Submissões gerais
O PROCESSO DE GENERALIZAÇÃO DE FUNÇÃO AFIM NA PERSPECTIVA DE JEAN PIAGET | |
Suzana Domingues da SIlva, Clélia Maria Ignatius Nogueira |
O movimento de apropriação do conhecimento estatístico na Oficina Pedagógica de Matemática | |
Gabriel José Cavassin Fabri |
MATEMÁTICA VERSUS HETEROGENEIDADE: UM DESAFIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA EJA | |
Júlio César Resende Melo |
A ORGANIZAÇÃO PRAXEOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE FÓRMULAS PARA O PERÍMETRO E A ÁREA DO FRACTAL ILHA DE KOCH | |
VinÃcius Murilo Fratucci |
A unidade afeto-cognição em situações de ensino que envolvam música e matemática para a apropriação do conceito de fração | |
Mariana LaÃs Batista |
A METODOLOGIA DO SISTEMA NODET E SUAS POSSIBILIDADES DE PESQUISA SOBRE O USO DO ORIGAMI NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM TEMPOS DE USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO | |
Daniel Albernaz Brito |
PROPOSTA DE ENSINO DE NÚMEROS COMPLEXOS POR MEIO DE FASCÍCULOS DIDÁTICOS COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA EM SALA DE AULA | |
Cilio José Volce |
GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO | |
Janini Gomes Caldas Rodrigues |
O CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE GEOMETRIA ESPACIAL ELEMENTAR DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SEGUNDO OS DOCUMENTOS OFICIAIS | |
Julio Silva de Pontes |
A FEIRA DE MATEMÁTICA E A MOBILIZAÇÃO DE AFETOS DAS E DOS ESTUDANTES EXPOSITORES | |
MarÃlia Zabel |
BREVE PANORAMA ACERCA DAANSIEDADE MATEMÁTICA | |
ANA MARIA ANTUNES DE CAMPOS |
O ENSINO DE FRAÇÕES PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO CONEXÕES | |
Edson Junior Monteiro |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS TAREFAS CRIATIVAS PARA AS FASES DE APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA: UM ESTUDO SOBRE A CIRCUNFERÊNCIA COMO LUGAR GEOMÉTRICO E SUAS CONSTRUÇÕES COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Camila Bonini Araújo Cassoli |
GRUPO DE ESTUDOS EM ALFABETIZAÇÃO ALGÉBRICA: O TRABALHO COLABORATIVO COM PROFESSORAS DE 1º AO 3º ANO | |
Jocelei Miranda Silva |
Metodologias Ativas na Educação Básica: desenvolvimento do letramento estatístico por meio da pesquisa de opinião | |
Amanda Vieira Mendes |
A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Verusca Santos Bispo |
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: EXPLORANDO A CONTEXTUALIZAÇÃO EM QUESTÕES DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO | |
Robson Kleemann |
Um modelo didático para construção e análise de tarefas envolvendo problemas de adição e subtração com números naturais | |
Nadjanara Ana Basso Morás, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Luiz Márcio Santos Farias |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA À LUZ DA PEDAGOGIA DECOLONIAL | |
Flávia Trópia |
O QUE PENSAM OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE A RELEVÂNCIA DIDÁTICA DAS COMUNICAÇÕES NÃO-VERBAIS EM SUA AÇÃO DOCENTE? | |
Renata Souza Gonçalves |
ORIENTAÇÕES DA CADES: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Rogério Joaquim Santana |
MATERIAIS DIDÁTICOS (MD) PARA ENSINO DE NÚMEROS NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA | |
Maria do Socorro Aragão Paim |
DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO | |
Taniele Loss, Marcelo Souza Motta |
INTERPRETAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS POR UMA ESTUDANTE CEGA | |
Dayse Silva Bivar |
ESTUDO DA PRODUÇÃO ESCRITA DE PROFESSORES EM UMA OFICINA DE CORREÇÃO DE PROVAS ESCRITAS DE MATEMÁTICA | |
Júlia Rodrigues Oliveira |
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NA PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO STEM: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DA GÊNESE DOCUMENTAL | |
Adriana de Oliveira Dias |
FEMINISMO, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTE: POSSIBILIDADES EM UM LÓCUS FRATURADO | |
Bruna LetÃcia Nunes Viana |
CONCEPÇÕES DO LABORATÓRIO DE ENSINO PRESENTES NOS PROJETOS DOS CURSOS PARANAENSES DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Simone Xavier Meurer |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE SUA PRESENÇA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNESP | |
Andrei LuÃs Berres Hartmann |
A GÊNESE DOCUMENTAL DE UM TRABALHO COLABORATIVO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
Chrystian Bastos de Almeida |
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: O QUE LICENCIANDOS REVELAM AO AVALIAREM DIFERENTES ESTRATÉGIAS MOBILIZADAS POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA? | |
Andreza Rodrigues Silva |
PROPONDO AS TRILHAS DE MATEMÁTICA COMO UMA AÇÃO PEDAGÓGICA PARA A (RE)DESCOBERTA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO FORA DAS SALAS DE AULA | |
Jéssica Rodrigues |
ANÁLISE DE MODELOS MATEMÁTICOS NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA | |
Ailson Lopes Alzeri |
IDEIAS BASE DE FUNÇÃO MOBILIZADAS POR ALUNOS BRASILEIROS E AMERICANOS: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA E DE PEDAGOGIA | |
Renato Francisco Merli, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Arthur Belford Powell |
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO, CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E ATITUDES NA TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO: UM ESTUDO CORRELACIONAL | |
Milena Conceição Coutinho |
A CONSTRUÇÃO DE PERCURSO(S) DE ESTUDO E PESQUISA COM UM GRUPO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Janielly Taila dos Santos Verbisck |
RELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E O PENSAMENTO MATEMÁTICO: COMPREENSÕES A PARTIR DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE PROGRAMAÇÃO VISUAL | |
Flavia Sucheck Mateus da Rocha |
O APLICATIVO GOOGLE CLASSROOM COMO UMA PROPOSTA PARA MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Eliane Machado Machado de Mélo |
AS FORMAS OPERATÓRIA E PREDICATIVA DO CONHECIMENTO MANIFESTADOS POR ALUNOS DO 5º ANO MEDIANTE PROBLEMAS DE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVA: UMA INVESTIGAÇÃO DAS IDEIAS BASE DE FUNÇÃO | |
Luciana Del Castanhel Peron |
ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AULAS DE MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS DE UMA PESQUISA-AÇÃO | |
Lúcia Moreno |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE MATERIAIS CURRICULARES | |
FabrÃcio Mendes Antunes |
ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Mariele de Freitas Osti |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CRITICIDADE E EMPODERAMENTO DOS ALUNOS VIA DISCUSSÃO DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO ENEM | |
Liliane Cristine Santos |
MINICICLONES DE APRENDIZAGENS EXPANSIVAS NA PRODUÇÃO DE VÍDEOS MATEMÁTICOS DIGITAIS | |
Rosicácia Florêncio Costa |
PORTFÓLIO DE MATEMÁTICA COMO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: ESTADO DO CONHECIMENTO | |
