS DE UNA ESTRATEGIA DOCENTE ANTE LA MANIFESTACIÓN DEL FRACASO DE LA ENSEÑANZA A ESTUDIANTES ADULTOS ANÁLISIS DE UNA ESTRATEGIA DOCENTE ANTE LA MANIFESTACIÓN DEL FRACASO DE LA ENSEÑANZA A ESTUDIANTES ADULTOS | |
| Nicolás Gerez Cuevas |
| AS AJUDAS COMO ESTRATÉGIAS DE PROFESSORES EM DUAS TRADIÇÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
| ALEJANDRA AVALOS ROGEL |
| A TAD NA ORGANIZAÇÃO DE SITUAÇÕES MATEMÁTICAS PARA ESTUDANTES SURDOS: ESTUDOS INICIAIS | |
| Anete Otilia Cardoso de Santana Cruz, Luiz Márcio Santos Farias |
| RECURSOS PARA O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIA DE UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Fernanda Elisbão Silva de Souza |
| A ATUAÇÃO DOCENTE NO TRATAMENTO DE TÉCNICAS NÃO ALGORÍTMICAS MOBILIZADAS NA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA | |
| Rosane Corsini Silva Nogueira |
| ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DA ABORDAGEM DE FRAÇÕES EM UM LIVRO DIDÁTICO DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
| Evanilson Landim Alves, Maria das Dores de Morais |
| INVESTIGANDO O CAMPO CONCEITUAL DAS FUNÇÕES: PRIMEIROS RESULTADOS | |
| Clélia Maria Ignatius Nogueira, Veridiana Rezende |
| A MALAMÁTICA PARA O TRABALHO COM AS OPERAÇÕES ARITMÉTICAS FUNDAMENTAIS: UM CONSTRUTO DIDÁTICO PARA O TRABALHO COM A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | |
| Rita Cinéia Meneses Silva |
Didática da matemática e formação de professores
| FORMAÇÃO DE PROFESSORESEDUCADORES PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DAS CAPACIDADES ESPACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
| Regina Maria Pavanello, Leila Pessôa Da Costa |
| ANÁLISE DA DIMENSÃO OSTENSIVA E NÃO OSTENSIVA EM UMA ATIVIDADE AVALIATIVA ENVOLVENDO A ÁLGEBRA VETORIAL | |
| Jany Santos Souza Goulart, Luiz Márcio Santos Farias |
| UNE ENQUETE EPISTEMOLOGIQUE SUR LES CONCEPTIONS DES FUTURS PROFESSEURS DE MATHEMATIQUES SUR LES OBSTACLES SUR LA NOTION DE LIMITE | |
| Cheick Oumar DOUMBIA, Luiz Marcio Santos Farias, Saddo Ag ALMOULOUD |
| PROBABILIDADE CONDICIONAL EM CONTEXTO DE ENSINO APRENDIZAGEM | |
| Auriluci Carvalho Figueiredo |
| UMA ABORDAGEM GLOBAL NO ESTUDO DE INEQUAÇÕES COM ALUNOS SURDOS | |
| Silvia Teresinha Frizzarini, Clélia Maria Ignátius Nogueira |
| O ENSINO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL INSTRUMENTALIZADO ATRAVÉS DE JOGOS POR MEIO DE PERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA | |
| Anderson Souza Neves, Luiz MÃ rcio Santos Farias |
| A CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DE SEQUENCIAS NUMÉRICAS - Uma análise pela lente da Abordagem Documental do Didático | |
| Armenio Lannes Xavier Neto, Maria José Ferreira da Silva, Luc Trouche |
| CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES PARA O DESENVOVIMENTO DE UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO PILOTO | |
| RITA LOBO FREITAS, Saddo Ag Almouloud |
| ATIVIDADE DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO POSICIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | |
| Ferreira Soares Rêgo, Viana Nunes Messildo, GUERRA BORGES |
| POSSIBILIDADES DE USO DA ENGENHARIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E NO ENSINO REGULAR | |
| Renan Lima |
| PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ESTUDOS DESENVOLVIDOS A PARTIR DA TAD | |
| Cintia Melo dos Santos, Maria Aparecida Silva Cruz |
| CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: SABERES DA DOCÊNCIA | |
| MARIA Aparecida Silva de SOUZA |
| PROPORCIONALIDADE: UM OLHAR A PARTIR DA TAD | |
| MARIA SÔNIA LEITÃO MELO VIEIRA |
| CONSTRUCCIÓN DE SABERES SOBRE LA DEVOLUCIÓN EN EL PRACTICUM DE LA FORMACIÓN INICIAL | |
| ALEJANDRA AVALOS ROGEL |
| CONTRIBUIÇÕES DE UMA ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE | |
| CECILIA MANOELLA CARVALHO ALMEIDA, luiz marcio santos farias |
| DIMENSÃO COGNITIVA NA TEORIA ANTROPOLOGICA DO DIDÁTICO: O LUGAR DO SUJEITO PSICOLÓGICO | |
| José Luiz Cavalcante, Anna Paula Avelar Brito Lima, Vladimir Lira Veras Xavier de Andrade |
| A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO NO ESTUDO DO CÁLCULO MENTAL | |
| Jéssica Serra Corrêa da Costa, Marilena Bittar |
| UM ESTUDO EVOLUTIVO DO CONCEITO DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: CONTRIBUIÇÕES NO RESGATE DA RAZÃO DE SER SOCIAL DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO PARA CONSTRUÇÃO DE UM PEP BASEADO EM QSC | |
| Eliane Santana de Souza, Luiz Marcio Santos Farias |