Larissa Testolin Schmiescki dos Santos |
QUANTO DE INFÂNCIA CABE NA EDUCAÇÃO? IMAGENS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA POTÊNCIA EM DESFORMAR ESCOLAS E PESQUISAS E CURRÍCULOS E MATEMÁTICAS E... | |
Amanda Silva de Medeiros |
O USO DA PLATAFORMA KHAN ACADEMY EM SALA DE AULA: ESTADO DO CONHECIMENTO | |
VinÃcius Torres Marques |
EXPLORANDO O INFINITO COM O SOFTWARE GEOGEBRA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES | |
VinÃcius Aparecido Salatta |
Focos da Aprendizagem Científica: identificando as comunidades do foco 5 | |
Ana Paula Moreira |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UM AMBIENTE DIGITAL | |
Rita de Cássia Idem |
ESTIMULAÇÃO PRECOCE DA LINGUAGEM NO SUJEITO SURDO E A RELAÇÃO COM O ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Melissa Ribeiro |
A ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO | |
Reinaldo Manoel Silva |
TEORIA ATOR-REDE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: RASTROS DE RELAÇÕES EM UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
OS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS DIFICULDADES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA ELEMENTAR DE SEUS ALUNOS DO 6° ANO | |
Mariana Hochmann Narciso |
A construção do conceito de função com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental utilizando a sala de aula invertida e a Resolução de Problemas | |
Nilcilene Pereira dos Santos, Andresa Maria Justulin |
RELAÇÕES ENTRE O CURRÍCULO E A AÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO | |
Sara Lopes Sene |
A DISCIPLINARIZAÇÃO DA MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS A PARTIR DE ESTUDOS DECOLONIAIS | |
Endrika Leal Soares |
PROPOSTA PARA A CONCEPÇÃO DA INTERFACE DE UMA PLATAFORMA PARA A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM FUNDAMENTADA NA CIÊNCIA ERGONÔMICA QUE PRIVILEGIE O DESIGN DE INTERAÇÃO | |
Renata OLIVEIRA balbino |
Criação de uma Plataforma para Construção de Objetos de Aprendizagem de Matemática com Uso de Programação Intuitiva e Assistida por Inteligência Artificial | |
Evandro Alberto Zatti |
Proposta de sistematização para o abastecimento de uma plataforma de construção de objetos de aprendizagem de Matemática | |
Silvana Gogolla de Mattos |
UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO REMOTO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARA CURSOS DE ENGENHARIA | |
Aldo Peres Campos Lopes |
O ESTUDO DA ESTATÍSTICA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UTILIZANDO-SE DE MÍDIAS TECNOLÓGICAS | |
Geferson Luiz Montanholi Pimenta |
A UTILIZAÇÃO DE FILMES COMO MATERIAL DE APRENDIZAGEM TANGENCIAL DA MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Willian Christian de Assis |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DOS SÓLIDOS: UMA PROPOSTA COM REALIDADE AUMENTADA | |
Cauê Duarte |
DIMENSÃO AFETIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – CAMPUS RIO GRANDE: METODOLOGIA. | |
André Nunes Nunes Ferreira |
O ESTADO DO CONHECIMENTO: UMA BREVE ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES BUSCANDO NOVAS IDEIAS E CONHECIMENTOS NO COMEÇO DE UMA PESQUISA DE MESTRADO | |
Marcos Aurélio da Silva Martins |
O ENSINO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS EM SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Mario Alberto Zambrana Vernizzi |
Concepções Teóricas do Pensamento Matemático Avançado: uma Possibilidade de Aproximação | |
Osvaldo Inarejos Filho |
COMPRAR OU NÃO COMPRAR? EIS A QUESTÃO! SONDAGEM SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS | |
LaÃs Thalita Bezerra dos Santos |
INFOGRÁFICOS ESTATÍSTICOS NOS ANOS INICIAIS | |
Waleska Stefany Moura Diniz |
Os inteiros relativos: construindo possibilidades para a compreensão desse objeto matemático | |
Ludiér Mariano Rosa |
MAPEAMENTO INICIAL ACERCA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS | |
ELISABETE STRELOW DE CASTRO |
A TIPOLOGIA DAS SITUAÇÕES-PROBLEMA SOBRE FUNÇÃO AFIM EM PESQUISAS E EM AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO BRASIL | |
Sandra Maria Tieppo |
Contribuições da Investigação Matemática para o desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado | |
Juliana Aparecida Gonçalves |
DESCOBRINDO O SEGREDO: SABERES MOBILIZADOS PELAS CRIANÇAS EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
Aline Rocha |
TENDÊNCIAS DA PESQUISA BRASILEIRA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Kaique Martins, Larissa Gomes, Marlúbia de Paula |
Polígonos Regulares via Resolução de Problemas: análise de uma proposta de ensino a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental | |
Ana Beatriz de Oliveira |
A ARTICULAÇÃO ENTRE SIGNIFICADOS DENOTATIVOS E CONOTATIVOS MOBILIZADOS PELA MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | |
LetÃcia Fagundes Triguero |
REPENSANDO PROVAS E DEMONSTRAÇÕES EM AMBIENTES DINÂMICOS | |
Alexandre Matias Russo |
Kahoot! Uma intervenção pedagógica para o ensino de Matemática | |
Andreia de Fatima Netto Barcellos |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM FOCO NO PENSAMENTO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Daniel Redinz Mansur |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PELA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO | |
Anderson Minosso, Maria Lucia Panossian |
A DISCIPLINA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E TEORIA DA ATIVIDADE | |
Claudia Maria Witt, Maria Lucia Panossian |
Conhecimentos didático-matemáticos na perspectiva da Etnomatemática com professores que ensinam matemática em escolas multisseriadas do campo | |
Maria Jacqueline da Silva |
ABORDAGEM DO LETRAMENTO PROBABILISTICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. | |
Marco Fábio dos Santos |
A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS ASSOCIADA AO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INVESTIGANDO A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM | |
Carbone Bruno Schmidt Krug |
AÇÕES DE PROFESSORES EM PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA A PARTIR DE DOIS ESTUDOS DE CASO | |
Eduardo Pereira de Oliveira Rossa |
HISTÓRIAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: NARRATIVAS SOBRE O CURSO DE MATEMÁTICA DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BAURU-SP (1969-1988) | |
Mariana Cristina Boaretti Cavenaghi Johansen |
TENDÊNCIAS DIDÁTICAS METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SOB O OLHAR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
José Henrique de Oliveira Junior |
O ENSINO DA ESTATÍSTICA NA TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O OLHAR DOS PROFESSORES | |
Valderez Aparecida Aluiz Amin |
A INSERÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE | |
Bertrand Luiz Corrêa Lima |
ENSINO DE FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DE MEDIÇÃO: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
MARGARET CHARNEI |
SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Mariane Alves Koga |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: LITERATURA INFANTIL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS | |
Izabela Cristina Bezerra da Silva |
ESTUDO HISTÓRICO DA PROBABILIDADE | |
André Benito Fentanes Alvarez Marques |
ETAPA INICIAL: UMA DISCUSSÃO SOBRE JOGO, MATEMÁTICA E DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM EM TESES E DISSERTAÇÕES | |
Patricia Michie Umetsubo Gonçalves |
APRENDENDO AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES DINÂMICAS | |
Lucas Decaro dos Santos da Silva, Silvia Nagib Elian |
O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE DOCENTES DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA A ESTUDANTES COM DISCALCULIA | |
Mary Petry Stec |
FORMAÇÃO ON-LINE DE PROFESSORES DO 5º ANO NA PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DE AULA: A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FOCO | |
Fabio Vieira Abrão |
MAPAS E CONVERSAS: MOVIMENTOS METODOLÓGICOS REALIZADOS EM UMA TESE QUE INVESTIGA A APRENDIZAGEM EM CÁLCULO | |
Joice Rejane Pardo Maurell, Celiane Costa Machado |
TICs e PROJETOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA: OPORTUNIDADES E BARREIRAS | |
José Roberto de Souza |
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: CONHECIMENTO CONSTRUÍDO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO ESTADO DE RONDÔNIA | |
Marcelo Orlando Sales Pessim |
EXPERIÊNCIAS NO/DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMS/CPAQ | |
VIVIAN CAMPOS MARTINS DE SOUZA |
PRÁTICAS EDUCATIVAS ENVOLVENDO DIMENSÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS, CULTURAIS E PSICOLÓGICAS COM FOCO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR, EM TURMAS DE EJA | |
Ana Paula Rodrigues da Costa |
A MATEMÁTICA NA PARÓQUIA SÃO VICENTE PALLOTTI | |
Juliana Müller Silveira |
TAREFAS MATEMÁTICAS SOBRE POTENCIAÇÃO PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A RESPEITO DO ENSINO REMOTO NO PARANÁ | |
Susana Fátima Lopes |
A CONCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM OLHAR REFERENTE A COMPREENSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E SUA RELAÇÃO COM O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO | |
Priscila Miranda Engelhardt |
RESULTADOS DO SAEB: CONTRIBUIÇÕES PARA O REDESENHO DO ENSINO DA MATEMÁTICA? | |
Ana Paula Nogueira Rocha Borges |
PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS COM FOCO EM DIDÁTICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO: UM ESTUDO DAS DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS NO BRASIL (1985-2015) | |
Moab Marques Da Silva, Emerson da Silva Ribeiro |
CONHECIMENTOS PARTILHADOS PELOS PROFESSORES DO GRUPO MOSAICO EDU SOBRE A ESTATÍSTICA NA BNCC | |
Karla Priscila Schreiber |
A METACOGNIÇÃO EM SALA DE AULA E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
NIVIA MARTINS RIBEIRO |
UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS SOBRE CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS CONCRETOS | |
Davi Cézar da Silva |
O CURSO DE MAGISTÉRIO EM PRESIDENTE MÉDICI-RO: UM PERCURSO HISTÓRICO SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE SEUS EGRESSOS (1981-2001) | |
Elianai Rodrigues Lima Pedroso |
MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E CRIATIVIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Priscila Gleden Novaes da Silva |
Formação de professores em um Clube de Matemática: aprendizagens da docência sobre proporcionalidade a partir da perspectiva Histórico-Cultural | |
Rayara Barroca Silva |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE O CONCEITO DE LOCALIZAÇÃO NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Marcela Mariah Leite |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: O QUE MOSTRAM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO | |
Ingrid Silva |
RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS: A PROVA ESCRITA EM FASES COMO UMA ALTERNATIVA PARA A APRENDIZAGEM | |
Milene Aparecida Malaquias Cardoso |
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL E A PROMOÇÃO DO RACIOCÍNIO CRIATIVO | |
Rogério FabrÃcio Hening |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR: CONHECIMENTOS DE E PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Fabiana Gomes da Silva |
INDICAÇÕES CURRICULARES, SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES ENVOLVENDO O LETRAMENTO MATEMÁTICO | |
Anie Masquete Paruta |
Tarefas Exploratórias e o Desenvolvimento Do Raciocínio Matemático de Estudantes de Cálculo Diferencial e Integral. | |
Mariana Vasconcelos Negrini |
AS CONTRIBUIÇÕES DE PIERRE BOURDIEU PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA | |
Natasha Cardoso Dias |
CLASSIFICAÇÃO DE TAREFAS DE QUÍMICA RELACIONADAS À CONCENTRAÇÃO COMUM DE SOLUÇÕES: UMA INVESTIGAÇÃO FUNDAMENTADA NO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO | |
ADRIELI MAZUREK CIESLAK |
Mapeamento das pesquisas desenvolvidas em programas stricto sensu da Região Sul do Brasil que versam sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática | |
Narjara Boppré Philippi |
CONSTRUINDO E PROPONDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE DIVISÃO EM UMA SALA DE AULA INCLUSIVA | |
Queila Ribas de Souza |
CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS | |
Janete Melo Bellini |
Um estudo sobre o movimento se formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de narrativas | |
Xavier Morais Santos |
PRÁTICAS EDUCATIVAS INVESTIGATIVAS ENVOLVENDO RECURSIVIDADE: PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO | |
Fernanda Santolin Marques |
AS TDIC NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM PANORAMA DOS ASPECTOS HISTÓRICO-EPISTEMOLÓGICOS | |
Victor Hugo Ricco Bone Antunes |
O despertar para a consciência crítica de estudantes do Ensino Fundamental em práticas de Modelagem Matemática | |
Adriéli Aline Duarte |
Leitura e Intepretação de Tabelas e Gráficos Estatísticos em um ambiente virtual | |
Regina Matias Silva |
PROCESSOS DE OBJETIVAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS RACIONAIS NO ENSINO MÉDIO | |
Aline Mendes Penteado Farves |
PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL E ROBÓTICA COMO MEDIADORES EM ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Daniel Tebaldi Santos |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS: LIMITES E PERSPECTIVAS SEGUNDO EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL | |
Fernando Schlindwein Santino, Leny Rodrigues Martins Teixeira |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO DO SUL: apontamentos iniciais | |
Lilian Oliveira Daniel |
COORDENAÇÃO ENTRE OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICO E ALGÉBRICO DA FUNÇÃO AFIM: ANÁLISE A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO GLOBAL DE PROPRIEDADES FIGURAIS | |
Jose Robson Araujo |
Tarefas de Análise da Produção Escrita para o Ensino e Aprendizagem de Equação do 1º grau com uma incógnita | |
CAROLINA BUENO SILVESTRE |
O APLICATIVO MULTIBASE E O ESTUDO DE BASES NUMÉRICAS DIVERSAS: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. | |
Penna Alves Ferreira |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: INVESTIGANDO RELAÇÕES | |
Márcia Regina Kaminski |
O CONCEPT STUDY NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ESTUDO COLETIVO DO CONCEITO DE DIVISIBILIDADE PARA O ENSINO | |
Luiz Paulo Teixeira de Sousa |
A CRIATIVIDADE EM MATEMÁTICA DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Camila Iorio Marton |
DESCOBRINDO MUNDOS INCERTOS: ARTICULAÇÕES ENTRE LITERATURA INFANTIL E A EDUCAÇÃO PROBABILÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Emilly Rayane Moura Diniz Santos |
A FORMA/AÇÃO COMO ABERTURA À COMPREENSÃO DO SER PROFESSOR COM TECNOLOGIA | |
Carolina Cordeiro Batista |
DIÁLOGOS ENTRE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA JUNTO A ESTUDANTES SURDOS | |
Thamires Belo de Jesus |
AS TEORIAS IMPLÍCITAS SOBRE A APRENDIZAGEM DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E AS RESISTÊNCIAS AO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Wguineuma Pereira Avelino Cardoso |
ELABORAÇÃO DE JOGOS E MATERIAIS PARA INCLUSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO COM FOCO NO CONHECIMENTO MOBILIZADO POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Jean Carlos Lemes |
O Ensino de Volume por meio da História da Matemática: discutindo a contextualização na formação de professores de matemática. | |
Christian Fernando Pinheiro, Virginia Cardia Cardoso |
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO NAS SÉRIES INICIAIS A PARTIR DO MODELO DE VAN RIELE | |
colli delli delli colli |
PERFIL DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO DA REGIÃO DO GRANDE ABC PAULISTA | |
Diego Medeiros de Aguiar |
MAPEAMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE O PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS | |
Tchierly Juliani Bier Oliveira |
A UTILILIZAÇÃO DE TDIC E CONTEXTO REALÍSTICO EM TAREFAS PARA O ENSINO REMOTO DE SEQUÊNCIAS | |
Esp Mateus Felipes |
LICENCIATURA HÍBRIDA EM MATEMÁTICA: QUAL O PAPEL DOS VÍDEOS DIGITAIS? | |
José Fernandes Torres da Cunha |
ETNOMATEMÁTICA: MATEMÁTICA PRESENTE NOS VÍDEOS | |
Juliana Çar Stal |
FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO PARA ENSINAR MATEMÁTICA: CONSTRUINDO O ESTADO DO CONHECIMENTO | |
Carina Espilma Lima |
O NÍVEIS DE VAN HIELE E O LIVRO – A CONQUISTA DA MATEMÁTICA. HÁ GEOMETRIA SUFICIENTE CAPAZ DE PROMOVER O AVANÇO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM ALUNOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMNETAL? | |
Renata Barros |
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Cristiano Cardozo Dória |
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E O USO DE SMARTPHONE | |
JULIANA LEAL SALMASIO |
UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A AUTONOMIA E OS CONCEITOS DE CLASSIFICAÇÃO, ENQUADRAMENTO E CRIATIVIDADE EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Bruna Santos de Souza |
UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO NO USO DE ALGUNS MATERIAIS MONTESSORIANOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MONTESSORIANA | |
Karina Grzeca |
O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE) NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DOS DOCENTES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. | |
Geralda Neri Santana |
ENTRE (DES)COBERTAS MATEMÁTICAS: PARADIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM LEITURAS (DE)COLONIAIS | |
Luana Oliveira Lima |
TRILHAS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE HERMENÊUTICA DE ALGUNS MATERIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Alvaro Henrique Mateus da Rocha |
SABERES PARA E A ENSINAR MATEMÁTICA: UMA NARRATIVA DO TEMPO PRESENTE DO CURSO NORMAL DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA | |
NÃcolas Giovani da Rosa |
EDUCAR EM DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA MATEMÁTICA: UM CURSO ONLINE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
LuÃsa Cardoso Mendes |
Mapeamento das Pesquisas Referentes a Inequações entre os Anos de 2010 a 2019 | |
Greg Cruz Silva |
Raciocínio Matemático: um caminho para a aprendizagem matemática no 5º ano do Ensino Fundamental | |
ROSIMEIRI DA SILVA DE MORAIS |
Superfícies Regradas: um estudo matemático utilizando modelos concretos | |
Marcos Felipe Santana de Sousa |
A COMPREENSÃO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA LGBTQIA+ SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO POR MEIO DE NARRATIVAS | |
Hygor Batista Guse |
Possíveis contribuições da Modelagem na transição escolar do 5º para o 6º ano do ensino fundamental | |
Eliane Santos Alves |
UMA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA DA MODELAGEM MATEMÁTICA REFERENTE À EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Camila Lorrane Reis Locatelli |
MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA: SABERES PARA ENSINAR FRAÇÕES NO ENSINO PRIMÁRIO | |
Diogo Ferreira Jandrey |
Proposta de ensino de Números Complexos por meio de materiais manipuláveis como recurso pedagógico para alunos com Transtorno do Espectro Autista | |
Adriana Fátima Carniélli |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Cibelli Batista Belo |
Nas trilhas dos saberes a ensinar e dos saberes para ensinar no Programa de Ensino da disciplina Didática Especial da Matemática, 1970 | |
Jonathan Machado Domingues |
UM ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE ENSINO DE ANÁLISE REAL NA AMÉRICA LATINA A PARTIR DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA | |
Cecilia Ferreira Borges de Alcantara |
SOBRE O SUJEITO QUE DESENVOLVE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
ELHANE DE FATIMA DE FATINA FRITSCH CARARO |
ETNO(MATEMÁTICA)S DA RESISTÊNCIA: PULSÕES DE SOBREVIVÊNCIA DE MULHERES NEGRAS DURANTE A PANDEMIA | |
Ellen de Cássia |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TRANSVERSAL E COLABORATIVA | |
Danilo Pontual de Melo |
PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS COMO MOBILIZADOR DE CONHECIMENTOS RELATIVOS AO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL. | |
GLAUCIONY ESPIRIDON |
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO EM PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Rosangela Ramon |
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS NO PIBID: UM ESTUDO COM EGRESSOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
Nathalia Luiza Soares Peixoto |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PROPOSTA DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | |
MARIA APARECIDA DOS SANTOS FINETO |
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS ESTÁGIOS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFPEL | |
Lúcia Renata dos Santos Silveira |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM TAREFAS DE EXPLORAÇÃO-INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM UM 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Luciana de Souza |
INVESTIGAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE JI-PARANÁ/RO | |
DILEIA DA SILVA BRUN SCATAMBURLO |
VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: A ÁLGEBRA DA AUTOESTIMA | |
Geciara Silva Carvalho |
AMBIENTES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NUMA TURMA DE 6° ANO: UM ESPAÇO PARA APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FRAÇÕES | |
simone gomes de almeida cezar |
UMA PRÁTICA DE APRENDIZAGEM DE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO | |
CARLOS Alexandre SANTOS |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE ARROZ IRRIGADO CONVENCIONAL | |
Cristina Martins Paraol |
A PERSPECTIVA DOS ALUNOS AUTISTAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO MATEMÁTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES | |
Suelen Martins Vasconcelos |
COMPARAÇÃO DE PROBABILIDADES E A JUSTIÇA EM JOGOS: O QUE PENSAM CRIANÇAS E ADULTOS? | |
RITA BATISTA |
UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO NO CURSO DE GEOGEBRA A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DA EQUIPE FORMADORA | |
Isane Maria Wowcsuk Marques |
PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NA MODALIDADE DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA | |
Tanira Eloisa Konzen |
ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
Sabrina Saito |
Um estudo sobre a presença e a influência das crenças de professores ao utilizar o livro didático: um panorama dos dados | |
Franciéllem Roberta Gonçalves |
O CURRÍCULO DOS CURSOS DE PEDAGOGIA E SEU ENTRELAÇAMENTO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINARÃO MATEMÁTICA | |
Maiara Luisa Klein |
UM OLHAR SOBRE A FACULDADE INDÍGENA INTERCULTURAL DA UNEMAT E A CRIAÇÃO DO 1º MESTRADO INDÍGENA DO PAÍS | |
Adroano Silva Nascimento Nascimento |
ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX | |
Julio Veloso dos Santos |
LUDICIDADE EM ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Antonella Fernandes |
MODELAGEM MATEMÁTICA E O PARQUE FLORESTAL DE SINOP/MT: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Polyanna Possani da Costa Petry, Kátia Maria de Medeiros |
ENSINO DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: INSTRUÇÃO BASEADA EM EQUIVALÊNCIA | |
Natália Galvão Simão de Souza |
UM PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA FORMAÇÃO DE PROFESORES DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA | |
Francieli Cristina Agostinetto Antunes, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Marcus Bessa de Menezes |
CRIANÇAS, NARRATIVAS E MATEMÁTICAS: UM PESQUISAR INFANTE | |
Vivian Nantes Muniz Franco |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO PIAUÍ: REGULAÇÕES E RECONTEXTUALIZAÇÕES | |
Mayara Miranda Santos |
Criação e Criatividade em Modelagem Matemática | |
Elenice Josefa Kolancko Setti |
A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Andrielli Jorge Da Silva |
ENSINO DE MATEMÁTICA E CULTURA SURDA: REFLEXÕES SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE | |
Nara Freitas Simoes |
TRAJETÓRIA DO CURSO DE MAGISTÉRIO EM JI-PARANÁ-RO: UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1970-1996) | |
Simone Aparecida Navarro Cruz, Marlos Gomes de Albuquerque |
PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA SOB A VISÃO FENOMENOLÓGICA | |
Nagmar Ferreira de Souza |
EDUCAÇÃO DO CAMPO, ETNOMATEMÁTICA E BNCC: reflexos de uma formação continuada de professores na construção do currículo de matemática para os anos finais do Ensino Fundamental | |
Marcia Regina de Souza |
Álgebra nos anos iniciais: do aprender ao ensinar | |
Iasmim Martins Noro |
A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL E SUAS RELAÇÕES COM A TEORIA DA ATIVIDADE E ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO | |
Luciano Fonseca Pinto |
OS IMPACTOS DA PANDEMIA SARS-COV-2 (COVID 19) NA ROTINA PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: CAMINHOS E IMPRESSÕES INICIAIS | |
Pedro Paulo Mendes |
VALIDAÇÃO DE UMA PLATAFORMA PARA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
FABIOLA MARTINS STAVNY |
IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINAR E APRENDER PROBABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Lemerton Matos Nogueira |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA O ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO DE FRAÇÕES | |
Daiana dos Santos Oliveira Fischer |
Cenários de reconhecimento e desrespeito à população LGBTQIA+ na sala de aula Matemática e nos cursos de licenciatura em Matemática | |
Tadeu Silveira Waise |
INVESTIGANDO A APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS NOS ANOS INICIAIS | |
Daniela Cristina de Oliveira |
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS SOB A ÓTICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
Douglas Ribeiro Guimarães |
SE CONSTITUINDO DOCENTE PELA VIVÊNCIA EM UM PROJETO UNIFICADO DA UFPEL | |
Pierre Teixeira da Silva |
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS COM MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM VOLTADAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS | |
Anderson José Gomes Ferreira |
UMA INVESTIGAÇÃO ETNOMATEMÁTICA NO ESPAÇO DE UMA FEIRA AGROECOLÓGICA | |
Paulo Rafael Antunes |
UMA ABORDAGEM DE ENSINO CRÍTICA, ANTIRRACISTA E CULTURAL PARA O PENSAMENTO PROPORCIONAL: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Uriel Engel Piffer |
UM ESTUDO DA CONTINUIDADE NA PERSPECTIVA DA SEMIÓTICA DE PEIRCE | |
Leise Santos Vieira |
UMA HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE | |
Maria Betânia Valentim Moreira |
MARCAS E TRAÇOS HISTÓRICOS E IDENTITÁRIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE MATEMÁTICA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO | |
Josilene Maria de Lima Torres, Edelweis José Tavares Barbosa |
OS PRÓS E CONTRAS DE UMA AULA DO CAMPO NO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
Marco André Dantas |
SABERES DOCENTES MOBILIZADOS POR PROFESSORES NO ESTUDO DO SIGNIFICADO MEDIDA DE NÚMEROS RACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Stephanie da Silva Trindade |
AS RELAÇÕES ENTRE OS CONHECIMENTOS TECNOLÓGICO, PEDAGÓGICO E DO CONTEÚDO MATEMÁTICO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Sandra Menezes de Carvalho Abreu |
UM MAPEAMENTO DAS PESQUISAS ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E IDOSOS | |
Mateus Schmeckel Mota |
EXPLORANDO E INVESTIGANDO SITUAÇÕES FINANCEIRAS COM TECNOLOGIAS | |
AGNER LOPES BITENCOURT |
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL | |
Marcos Tavares Silva |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS PROCESSOS DE SOCIOEDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: UM OLHAR PELO TEATRO | |
João Marcos Marques Machado |
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS PARA POLIEDROS DE PLATÃO E RELAÇÃO DE EULER NUMA ABORDAGEM UTILIZANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
Thaciane Jahring Schunk, LÃgia Arantes Sad |
Pensamento Computacional e Pensamento Matemático na Educação Matemática Brasileira: uma Revisão Sistemática | |
Lucas Machado O'Neill |
O DESENVOLVIMENTO DE POSTURAS REFLEXIVAS DO PROFESSOR A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO EM UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA. | |
Cristiane Boneto Almeida |
A ABORDAGEM DOS CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS BÁSICOS EM LIVROS DIDÁTICOS E OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Renata Gaspar da Costa |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA VISANDO MELHORIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA | |
Débora Cardoso do Amaral |
MAPEAMENTO E ANÁLISE DE RECURSOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR REMOTO | |
Esthela de Oliveira Santos Godoi |
A MATEMÁTICA NOS ARGUMENTOS: UMA INVESTIGAÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM AMBIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Érica Alice Copetti |
UM ESTADO DA ARTE SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO DA PROFESSORA QUE ENSINA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Raquel Soares dos Santos |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES NA PERSPECTIVA DE MEDIÇÃO UTILIZANDO CUISENAIRE DIGITAL EM TAREFAS SIMBÓLICAS E NÃO SIMBÓLICAS | |
Ingrid Ponvequi Oliveira |
UMA ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DA GEOMETRIA FRACTAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO | |
Ana Eliza Pescini |
UM MODELO DE ORGANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES PARA O ESTUDO DOS QUADRILÁTEROS: UMA CONTRIBUIÇÃO EM TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO, PROVA E DEMONSTRAÇÃO. | |
George Henrique Conceição |
UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CONTRATO DIDÁTICO(CD) E CONCEPÇÕES DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO FATORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES EM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL(EF) | |
Maria das Dores Morais |
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A PROPORCIONALIDADE NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Anailde Felix Marques |
PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ADOTAREM TEXTOS DE MALBA TAHAN | |
LARISSA TONIATO |
A História da Matemática na formação inicial de professores: um estudo acerca do desenvolvimento de conhecimentos fundamentais | |
Ana Cristina Pereira |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E RECURSOS GAMIFICADOS NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA: AÇÕES, CONEXÕES E CONTROVÉRSIAS | |
Diego Góes Almeida, Flávia Cristina de Macêdo Santana |
AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIFAL-MG: FATORES QUE PODEM AFETAR A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COTISTAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS | |
Ronaldo André Lopes |
Desenvolvimento do Raciocínio Matemático nos Anos Iniciais: Um estudo teórico | |
Aline dos Santos Souza |
PENSAMENTO ALGÉBRICO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Ariane da Silva Landgraf |
CONSTRUINDO SABERES E ENTRELAÇANDO TEORIAS: UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO | |
Matheus Cardoso da Cunha |
LINGUAGEM PROBABILÍSTICA PARA O FINAL DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO PROBABILISTICA | |
FATIMA APARECIDA KIAN |
A ressignificação: Uma proposta de ensino | |
luis lucho |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Antonio Rodrigues Junior |
PRATICANDO UM EXERCÍCIO DE HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE NO LIVRO ELEMENTOS DA GEOMETRIA DO PADRE ALBERTO JOSÉ GONÇALVES | |
Ewerton Echeverria Oliveira |
LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS ANOS INICIAIS: saberes docentes emergidos a partir de um curso de extensão | |
Érika Silva Pereira |
TEORIA DA ATIVIDADE E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS): UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO | |
Alex Angelo |
ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO ON-LINE E A COLABORAÇÃO NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS | |
Maria do Carmo Cardoso Bezerra |
ÁLGEBRA ABSTRATA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÁTEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES | |
Tauana Dambrós, Ricardo Fajardo |
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES PARA APRENDER A ENSINAR EQUAÇÕES DE 2º GRAU VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Fernando Francisco Pereira |
LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE DOS JOGOS SOBRE EQUAÇÃO DO 1° GRAU | |
Felipe Alexandre de Lima Lira |
CONHECIMENTO MATEMÁTICO AFRICANO: JOGO IGBA-ITA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE NOÇÕES PROBABILÍSTICAS | |
João Victor da Silva Gabriel |
ADAPTANDO MATERIAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS ALGÉBRICOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Vanessa Blumberg |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MULHERES SOBRE SUAS VIVÊNCIAS COMO ALUNAS E PROFESSORAS DE MATEMÁTICA | |
Jessica OLIVEIRA DE LUNA |
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA TRI-FRONTEIRA: DESVELANDO ASPECTOS DA INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA | |
Fernanda Marchiori Grave |
Geometrias-Não Euclidiana: Uma proposta para o currículo do Ensino Médio | |
Priscila Alves |
MODELAGEM MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Ãgata Tamara Lamb |
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA COORDENAÇÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO IFSP | |
Paulo Henrique Correia Araújo da Cruz |
O Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática na Visão do Professor Supervisor: Formação, Identidade Profissional, Saberes Docentes e Experiências | |
Gabriel Gonzaga Lima |
ASPECTOS HISTÓRICOS DA MATEMÁTICA E DO SEU ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TENDÊNCIAS EM PESQUISAS | |
Reginaldo Guilhermino Cabral Liborio |
VETORES E O ENSINO DE MATEMÁTICA: DEBATENDO E CONSTRUINDO UMA MELHOR ADAPTAÇÃO A ESTA NOVA FERRAMENTA | |
Lucas Felipe Clajus Pontes |
Um Mapeamento do Ensino da Álgebra nas Primeiras Unidades Educacionais do Município de Campo Grande/MT no Período de 1900 a 1977 | |
Adriano da Fonseca Melo |
O QUE RELATAM COORDENADORES DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS SOBRE ENSINO DE ESTATÍSTICA PARA CRIANÇAS COM TEA? | |
Katia Barros Cabral |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: OS ASPECTOS SOCIOLÓGICOS DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL | |
Hugo Lagrimante Ferreira |
Corpo e a Matemática: construções e desconstruções numa sala de aula de 6º ano | |
Maria aparecida de Souza Aparecida de Souza Leonardo |
EFEITOS DE UMA ENGENHARIA DIDÁTICA NA APRENDIZAGEM DO SUBCAMPO CONCEITUAL DA ÁREA DE PARALELOGRAMOS: UMA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA | |
Jailson Cavalcante de Araújo |
CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO ONTOLÓGICA | |
Daniel Zampieri Loureiro, Tiago Emanuel Klüber |
INVARIANTES OPERATÓRIOS MOBILIZADOS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS MEDIANTE PROBLEMAS MISTOS: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
Karina Dezilio |
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I: REFLEXÕES E POSSIBLIDADES | |
Geovane Duarte Pinheiro |
A MOBILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA NOS ANOS INICIAIS: AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ANCORADA NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO | |
Zaine Hete Ribeiro de Oliveira |
EDUCAÇÃO PRISIONAL: OS SABERES MATEMÁTICOS NA VIDA DAS APENADAS DO SISTEMA PRISIONAL DE FOZ DO IGUAÇU - PR | |
Djalma Machado da Cruz |
Tendências em Educação Matemática e Metodologia de Pesquisa Qualitativa | |
Hercules Gimenez |
Impacto das obras de Euclides e Hilbert na Formação dos Professores de Matemática | |
Gabriela Daiani de Freitas |
UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO: APRENDIZAGENS CONSTITUÍDAS EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA DE PROFESSORES E FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Érica Gambarotto Jardim Bergamim |
APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA: EXPLORANDO O PENSAMENTO ALGÉBRICO | |
Cristiane dos Santos Oliveira |
ESTUDO DA FUNÇÃO AFIM NO ENSINO MÉDIO: O CONTRATO DIDÁTICO E SUAS RELAÇÕES COM OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
José Edivam Braz Santana |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS: O LÚDICO COMO ATIVIDADE PRODUTORA DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS | |
ELAINE BAUER DE ALMEIDA RANGEL |
CONHECIMENTOS MOBILIZADOS PELO PROFESSOR DE MATEMÁTICA COM RELAÇÃO ÀS PROPRIEDADES DA IGUALDADE | |
Samuel Ribeiro da Silva |
O ENSINO DE MATEMÁTICA ENTRE INDÍGENAS KADIWÉU DE MATO GROSSO DO SUL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Claudio Roberto da Silva Santos |
CRIATIVIDADE E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ASPECTOS EVIDENCIADOS DURANTE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Leandro Henrique Gonçalves Minella |
Ensino de Função por meio de Tarefas de Análise da Produção Escrita | |
Gustavo Jose Ferreira |
PENSAMENTO GEOMÉTRICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: INDICATIVOS DE PESQUISAS | |
Fernanda Cybulski |
MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Rafael Machado Silva |
RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA | |
Marcos Roberto Oliveira |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE | |
Ana Paula Ximenes Flores |
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: UMA ANÁLISE DA MATEMÁTICA NOS MATERIAIS PUBLICADOS DISPONÍVEIS NO SITE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO | |
Maieli Masteloto Crestani |
A TECNOLOGIA BLOCKCHAIN: UMA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA | |
Professora Da Silveira Delfino |
Aspectos do ensino remoto de matemática em Mato Grosso do Sul: uma primeira discussão. | |
Silviane de Queiroz Caixeta Christian Ramos |
ASPECTOS DO CAMPO CONCEITUAL MULTIPLICATIVO PRESENTES NA PROVA PARANÁ E SUA RELAÇÃO COM O LIVRO DIDÁTICO | |
Ana Claudia Olekszyszen |
A PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE O DOMÍNIO AFETIVO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Mayara Andressa Marzagao |
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA QUE FOCA A EXPERIÊNCIA VIVIDA: REFLEXÕES PARA O PROJETO DE TESE | |
Emanueli Pereira |
ANÁLISE DE GRÁFICOS ESTATÍSTICOS ATRAVÉS DO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO NO LIVRO ABERTO DE MATEMÁTICA | |
Pedro George Batista da Costa |
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: UMA AÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Stelamara Souza Pereira |
O PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Milena Luvison |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DO PROVÃO E ENADE NO PERÍODO DE 1998 A 2017 | |
Eliane Siviero da Silva Dalbon |
PROFESSOR DE MATEMÁTICA: O QUE ESTÁ AO SEU ALCANCE? | |
Willian Henrique Maximiano da Silva |
Análise de um Micromundo com um Modelo Praxeológico de Tarefas para o Ensino do Teorema Fundamental do Cálculo | |
PatrÃcia Benevides de Oliveira |
PRÁTICA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: POTENCIALIDADE DE INVESTIGAÇÃO EM UM CONCURSO DE PREMIAÇÃO DE EDUCADORES | |
Páblo Carcheski Queiroz |
DIVISÃO DE FRAÇÕES: COMPREENSÃO PROFUNDA DA MATEMÁTICA ELEMENTAR DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Lorena Rosa Branquinho |
CONHECIMENTO PROFISSIONAL E O PENSAMENTO ALGÉBRICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Mayara Cristina Sugigan |
PROJETOS DE TRABALHO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Angélica Ninke |
Impactos de um curso de extensão sobre o ensino de matemática em ambientes virtuais nas práticas de professores durante e pós-pandemia | |
Thays Rayana Santos de Carvalho |
TRAJETÓRIA DE IMERSÃO NA CULTURA SURDA DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL: UMA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
VinÃcius Berbat Paula |
PERCURSO DE ESTUDO E PESQUISA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O ENSINO DE COMBINATÓRIA | |
ALAN GUSTAVO FERREIRA |
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO GINASIAL NO SUL DE MATO GROSSO UNO NO PERÍODO DE 1942 A 1971 | |
Tharine Antunes Lopes |
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO ACESSIBILIDADE | |
Lucas de Castro Oliveira Aparecido |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NUMA PERSPECTIVA DECOLONIAL: INTERPELANDO PROJETOS HEGEMÔNICOS DE PODER A PARTIR DE MOVIMENTOS DE AUTO-ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA NEGRA | |
Tamires Torres da Purificação |
O AUTISTA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UMA PESQUISA POR MEIO DE NARRATIVAS DOS PRÓPRIOS ESTUDANTES | |
Veridiana Canassa Pinheiro |
UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
Larissa Beatriz Molgora, Aparecida Santana de Souza Chiari |
O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO DA FUNÇÃO AFIM COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
Alcione Cappelin |
AS AÇÕES DO VÍDEO DIGITAL NAS PRÁTICAS DE MODELAGEM QUANDO O PROBLEMA É PROPOSTO E RESPONDIDO COM ESSA MÍDIA | |
Neil da Rocha Canedo Junior |
INVARIANTES OPERATÓRIOS MOBILIZADOS POR ALUNOS DO 5º ANO MEDIANTE PROBLEMAS MISTOS | |
Carla Larissa Halum Rodrigues |
Uma proposta de Aprendizagem Matemática Criativa com o Scratch | |
Mateus Dauã de Morais |
UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FUNÇÃO PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL | |
Thiago Guedes Strassemann |
A EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO TEMA TRANSVERSAL E INTERDISCIPLINAR: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO DA EJA | |
Maria Manuela Figuerêdo Silva |
UM ESTUDO SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Martyelle Carvalho Espindula |
Avaliações Externas na dinâmica de uma escola. | |
Dayani Quero Silva |
INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE FUNÇÃO DEFINIDA POR VÁRIAS SENTENÇAS | |
Clederson Passos Alves |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA | |
Maxlei VinÃcius Cândido de Freitas |
COOPERATIVAS E VULNERABILIDADE SOCIAL: UMA ABORDAGEM SOBRE COMUNIDADES DE PRÁTICA NO USO DA MATEMÁTICA NO TOCANTE À INCLUSÃO SOCIAL | |
Márcio Alexandre do Nascimento Chagas |
MODELIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE ÂNGULO E VALIDAÇÃO DO MODELO POR MEIO DE PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM COM ARTEFATOS TECNOLÓGICOS | |
Franklin Fernando Ferreira Pachêco |
MUSICALIZANDO FUNÇÕES: UMA ABORDAGEM EM PERFORMANCES MATEMÁTICAS DIGITAIS | |
André Luiz Oliveira Capoano |
CONHECIMENTOS MOBILIZADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE A ÁREA DE PARALELOGRAMOS | |
Luiz Henrique do Nascimento |
ANÁLISE DA CONCEITUALIZAÇÃO DE UM GRUPO DE ALUNOS MEDIANTE SITUAÇÕES-PROBLEMA DE JUROS SIMPLES RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM | |
Regis Alessandro Fuzzo |
NOÇÕES DE ESTATISTICA E PROBABILIDADE: O PORTFÓLIO COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO | |
DEBORA MACIEL MACIEL VILHENA |
A CIÊNCIA ANTIGA E MODERNA, UMA QUESTÃO METODOLÓGICA | |
Rodolfo Masaichi Shintani |
PRÁTICAS AVALIATIVAS: UM OLHAR PARA UM GRUPO DE TRABALHO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Luiza Cordeiro de Andrade Faustino |
Diálogos entre Educação Financeira e Educação Matemática Crítica: investigando dissertações defendidas em Mestrados Profissionais de Minas Gerais | |
Samuel Alves de Assis |
OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS EM DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
Valéria Santos |
Pesquisar sobre o autismo na educação matemática: revisitando estudos e assumindo a neurodiversidade | |
Elton de Andrade Viana |
PUBLICAÇÕES NO ICOTS SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA | |
José Ronaldo Alves Araújo |
AVALIAÇÕES EXTERNAS E A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA | |
Leonor Fernanda Volpato de Moraes |
RECURSOS PARA ENSINAR GRANDEZAS GEOMÉTRICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS DO CAMPO | |
Jaciele Hosana Santos da Silva |
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Danniella PatrÃcia Araújo de Almeida |
ROBÓTICA NA ESCOLA PÚBLICA:OBSERVANDO OS DISCURSOS DE DOCENTES EM UMA OFICINA DE ROBÓTICA | |
Danubia Baltazar da Cruz |
Gênese do processo de formação das ações mentais por etapas e a formação de conceitos: um olhar para o desenvolvimento do pensamento computacional em aulas de Matemática | |
Eliel Constantino da Silva |
A MODELAGEM MATEMÁTICA E A CONSTITUIÇÃO DE UM PROFESSOR INSUBORDINADO CRIATIVAMENTE | |
Adriele Carolini Waideman |
COEDUCAÇÃO, GÊNERO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM CAMINHO PARA O RESPEITO À DIVERSIDADE | |
Marina de Morais Córdova |
A MATEMÁTICA COMO UM INSTRUMENTO DE CONVENCIMENTO EM RELAÇÃO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS | |
Renata Rodrigues Souza |
CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS | |
Rafaela Martins da Silva |
ELABORAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO POR ALUNOS DO 5º E 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Daiane Gomes Prior Cara |
UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NÚMERO E OS PROCESSOS MENTAIS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA | |
Amanda Cristine Lopes Marques |
Investigação Matemática na Formação Docente | |
Josiane Busquim Mota |
REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE LIVROS PARADIDÁTICOS DE MATEMÁTICA E PROBABILIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Anneliese De Oliveira Lozada |
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Wander Mateus Branco Meier |
Criança cega e criança vidente resolvendo problemas combinatórios usando diferentes sentidos | |
Flávia Myrella Tenório Braz |
PERCURSOS FORMATIVOS DOS PROFESSORES/MONITORES DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS FAMÍLIA AGRÍCOLA DE RONDÔNIA: SABERES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL | |
DAIANE FERREIRA DA SILVA RODRIGHERO |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA BASEADA NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | |
Mayara Moraes Cardozo Coutinho |
A ETNOMATEMÁTICA NA EXTRAÇÃO DE CASTANHA: UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Layune Guilherme Barbosa Muriel |
NÓS, ESCRAVOS DE ROBÔS? | |
Diogo Chadud Milagres |
A FORMAÇÃO DO (A) PEDAGOGO(A) PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA OFERTADA POR CURSOS PRESENCIAIS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA | |
ANA PAULA LEITE CARDILIQUIO |
A CADEIA CRIATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
EVARISTO GLORIA |
AS GRANDEZAS E MEDIDAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ENTRELAÇANDO OS OLHARES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E DA TEORIA PEDAGÓGICA FREIREANA | |
dierson GONALVES DE CARVALHO |
UM MODELO EPISTEMOLÓGICO DE REFERÊNCIA PARA O DOMÍNIO DAS GRANDEZAS E MEDIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Leonardo Bernardo de Morais |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO DE MATEMÁTICA POR PROFESSORES DE ESCOLAS NO CAMPO E NA CIDADE EM IPOJUCA- PE: UMA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL E SOCIAL. | |
Juliana de Cássia Gomes da Silva |
O CONCEITO DE FRAÇÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM PANORAMA DA ÚLTIMA DÉCADA | |
Giovana Rodrigues Castilho |
Formação continuada de professores que ensinam Matemática centrada na escola e a inserção do Pensamento Algébrico no ciclo da alfabetização | |
Danielle Abreu Silva |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ANOS INICIAIS SOBRE CONCEITOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO | |
Zleinda Schultz Kuster |
PRODUÇÃO E EXPLORAÇÃO DE VÍDEOS EM PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA | |
Celso da Silva |
EFEITOS DE AVALIAÇÕES EXTERNA NA PRÁTICA DE PEDAGÓGICA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE - MS | |
Edivagner Souza dos Santos |
Um estudo da obra “Matemática: magistério”, de Ruy Madsen Barbosa | |
Tamiris Corrêa Luiz |
ETNOMATEMÁTICA: POSSIBILIDADES MATEMÁTICAS EM UMA ESCOLA INSERIDA DE UMA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA | |
Odécio Junior Batista Martins |
MODELAGEM MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AFRODESCENDENTE: CONCEITUANDO AFROETNOMODELAGEM | |
Tuane Pacheco Pacheco, Cláudia Carreira da Rosa |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA POTENCIALIDADE DE OLHAR A PARTIR DOS ESTUDOS PÓS-COLONIAIS | |
Ana Maria de Almeida |
APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL BARÃO DE CEARÁ-MIRIM | |
Gustavo Lucas Costa, Liliane dos Santos Gutierre |